Missão do TRT3 Solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho de forma efetiva e célere, contribuindo para a harmonia social. Solucionar conflitos.

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Missão do TRT3 Solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho de forma efetiva e célere, contribuindo para a harmonia social. Solucionar conflitos.
Transcrição da apresentação:

Missão do TRT3 Solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho de forma efetiva e célere, contribuindo para a harmonia social. Solucionar conflitos decorrentes das relações de trabalho de forma efetiva e célere, contribuindo para a harmonia social.

3ª REUNIÃO DE ANÁLISE DA ESTRATÉGIA 09/10/2015Secretaria de Gestão Estratégica (SEGE) – TRT3

Agenda RAE Resultados do 2º quadrimestre 2015 – Institucional – Metas Nacionais e da Justiça do Trabalho Assuntos diversos

Agenda RAE Resultados do 2º quadrimestre 2015 – Institucional – Metas Nacionais e da Justiça do Trabalho Assuntos diversos

Resultados dos Indicadores

Situação dos Projetos Estratégicos

Objetivo Estratégico: Promover a cidadania e a Responsabilidade Social Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Prazo médio de resposta às manifestações recebidas pela Ouvidoria não mensurado 15não mensurado V0 2 - Prazo médio de resposta aos pedidos de acesso enviados ao Serviço de Informação ao Cidadão – SIC não mensurado 20não mensurado V0 Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Indicadores 1 e 2 não mensurados por falta de sistema Trazer especialista do CNJ para auxílio na implantação do sistema Ouvidoria Cristina Ávila (Carolina) Analistas do CNJ vieram em 13/07 Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Os indicadores 1 e 2 continuam sem mensuração Acompanhar a customização do sistema com conclusão prevista para 26/02/2016 Escritório de projetosMensalmente

Objetivo Estratégico: Promover a cidadania e a Responsabilidade Social Plano de ação – RAE de 12/06 Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Consumo médio mensal de papel per capita 1,090,901,011,061,08 Problema Identificado Ação de melhoriaResponsávelResultado Consumo alto de papel observado: 1,01 resmas de papel per capita por mês, meta = 0,7 resmas per capita por mês Levantar as informações de consumo por unidade e identificar os maiores consumidores Sec. Material e Logística - Ana Elisa Trabalho já concluído Prospectar junto aos maiores consumidores as possíveis causas para o volume de papel consumido Comissão Socioamb. Danuza Mantuano Relatório concluído com indicação das varas com consumo acima da média Medir o volume de documentos tramitados exclusivamente em meio eletrônico Dir. Adm. - Cristiano Reis Tem sido observado uma melhora gradativa de procedimentos puramente eletrônicos

Objetivo Estratégico: Promover a cidadania e a Responsabilidade Social Plano de ação – RAE de 12/06 Problema Identificado Ação de melhoriaResponsávelResultado Consumo alto de papel observado: 1,01 resmas de papel per capita por mês, meta = 0,7 resmas per capita por mês Verificar possibilidade de configuração dos equipamentos e sistemas das unidades judiciárias para a impressão frente e verso DTIC - Gilberto Atman Os servidores foram orientados, mas não há como garantir a aplicação da orientação Verificar e solucionar eventuais problemas de configuração envolvendo equipamentos e sistemas que geram perda de papel DTIC - Gilberto Atman Não foram verificados problemas nos equipamentos que justificassem o aumento do consumo como relatado Formatação de campanha educativa com foco no público consumidor SECOM - Simone Bretas Campanha realizada com Mural recomendando a impressão frente e verso Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Permanece o consumo elevado de papel Grupo executivo de compra, contratações sustentáveis, controle e uso de materiais elaborar um plano de ação visando à redução do consumo de papel Seção de Gestão Socioambiental

Objetivo Estratégico: Promover a qualidade, celeridade e efetividade das atividades jurisdicionais Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Tempo médio de duração do processo – fase de conhecimento - 1º grau 123,6 dias123 dias139 dias140 dias123 dias 9 - Tempo médio de duração do processo – 2º grau138,6 dias137,8 dias174 dias162 dias137,8 dias Plano de ação – RAE de 12/06 Problema Identificado Ação de melhoria ResponsávelResultado Piora significativa no tempo médio de duração do processo na fase de conhecimento de 1º e 2º graus Analisar a fundo o resultado da medição, buscando principais fatores impactantes SEGE, DJ, CORREG O tempo de suspensão/sobrestamento impacta no prazo médio de tramitação dos processos. Verificou-se ainda que alguns processos não foram baixados no tempo correto e que o tempo para diligência na 1ª instância é longo. Foi observado um prazo grande entre o movimento “transitado em julgado em” e a baixa. Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Os tempos médios permanecem altos Continuar estudos e orientar as unidades quanto aos movimentos processuais

Objetivo Estratégico: Promover a qualidade, celeridade e efetividade das atividades jurisdicionais Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Índice de processos julgados no 1º Grau0,9810,920, Índice de processos julgados no 2º Grau1,1610,950, Tempo médio de duração do processo – fase de conhecimento - 1º grau 123,6 dias123 dias139 dias140 dias123 dias 9 - Tempo médio de duração do processo – 2º grau 138,6 dias137,8 dias174 dias162 dias137,8 dias 10 - Taxa de Congestionamento – 1º grau50,35%49,30%51,41%54,11%49,30% 11 - Taxa de Congestionamento – 2º grau36,84%35,70%31,42%26,76%35,70% Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Tendência de piora nos indicadores relativos ao objetivo estratégico

Objetivo Estratégico: Garantir a efetividade na execução Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Taxa de Congestionamento na fase de Execução 75,76%68% 73,74% (anterior 86%) 74,12%68% Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Piora significativa na taxa de congestionamento na fase de execução Analisar a fundo o resultado da medição, buscando principais fatores impactantes SEGE, DJ, CORREGO valor informado no primeiro quadrimestre foi retificado, tendo passado de 86% para 73,74%

Objetivo Estratégico: Garantir a efetividade na execução Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Índice de Execução102,83%105%139%125%105% 13 - Tempo médio de duração do processo de execução contra ente privado 718,5 dias704,1 dias751,7 dias965 dias704,1 dias 14 - Taxa de Congestionamento na fase de Execução 75,76%68%73,74%74,12%68% Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Tendência de piora nos indicadores relativos ao objetivo estratégico

Objetivo Estratégico: Estimular a prevenção e a conciliação de conflitos Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Índice de conciliação - Fase de conhecimento 39,77%40,2%38,7%38,1%40,2% 16 - Número de ações voltadas à prevenção da judicialização Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Tendência de piora nos indicadores relativos ao objetivo estratégico

Objetivo Estratégico: Otimizar a logística de materiais, bens e serviços Justificativa para a situação do indicador: redução do consumo de bens nas varas com a implantação das cestas de material e necessidade de manter um estoque maior em 2016 em função do aumento do dólar e da previsão de contingenciamento orçamentário. Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Cobertura de estoque (4 a 12 meses) – fornecimento de bens de consumo para Varas do Trabalho, Foros e Postos Avançados 100,0% 32,0% 100,0% Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo 68% dos itens estão com cobertura de estoque superior a 12 meses.

Objetivo Estratégico: Otimizar a logística de materiais, bens e serviços Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta – Número médio de dias de realização de aquisições por Pregão Eletrônico 178 dias174 dias113 dias178 dias170 dias Plano de ação – RAE de 12/06 Problema Identificado Ação de melhoriaResponsávelResultado O indicador não reflete a situação real dos processos de licitação Incluir no cálculo do prazo todos os processos licitatórios concluídos no período de medição. Secretaria de Licitações e contratos Apenas um processo foi concluído. O indicador foi corrigido para levar em consideração o prazo total de realização do pregão. Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Apesar da situação satisfatória do indicador, observa-se um aumento no número de dias de contratação Executar o Projeto Estratégico “Otimização do Processo de Aquisição”

Objetivo Estratégico: Aperfeiçoar a comunicação interna e externa Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Índice de satisfação dos usuários internos com a comunicação institucional (anual) não mensuradoV0não mensuradoV Número de acessos às notícias publicadas no site do tribunal – internet não mensuradoV V0 Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Contagem manual do número de acesso às notícias publicadas Desenvolver aplicação para contabilizar a quantidade de acessos às noticias publicadas no site de forma automática conforme solicitação da SECOM SECOM e Sec. Sistemas - Solange e Sérgio Brina Procedimento instalado em 16/07/15 pela TI Observação: a pesquisa de satisfação com o público interno já está pronta e deve ser disponibilizada em breve.

Objetivo Estratégico: Aperfeiçoar a gestão e a governança corporativa e de TIC Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Inviabilidade de avaliar o alcance da meta do IGov-TI Estabelecer uma meta para o ano de 2015 DTIC - Gilberto Atman Estabelecidas as seguintes metas anuais: 2015 = 0, = 0, = 0, = 0, = 0, = 0,70 Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta – IGov-TI (anual)0,51 (intermediário)0,510,52 a definir (intermediário entre 0,4 e 0,59)

Objetivo Estratégico: Assegurar a participação do TRT- MG no desenvolvimento e implantação dos sistemas nacionais de TIC Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Criado internamente apenas o grupo de trabalho do PJe Formalizar a criação dos grupos de trabalho DTIC e Sec. Adm. Gilberto Atman e Cristiano Reis Ainda em discussão Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Percentual de grupos de trabalho criados para influenciar a implantação e aprimoramento dos sistemas nacionais Um grupo criado - PJe 50%16,67% 100% Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Permanece a necessidade de criação dos outros grupos de trabalho

Objetivo Estratégico: Aperfeiçoar o recrutamento e a distribuição da força de trabalho Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Percentual de cargos de Juiz Substituto vagos 18,98%15%5,1%13,8%12% Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Tendência de piora no indicador considerando a meta estabelecida e a previsão de aposentadoria de dois magistrados até o final deste ano

Objetivo Estratégico: Implementar a Política de Gestão de Pessoas com foco na meritocracia Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Percentual de gestores capacitados em competências gerenciais 33%28%10,4%16,6%40% Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Baixa adesão dos gestores aos cursos oferecidos pela EJ Avaliar o indicador e os itinerários formativos Escola Judicial - Paulo Jacinto O problema está associado à transferência do CTA para a EJ, o que gerou um atraso na oferta de cursos aos gestores. Adiciona-se a isto o fato de o orçamento ter sido contingenciado. Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Permanência da baixa adesão dos gestores, mas há uma expectativa de melhora do indicador até o final do ano.

Objetivo Estratégico: Implementar a Política de Gestão de Pessoas com foco na meritocracia Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Inviabilidade de medição do indicador por falta de sistema (número de competências técnicas muito elevado) Avaliar as opções do mercado, inclusive a de implantação do sistema já existente de Pernambuco, e definir a melhor forma de resolver o problema Comitê Gestor dos sistemas administrativos e o Secretário de Desenvolvimento de Pessoas Realizada reunião da DTIC com a SDP para avaliar as possibilidades. Em reunião realizada em BSB, ficou estabelecido o desenvolvimento de um sistema nacional simples até meados de 2016 que necessitará de complementação interna Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Percentual de servidores capacitados com base no mapeamento de competências técnicas 0%20% não mensurado 30% Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Problema permanece

Objetivo Estratégico: Implementar a Política de Gestão de Pessoas com foco na meritocracia Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Quantidade de formas de recompensa do desempenho regulamentadas e implementadas Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Tendência de piora no indicador considerando a meta estabelecida para o ano. O Projeto Estratégico “Recompensar” está sendo transferido da Diretoria de Gestão de Pessoas para a Secretaria de Desenvolvimento de Pessoas e está em fase de planejamento. Verificou-se a necessidade de alterar a forma de cálculo do indicador

Objetivo Estratégico: Assegurar um ambiente saudável e seguro Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Baixa adesão ao exame periódico de saúde pelos magistrados Ampla divulgação e sensibilização dos magistrados sobre a importância do EMP Diretor de Saúde - Dr. Geraldo - Realizada ampla campanha de divulgação, inclusive no SINGESPA em 18/09 - Distribuído ofício da Presidênca a todos os magistrados Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Percentual de adesão ao exame periódico de saúde – magistrados 24%15,0%2,47%4,32%30,0% Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Problema permanece

Objetivo Estratégico: Assegurar um ambiente saudável e seguro Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Baixa adesão ao exame periódico odontológico Convidar, por , os servidores e magistrados a realizar o exame periódico odontológico Diretor de Saúde - Dr. Geraldo Enviado a servidores e magistrados em Alterar a IN 10/2012, tornando o exame obrigatório Diretor de Saúde - Dr. Geraldo Já foram realizadas as alterações pela SEDOC, SSO e agora encontra-se na DGP para análise Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Percentual de adesão ao exame odontológico periódico 40%30,0%12,53%29,53%45,0%

Objetivo Estratégico: Assegurar um ambiente saudável e seguro Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Índice de implantação da ginástica laboral0,0%15,0%0,0% 75,0% Justificativa para o resultado do indicador: está em fase de contratação um piloto da ginástica laboral para as varas do Triângulo Mineiro. A proposição está em tramitação (atualmente na DGP). Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Problema permaneceAcelerar o processo de contratação

Objetivo Estratégico: Assegurar um ambiente saudável e seguro Justificativa para a não medição do indicador: houve alteração nos parâmetros da pesquisa de estresse, que demandou alteração do Termo de Referência. A previsão de conclusão do TR é 13/10/15. Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Índice de estresse no trabalho (bienal)não mensuradoV0não mensuradoV0 Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo Não mensuração do indicador em 2015 Acelerar o processo de contratação

Objetivo Estratégico: Buscar a excelência na gestão do orçamento Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta Índice de execução do orçamento disponibilizado 94,60%62,5%18,04%51,95%95,0% Ações realizadas para melhorar a execução orçamentária: apoio na elaboração do Termo de Referência para contratação de empresa de prestação de serviços de agenciamento de viagens e emissão de seguro assistência em viagem internacional para o TRT3, realização de reuniões: de Planejamento e Execução Orçamentária, de esclarecimentos quanto ao preenchimento do DOD e para auxiliar no andamento dos processos de contratação da Escola Judicial e da Secretaria de Comunicação Social. Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo

Objetivo Estratégico: Buscar a excelência na gestão do orçamento Indicadores Resultado 2014 Meta 2º quadrimestre Resultado 1º quadrimestre Resultado 2º quadrimestre Meta a - Índice de execução de restos a pagar não processados do exercício anterior não mensurado82,0%62,0%76,5%83,0% 51 b - Índice de execução de restos a pagar não processados de dois exercícios anteriores não mensurado92,5%72,0%75,8%93,0% Plano de ação – RAE de 12/06 Problema IdentificadoAção de melhoriaResponsávelResultado Baixa execução dos restos a pagar não processados de exercícios anteriores decorrentes do não pagamento de verbas devidas a servidores Promover campanha de atualização do banco de dados de pessoal ativo Secretários de Pessoal, de Pagamento de Pessoal, e de Gestão Estratégica e Diretoras de Gestão de Pessoas e de Orçamento e Finanças Funcionalidade que permite a atualização dos dados está em desenvolvimento com previsão de conclusão para dezembro. Proposta de ação: Problema IdentificadoProposta de açãoResponsávelPrazo

Agenda RAE Resultados do 2º quadrimestre 2015 – Institucional – Metas Nacionais e da Justiça do Trabalho Assuntos diversos

Resultados do 2º Quadrimestre – Metas Nacionais RESULTADO DAS METAS NACIONAIS - AGOSTO 2015 METAS1º GRAU2º GRAU Meta 1: julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente 93,83%94,06% Meta 2: Identificar e julgar, até , pelo menos 90% dos processos distribuídos até ,13%102,47% Meta 5: baixar em 2015 maior quantidade de processos de execução do que o total de casos novos de execução no ano corrente. 124,80%- Meta 6: identificar e julgar, até 31/12/15, as ações coletivas distribuídas até 31/12/12 (1º grau) e até 31/12/13 (2º grau). 95,78% 13 processos 100% Meta 7: identificar e reduzir em 1,5% o acervo dos dez maiores litigantes em relação ao ano anterior. 92,79%86,73% RESULTADO DAS METAS ESPECÍFICAS - AGOSTO 2015 METAS1º GRAU2º GRAU Meta 1: reduzir em 0% o prazo médio de duração dos processos 86,9%82,5% Meta 2: Aumentar em 1% o índice de conciliação na fase de conhecimento em relação à média do biênio 2013/ ,54% - RESULTADO DOS INDICADORES DA JUSTIÇA DO TRABALHO Aumentar o Índice de Execução do Orçamento Disponibilizado em 0,5% relativamente à média de 2011, 2012 e ,94%

Agenda RAE Resultados do 2º quadrimestre 2015 – Institucional – Metas Nacionais e da Justiça do Trabalho Assuntos diversos

Compromisso e apoio dos gestores para o repasse das informações dos indicadores, metas e projetos estratégicos durante o período de transição Necessidade de revisão do Plano Estratégico em 2016 Continuidade das visitas ao interior Assuntos diversos

OBRIGADO! Christiane Künzi e equipe Secretária de Gestão Estratégica (31)