CRONOLOGIA PSICOLOGIA BRASILEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Homenagem da equipe da Unidade Neonatal do HFA à Dra. Áurea
Advertisements

Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
CURSO QUALIDADE EM SERVIÇOS Prof. Ione Cruz.
Conselho Regional de Administração
General Eurico Gaspar Dutra ( )
Departamento dos distúrbios do sono São Paulo- fevereiro 2011.
Departamento dos distúrbios do sono
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
Brasil no século XX: o desafio da educação
Presidente da República
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
DITADURA MILITAR (1964 – 1985) HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora.
Idéias Ciência Profissão 1879 Psicologia Mente tripartida: Intelectiva
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Prof. Daniela Reis.
Educação Superior no Brasil e o Processo Regulatório dos Cursos Superiores na Área da Saúde Prof. Dr. José Vitor Jankevicius.
Protagonismo e Participação dos Usuários do Centro de Atenção Psicossocial Madeira Mamoré II na Política de Saúde Mental. Orientadora: Me. Arthelúcia M.
O governo Luso no Brasil
História da fisioterapia no brasil
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
AVALIAÇÃO OBJETIVA em PSICOLOGIA
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluna: Marcela
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Finalizando o ciclo de governo das oligarquias cafeeiras, Getúlio Vargas* chega ao poder à frente da Revolução de 30 * Estadista brasileiro, líder revolucionário,
Instituto de Ciências Biomédicas e Faculdade de Medicina.
História da Educação no Brasil
Do hospital escola ao Centro Saúde Escola O início das grandes campanhas sanitaristas promovidas pelo Estado também levou à criação de hospitais públicos.
Como elaborar Memorial e
Prof. Daniela Reis.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
História da Educação no Brasil
CATÁLOGO DOS LABORATÓRIOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
ÉTICA PROFISSIONAL UNIP 2008.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
o interregno democrático e o golpe de 1964
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
História da educação no Brasil
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
REGIME MILITAR NO BRASIL
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
PL DE 2012 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE HISTORIADOR Daniel Pereira dos Santos Historiador - Administrador - Educador físico UNIVERSIDADE FEDERAL.
A PSICOLOGIA CIENTÍFICA NO BRASIL
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
Presidência 2014 Nome: Vitor Eduardo e Isabele Monique Turma: 702.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
CONSTITUIÇÕES DO BRASIL Maurício S. Gravina UCS 2015.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
TOCANTINS.
Plano de curso História da Educação Brasileira
História dos Presidentes e suas principais contribuições para a economia brasileira 5º Semestre de Administração de Empresas Prof. Lourival.
Pedagogia Progressista Libertadora
Transcrição da apresentação:

CRONOLOGIA PSICOLOGIA BRASILEIRA Elaborado a partir da sistematização proposta por Isaia Pessotti. Notas para uma psicologia brasileira

PERÍODO PRÉ-INSTITUCIONAL (ATÉ 1833) 1500 – 1822 – Descobrimento do Brasil - Período Colonial 1808 – Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil 1822 – Independência do Brasil

PERÍODO INSTITUCIONAL (1833-1934) No século XIX o Brasil passa por grandes mudanças – Deixa de ser colônia e transforma-se em Império; 1833 – Criação das faculdades de medicina no Rio de Janeiro e Bahia; 1879 – Criação do laboratório de psicologia da Universidade de Leipzig (Alemanha) por Wilhelm Wundt. 1888 – No dia 13 de maio a Lei Áurea é assinada pela princesa Isabel – Extinguindo oficialmente a escravidão no Brasil; 1889 – Proclamação da República 1890 – Reforma Benjamin Constant – Incorporação de disciplina da psicologia nas escolas normais. 1890 – Criação do Pedagogium no Rio de Janeiro – Órgão central de coordenação das atividades pedagógicas do país.

PERÍODO INSTITUCIONAL (1833-1934) 1890 – Transformação do Hospício Pedro II no Hospício Nacional de Alienados, dirigido a partir de 1903, por Juliano Moreira; 1898 – Criação do Hospital do Juquery por Franco da Rocha, em São Paulo; 1900 – Sigmund Freud publica A interpretação dos sonhos, na Alemanha; Criação da primeira escala de inteligência por Alfred Binet, na França; 1906 – Criação do laboratório de Psicologia Pedagógica no Pedagogium – Primeiro laboratório de psicologia no Brasil; 1907 – Criação do Laboratório de Psicologia do Hospital Nacional de Alienados, por Maurício de Medeiros; 1913 – John Watson lança o manifesto behaviorista nos Estados Unidos; Criação do Laboratório de Pedagogia Experimental na Escola Normal de São Paulo – Dirigido incialmente por Ugo Pizzolli

PERÍODO INSTITUCIONAL (1833-1934) 1918 – A psicologia é adotada no currículo das Escola Normais como disciplina optativa; 1923 – Criação do Laboratório de Psicologia da Colônia de Psicopata de Engenho de Dentro (RJ) 1923 – Criação da Liga Brasileira de Higiene Mental – Por Gustavo Riédel 1925 – Criação do Instituto de Seleção e Orientação Profissional de Recife, por Ulisses Pernambuco; 1927 – Fundação da Sociedade Brasileira de Psicanálise, por Franco da Rocha, Lourenço Filho, Raul Briquet, Durval Marcondes, dentre outros; 1928 – Por decreto, a disciplina Psicologia, passa a ser obrigatória nas Escolas Normais; 1929 – Criação de um Laboratório de Psicologia Pedagógica na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte – Helena Antipoff 1930 – Revolução de 30 põe Getúlio Vargas no Poder.

PERÍODO UNIVERSITÁRIO (1934-1962) Fatos marcantes neste período: Vinda de professores estrangeiros para chefiar o orientar grupos; a formação de bibliotecas mais ricas; a criação de uma carreira em psicologia. 1934 – Criação da USP – Primeira universidade do País – Psicologia passa a ser uma disciplina obrigatória em vários cursos; 1939 – Criação da Universidade do Brasil – hoje UERJ 1945 – Fundação da Sociedade de Psicologia de São Paulo por Annita Cabral e Otto Knemberg 1946 – Lançamento da Portaria 272 referente ao Decreto Lei 9.092 que institucionalizou a formação do psicólogo brasileiro – Com a formação dos denominados especialistas em psicologia, iniciou-se oficialmente o exercício desta profissão; 1947 – Criação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), do Instituto de Seleção e Orientação Profissional (ISOP), sob a direção Técnica de Emílio Mira Y Lopez.

PERÍODO UNIVERSITÁRIO (1934-1962) 1949 – Fundação no Rio de Janeiro, da Associação Brasileira de Psicotécnica por Mira Y Lopez – E também a criação da revista Arquivos Brasileiros; 1952 – Fundação do Museo de imagens do inconsciente, por Nilce da Silveira; 1953 – Criação do primeiro curso de psicologia na PUC – Rio; 1953 – Realização do I Congresso Brasileiro de Psicologia, no Paraná; 1953 – Elaboração do primeiro anteprojeto de regulamentação da profissão de “Psicologista” pela Associação Brasileira de Psicotécnica e pelo ISOP. 1954 – Fundação da Associação Brasileira de Psicólogos, em São Paulo; 1957 – A Psicologia distingue-se da Psiquiatria e da Pedagogia, segundo o Parecer 412/57 e amplia seu campo de atuação. Mais de mil pessoas neste período atuam com Psicologia Aplicada. 1957 – Criação do curso de Psicologia da USP, por Anitta Cabral, dentre outros; 1960 – Mudança da capital federal para Brasília – Governo JK

PERÍODO PROFISSIONAL (1962 Até hoje) 1962 – Aprovação, no dia 27 de Agosto deste ano, da Lei nº4119 que regulamenta a profissão e a formação do psicólogo brasileiro; 1964 – Golpe Militar depões João Goulart 1964 – Psicologia humanista emerge como a “terceira força” da psicologia; 1964 – Criação do primeiro mestrado em Psicologia, na PUC- Rio; 1965 – O regime militar dissolve o Departamento de Psicologia da UNB; 1971 – Realização do I Encontro Nacional de Psicologia, em São Paulo; 1971 – Criação, através da Lei nº 5.766, do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Psicologia. 1974 – Criação do primeiro doutorado em Psicologia na USP; 1975 – Aprovação do Primeiro Código de Ética Profissional; 1984 – Lançamento do primeiro número da revista Psicologia: ciência e profissão

PERÍODO PROFISSIONAL (1962 Até 1999) 1985 – Tancredo Neves é eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil em 20 anos. Morre antes de tomar posse e José Sarney assume; 1986 – Promulgação da 7ª Constituição Federal; 1988 – Publicação do importante livro/pesquisa: “Quem é o psicólogo brasileiro? 1994 – Realização do primeiro Congresso Nacional de Psicologia, em Campos do Jordão; 1999 – Aproximadamente 100.000 psicólogos encontram-se legalmente reconhecidos para praticar Psicologia no Brasil.