Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Sistemas Distribuídos
Business Productivity Infrastructure Optimization (BPIO): Posicionamento e Mensagem Médias Empresas Mensagem Curta Conecta pessoas, processos e informações.
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Curso de Administração
Avaliando sua Extranet Extranet conceitua – se no mesmo esquema de Intranet, com implantações de vários arquivos, informações tanto como Intranet, mas.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Capítulo 11: SAD baseado na WEB e Inter-organizacional
Categorias de Softwares
Internet Principais conceitos.
A grande rede mundial de computadores
Tecnologia de Informática
5.3 Groupware e CSCW - Computer Supported Collaborative Work
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Portal Corporativo: Conceitos e Características
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
A autoria - II.
Tecnologia da Informação
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Gerenciamento de conteúdo e automação de processos de trabalho com o novo 2007 Microsoft Office system.
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Evolução dos Sistemas de Computação e das arquiteturas.
Princípios de Sistemas de Informação
PROJETO S.A.C.I Autores: Cleverson C. Ferreira Deborah C. Granada
Sistemas de Informação
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Aplicações de redes em sistemas de informação
A Internet e Seu Impacto
INTERNET BÁSICA.
E-commerce e E-business
Integração de Ferramentas CASE
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
AUTORIA WEB Prof. Thiago Nogueira Tolentino Barbosa.
Gestão da Tecnologia da Informação
Dados São fatos puros ou descrições básicas de coisas, eventos, atividades e transações que são capturados, resigstrados, armazenados e classificados,
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO BASEADOS NA WEB
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Descrever as tendências principais na área de software.
Objetivos do Capítulo Identificar as principais categorias e tendências das aplicações de e-commerce. Identificar os processos essenciais de um sistema.
EXTRANET Luciano Chede Abad
PROF PAULO MAXIMO, MSc com INFORMÁTICA 4 4.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 6 – A Internet Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Internet A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo protocolo de comunicação TCP/IP que permite.
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
Conceitos Importantes nos Sistemas de Informação
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Segurança em Comércio Eletrônico Comércio tradicional realizado de maneira centralizada cercado de restrições legais Comércio eletrônico realização de.
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
Evolução da Internet Introdução Internet Service Providers World Wide Web Protocolos Software para Internet A internet é uma rede de redes. A primeira.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet James A. O'Brien Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Capítulo 6: Sistemas de Informação Colaborativo 6.1 Intranets e Extranets nos Negócios. 6.2 Sistemas Colaborativos.

Sistemas de Informação Corporativo ENTERPRISEWARE (DataWareHouse) GROUPWARE Correio Eletrônico Ferramentas de Calendário e Agendamento Ferramentas para Gerenciamento de Documentos Workflow Aplicativos de Automação de Processos Repositório de Objetos ou Base de Conhecimento Repositório de Documentos e Imagens Database ou Infobase Acesso Remoto (suporte para redes WAN) Protocolo de Troca de Mensagens Banco de Dados Cliente-Servidor Aplicações para trabalho individual Sistema Operacional de Rede SISTEMAS OPERACIONAIS INFRAESTRUTURA DE HARDWARE Cabos, Multiplexadores, Modems, ATM, Frame Relay, ISDN

Definições WWW: Sistema de hipermídia interativo construído originalmente sobre a Internet. Numa intranet, o sistema WWW é instalado numa rede privativa (LAN ou WAN). Hypermídia: texto, imagem, audio e vídeo.

World Wide Web Browsers gráficos de baixo custo. Recursos multimídia. Facilidade na publicação de informações. Tecnologia evolutiva baseada em plug-in’s e objetos incorporados. Arquitetura cliente-servidor com custo de administração zero para as aplicações do cliente.

Tecnologias SGML: Arquitetura cliente/servidor WWW é o resultado da combinação de várias tecnologias: TCP/IP MIME: Multipurpose Internet Mail Extensions SGML: Standard Generalized Markup Language Arquitetura cliente/servidor

Padrões Padrões associados ao sistema WWW: HTTP: HTML: HyperText Transfer Protocol Protocolo de Comunicação HTML: Hypertext Markup Language Linguagem definida de acordo com SGML

Informação e Dados Disponibilizados Infra-estrutura de Comunicação Servidor Web PROVEDOR PROVEDOR REDE PÚBLICA INTERNET PROVEDOR Clientes Informação e Dados Disponibilizados

Por que WWW? Custo: Tecnologia: Integração: O software do cliente é muito barato ou até mesmo gratuito. O custo de implantação de novas aplicações é muito baixo. Tecnologia: A tecnologia é evolutiva: arquitetura baseada em objetos incorporados e plug-in’s. A tecnologia é “quase padronizada” e “quase não-proprietária”. Integração: A mesma informação pode ser disponibilizada no meio interno e externo. A rede pública Internet oferece uma infraestrutura de comunicação gratuita, de alcance global.

WWW e TCP/IP Internet Intranet Extranet Internet, Extranet ou Intranet ? WAN Privada Extranet WWW e TCP/IP Internet Intranet Rede Pública Rede Local - LAN

Intranet rede interna a uma organização que utiliza tecnologias da Internet: navegadores e servidores de rede, protocolos de rede TCP/IP, editoração de documentos, bancos de dados em linguagem HTML e hipermídia, ... com o objetivo de: fornecer um ambiente de Internet dentro da empresa para compartilhamento de informações, comunicações e suporte a processos empresariais

Comunicação na Empresa Uma intranet é protegida por medidas de segurança, como senhas, criptografias e firewalls, e, por isso, pode ser acessada pela Internet por usuários autorizados. A intranet de uma empresa pode também ser acessada por intranets de clientes, fornecedores e outros parceiros comerciais via conexões extranet.

Comunicação na Empresa ou Comunicação Corporativa Internet Dial-up (Cliente remoto) representantes LAN (Intranet) WAN (Extranet) Servidor Engenharia Servidor Marketing Intranet na Empresa clientes Servidor R.H. Servidor de Dados Legados fornecedores funcionários, outros estabelecimentos da empresa

Aplicações das Intranets (1/3) Comunicações e colaborações: Correio eletrônico (enviar e receber e-mail), correio de voz (voice-mail), fax para se comunicar com outros dentro da organização e, externamente, por meio da Internet e extranets. Dispositivos de Groupware de intranet para melhorar a colaboração entre equipes e projetos. Videoconferência, grupos de discussão, salas de bate-papo (chat). Automação de Processos (Workflow).

Aplicações das Intranets (2/3) Editoração de páginas na rede: Facilidade, atração e menor custo para editar e acessar informações em multimídia. Fornece acesso a uma série de produtos de informação antes baseados em papel em uma variedade de formas. Os usuários facilmente navegam e localizam informações. Desenvolver e editar documentos com hiperlinks em multimídia a partir de bancos de dados em multimídia acessíveis nos servidores da Rede Mundial de Computadores.

Aplicações das Intranets (3/3) Operação e administração dos negócios: Desenvolver e distribuir aplicações cruciais ao apoio das operações e da tomada de decisão gerencial. As empresas estão desenvolvendo aplicações personalizadas que podem ser implementadas em intranets, extranets e Internet. As aplicações personalizadas são projetadas para permitir interface e acesso a sistemas existentes de bancos de dados e sistemas legados da empresa. Os softwares (applets ou crossware) são instalados em servidores de rede intranet. Funcionários e parceiros comerciais externos podem acessar e executar as aplicações personalizadas utilizando navegadores de rede a partir de qualquer ponto da rede, sempre que necessário.

sistema de banco de dados heterogêneos Integração com a base existente Soluções Proprietárias: Oracle, IDC da Microsoft Soluções Abertas: CGI, Java, ActiveX P Á G I N A S W Servidor Web sistema de banco de dados heterogêneos legacy system

Migração de Aplicativos e Sistemas MainFrame aplicações + dados anos 70 redução (downsizing) Cliente - Servidor aplicações e dados separados anos 80 anos 90 Browsers + Objetos Intranet interfaces homogêneas e Integração de Redes

Organização da Informação Questões importantes: Qual informação deve ser armanezada e como deve ser disponibilizada ? Como a informação deve fluir através da intranet ? Intranet Informações Aplicações

Recursos da Tecnologia de Intranet Políticas e Normas Software de Gerenciamento de Rede Administração Segurança Conteúdo e Dados Ferramentas de Software . Ferramentas de Criação Desenvolvimento . Utilitários de Busca . Firewalls . Senhas . Criptografias Infra-estrutura Rede Bancos de Dados Servidores Navegadores/ TCP/IP em Hipermídia Rede

O Valor Comercial das Intranets Economias de Custos na Publicação: Muitas empresas estão substituindo a publicação de documentos em papel e manuais dos funcio- nários por versões eletrônicas em multimídia publicadas em servidores de rede intranet. Economias nos Custos de Treinamento e Desenvolvimento: Para uma intranet é muito fácil criar acesso a informações e aplicações de editoração do que para muitos métodos tradicionais. É rápido e fácil aprender a utilizar um “navegador de rede” para a intranet da empresa.

Benefícios da Intranet Mundial, alcance na empresa como um todo. Acesso por meio de GUI fácil e intuitiva via navegadores de rede. Acesso de baixo custo. Software de baixo custo ou custo zero. Hardware de baixo custo, é executável em todas as plataformas. Protocolo de rede padronizado TCP/IP. Reduz custos com papel e impressão. Aumenta a produtividade via acesso mais rápido a informações e colaboração mais fácil.

Limitações da Intranet Tecnologia nova em evolução. Falta de dispositivos de segurança. Falta de administração de desempenho. Apoio mínimo do usuário. Pode exigir alterações da rede. Difícil de manter conteúdo ao longo do tempo. Animação, vídeo e áudio são lentos. Informações não filtradas podem sobrecarregar os usuários. Nem todos os funcionários podem possuir computadores pessoais.

O Papel das Extranets As extranets são conexões de rede que utilizam tecnologias da Internet para interconectar a intranet de uma empresa com as intrantes de seus clientes, fornecedores ou outros parceiros comerciais. As empresas podem estabelecer conexões diretas e privadas entre si mesmas ou criar conexões seguras e de internet entre si, chamadas de redes privadas virtuais. Uma empresa também pode utilizar a Internet insegura como conexão extranet entre sua intranet e consumidores e outros, recorrendo, ainda, à criptografia de dados confidenciais e seus próprios sistemas de firewall para fornecer segurança adequada. Dessa forma, as extranets permitem aos clientes, fornecedores, clientes potenciais e outros acessarem sites de rede intranet e outros bancos de dados da empresa.

O Valor Comercial das Extranets A tecnologia de navegação das extranets torna muito mais fácil a clientes e fornecedores o acesso a recursos intranet do que os métodos tradicionais. As extranets permitem a uma empresa oferecer a seus parceiros comerciais novos tipos de serviços interativos baseados em rede, fortalecendo relações estratégicas com seus clientes e fornecedores. Além disso, as extranets podem possibilitar e melhorar a colaboração de uma empresa com seus clientes e outros parceiros comerciais. As extranets facilitam um processo online e interativo de desenvolvimento de produto, marketing e um processo voltado para o cliente que pode levar mais depressa para o mercado produtos mais bem projetados.

O Futuro das Intranets e Extranets Mais e mais informações e aplicações serão introduzidas na intranet da empresa. O navegador de rede e rede intranet serão a interface generalizada e universal com o usuário, para o acesso oportuno a informações empresariais. As aplicações de análise de dados e os sistemas legados terão como unidade front-end a intranet da empresa. A intranet se tornará o veículo principal para a divulgação de notíciais sobre os funcionários e a empresa e a principal fonte de informações em nossa empresa no mundo inteiro.

O Futuro das Intranets e Extranets Todas as aplicações, inclusive o processamento de transações interplataformas, serão viabilizadas em rede ou serão acessadas via Internet, intranet ou extranets. Mais processos serão adicionados para converter as informações em conhecimento para aumentar o valor que a intranet entrega a cada funcionário. As extranets possibilitarão um grau significativo de laços com nossos clientes e fornecedores, por permitirmos que eles se conectem com nossa intranet.

Colaboração Empresarial O fenômeno da Internet mudou a mentalidade de computação das pessoas dedicadas aos negócios. Os usuários de hoje esperam que toda experiência de computação inclua pronto acesso à Internet e ferramentas para colaboração com outras pessoas. Os sistemas colaborativos fornecem ferramentas para nos ajudar a colaborar - para comunicar idéias, compartilhar recursos e coordenar nossos esforços de trabalho cooperativos como membros dos muitos processos formais e informais e equipes e grupos de trabalho de projetos que constituem muitas organizações de hoje.

Meta dos Sistemas Colaborativos A meta dos sistemas colaborativos é permitir que trabalhemos juntos com mais facilidade e eficácia ao nos ajudarem a: Comunicar: Compartilhar informações uns com os outros. Coordenar: Coordenar reciprocamente nossos esforços individuais de trabalho e uso de recursos. Colaborar: Trabalhar juntos cooperativamente em projetos e tarefas comuns.

Conceitos Existem muitos tipos de equipes e grupos de trabalho, cada um com seus próprios estilos de trabalho, prioridades e necessidades de computação. Um grupo de trabalho pode ser definido como duas ou mais pessoas trabalhando juntas na mesma tarefa ou atribuição. Uma equipe pode ser definida com um grupo de trabalho colaborativo, cujos membros estão comprometidos com a colaboração, ou seja, trabalhando entre si de um modo cooperador que transcende a coordenação de atividades de trabalho individuais encontrada em um grupo de trabalho típico. Dessa forma, a colaboração é a chave para aquilo que faz de um grupo de pessoas uma equipe, e o que torna uma equipe bem-sucedida.

Terminologia CSCW = Computer Supported Cooperative Work Groupware pesquisa na área de trabalho em grupo e como os computadores podem apoiá-lo Groupware Tecnologia gerada pela pesquisa CSCW Hardware e/ou Software para apoiar e ampliar a comunicação, coordenação e colaboração entre equipes e grupos de trabalho interconectados

Componentes de um Sistema de Colaboração Empresarial Equipes e Grupos de Trabalho Software Servidor de Rede . Groupware . Navegadores de rede . Pacotes de aplicativos Redes . Intranets . Extranets . Internet . outras redes Bancos de Dados Colaboração na Empresa . Projeto . Empresa . Grupo de trabalho Estações de trabalho em PCs e NCs Colaboração quer dizer trabalhar juntos para gerar um produto que é muito maior do que a soma de suas partes.

Groupware Definição: Objetivo: Infraestrutura de suporte: termo “guarda-chuva” para tecnologias que suportam colaboração entre pessoas que formam grupos de trabalhos. Objetivo: aumentar a produtividade e a qualidade das tarefas executadas pelos diversos grupos de trabalho que compõem o negócio da empresa. Infraestrutura de suporte: redes cliente-servidor, aplicações distribuídas, conexões remotas, multimídia, etc.

Esquema Centrado no Usuário Os usuários interagem com o grupo de trabalho através de e-mail. Os usuários decidem o roteamento das mensagens. Não há nenhuma gerência pelo sistema nem integração com um banco de dados central. E-mail Grupo de Trabalho

Esquema Centrado em Objetos O objeto é um documento que contém as informações de um processo executado em etapas. Os usuários seguem o fluxo comandado pelo objeto (escrevem e recebem instruções). Se objeto for perdido, a transação não é completada. Documento Grupo de Trabalho

Esquema Centrado em Processos As informações do estado de andamento do trabalho são armazenadas no sistema. O sistema segue o estado do trabalho e gerencia para que este seja completado. Sistema Documento em B.D. Grupo de Trabalho

Produtos de Groupware Lotus Notes, Novell GroupWise, Microsoft Exchange e Netscape Communicator apóiam a colaboração por e-mail, conferência por dados e áudio, fóruns de discussão, programação e agendamento

Ferramentas de Groupware para Colaboração nas Empresas Comunicações Eletrônicas Ferramentas de Conferências Eletrônicas Ferramentas de Administração do Trabalho em Colaboração . Correio eletrônico (e-mail) . Correio de Voz (Voice Mail) . Fax . Editoração de Página de Rede . Telefone, Page etc. via Internet . Conferência por dados . Conferência de Voz . Videoconferência . Fóruns de Discussão . Sistemas de Bate-papo . Sistemas de Reuniões Eletrônicas . Agendamento e Programação . Administração de Atividades e Projetos . Sistemas de Fluxo de Trabalho (work flow) . Compartilhamento de Documentos . Administração de Conhecimentos

Workflow workflow = troca de mensagens + O processo de execução de uma atividade produtiva na empresa envolve, geralmente, várias etapas executadas em seqüência. Estas etapas podem envolver um ou mais usuários. Num sistema de groupware, as sequências de execução das etapas de um processo podem ser automatizadas e controladas através de mecanismos de workflow. workflow = troca de mensagens + autenticação de usuários + armazenamento de informações

Groupware e WorkFlow autenticação dos usuários controle de tempos controle de fluxo tarefa retorno validação Grupo de Trabalho

Aplicações Sistemas de Controle de Distribuição de Documentos Sistema de Controle de Qualidade Emissão de Normas, controle do ciclo de elaboração, revisão e aprovação. Sistema de Compras Interno Sistema de Gerenciamento de Projetos Muitos Outros