Etapas do processo orçamentário

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DOS ESTOQUES
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Renato Correia de Barros
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Custos ... afinal, o que é isto?
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Controle de Estoques: o Lote Econômico
Custeio da Produção.
Unidade 2.
Dinâmica intraorganizacional
Conceitos Aspectos a serem observados:
Departamento Jurídico-Financeiro
Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
Gestão de estoques 1) Quais são os elementos da gestão de logística ao longo, médio e curto prazo? A longo prazo – plano de negocio, plano de produto e.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Administração de Recursos Materiais Grupo 3 - Turma B
Conceitos Básicos de Estoques
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
Planejamento Financeiro
Função da Administração:
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
Orçamento de Produção.
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Orçamento dos custos indiretos de produção
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
PIZZAS DONATELLO S.A. INÍCIO:
Fundamentos de Administração de Estoques (ARNOLD, Cap. 9)
Prof. Doutor Raimundo Nonato Rodrigues
Técnico Contabilidade
Avaliação econômica do projeto
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Etapas do processo orçamentário
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.03 1 Etapas do processo orçamentário Capítulo 3.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Gestão de Sistemas de Informação Esta apresentação visa demonstrar a forma como o sistema de gestão de uma empresa (indústria fabricante de parafusos)
Slides de apoio ao livro
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
U 07- Os fluxos associados ao tipo de gestão de estoques
ORÇAMENTO POR ATIVIDADES
CONTABILIDADE GERENCIAL
Custos Material Direto Estocagem
Custos: conceitos gerais
OBJETIVO Apresentar o tema gestão de estoques
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Godoy1 Informações Contábeis para Decisões Especiais As Fronteiras da Contabilidade Gerencial... Os SIC x SIG geram relatórios que “a princípio” podem.
Investimento ONDE COMO QUANTO ATIVOS FÍSICOS : Máquinas, nova planta, novos produtos, sistemas de informação... TÍTULOS DE MERCADO.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
Demonstrações financeiras
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
Parte I - Classificar os eventos descritos a seguir, relativos a um banco comercial 1) Classificar primeiramente como Investimento (I), Custo (C), Despesas.
Sistemas de Planejamento de Produção
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
FLUXO DE CAIXA.
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Atualização Didática Professor: Osvaldo Malta Callegari Estagiária: Franciele Apdª Cecato.
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Transcrição da apresentação:

Etapas do processo orçamentário Capítulo 3 Etapas do processo orçamentário

Etapas do processo orçamentário: Orçamento de Vendas Orçamento de Produção Orçamentos de Despesas Administrativas, Vendas e Financeiras Orçamento de Investimentos Orçamento de Caixa Balanço Patrimonial Projetado Demonstração de Resultado do Exercício Projetado Demonstração de Fluxo de Caixa projetado

ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO

Orçamento de Produção Consiste basicamente em um plano de produção para um período considerado, visando atender às vendas orçadas e aos estoques preestabelecidos. Decisão de grande impacto sobre a lucratividade da empresa. Possibilitará a elaboração dos orçamentos de matérias-primas, mão-de-obra direta, gastos gerais de fabricação. A utilidade da elaboração do orçamento de produção se prende a prévia de todas as dificuldades e necessidades com que área se confrontará. Comparação com a capacidade produtiva disponível. Capacidade produtiva – a empresa produzirá o valor necessário para suprir as vendas, manter o nível mínimo de estoques com baixa capacidade ociosa.

“Coleção Resumos de Contabilidade” Orçamento de Produção Peça do orçamento empresarial que estima a quantidade e o valor financeiro da produção de produtos da empresa em determinado período, a partir do orçamento de vendas e do nível de estoque desejado pela empresa. “Coleção Resumos de Contabilidade”

Orçamento de Produção Quais são as condições básicas para dar início à elaboração do orçamento de produção?

. Orçamento de vendas (definido anteriormente) . Política de pessoal Orçamento de Produção . Orçamento de vendas (definido anteriormente) . Política de pessoal . Política de estoque . Orçamento de novos investimentos

Política de Pessoal . Consiste no cálculo do número de funcionários que produzirão as quantidades definidas no plano de produção. . Este plano se inicia pela data que os funcionários são necessários e volta até a data em que eles são recrutados e treinados a tempo. Este plano pode incluir situações de expansão e contração, devendo prever ações no caso de demissão de funcionários. . Requer a análise de outros trabalhos, quando a produtividade for menor, evitando assim demissões que possam repercutir na sociedade.

Política de Estoques . Definir a política de estoques depende da demanda esperada, sazonalidade, isto é, grau de certeza quanto à demanda, prazo de produção, natureza das matérias-primas (deterioráveis, sazonais, de moda etc.). . Adotar uma política de estoque mínimo, proporcionando o dimensionamento da necessidade dr capital de giro da empresa. . Curva ABC (critério de valor). . Elaboração de orçamento de compras em termos de preços, prazos de entrega, fornecedores etc.

Outras considerações em relação à política de estoques: . Prazos de obsolescência física e técnica; (produtos químicos, artigos de vestuário (moda), produtos alimentícios.) . Tamanho e freqüência dos pedidos; . Reações do mercado a atrasos nas entregas; . Sistema de distribuição; . Exigências de qualidade, limite de vida útil e risco de obsolescência.

Orçamento de Novos Investimentos . Definir se haverá investimentos em máquinas e equipamentos, incluindo também investimentos em informática, instalações, móveis, frotas de veículos etc.

ORÇAMENTO DO CUSTO DA PRODUÇÃO

Orçamento do Custo de Produção . Visa determinar o custo de produção: . Classificados em três grandes categorias distintas: Matéria-prima; Mão-de-obra direta; Gastos Gerais de Fabricação.

Orçamento do Custo de Produção Orçamento de matérias-primas Determinar as quantidades de matérias-primas exigidas para o atendimento da produção; Estabelecer as políticas de estocagem das matérias-primas; Elaborar o programa de suprimentos; Custo das matérias-primas necessárias à produção.

Orçamento do Custo de Produção Orçamento de mão-de-obra direta a) Orçar a mão-de-obra (quantidade de mão-de-obra direta necessária para cumprir o programa de produção, projeção da taxa hora que será utilizada e calcular o custo total da mão-de-obra). b) Onde o número de horas-padrão é o número de horas de mão-de-obra direta que deve ser utilizadas na fabricação de uma unidade de cada produto. c) E a taxa por hora é o custo do salário médio de cada departamento produtivo acrescido de todos os gastos ¹. . Neste orçamento deverá constar a definição a política de pessoal. É primordial a política salarial e um planejamento de necessidades de pessoal, permitindo assim a definição de programas de recrutamento e treinamento. ¹ Salários, contribuições sociais, férias, 13º Salário, horas extras, vale transporte e alimentação, assistência médica etc.

Orçamento do Custo de Produção Orçamento dos gastos gerais de fabricação ¹ Abrangem todos os custos fabris que não podem ser classificados como mão-de-obra direta ou matéria-prima, e que são incorridos a nível da fábrica com um todo e a nível de departamento. . Abrange mão-de-obra indireta, tais como, horas ociosas, salários e encargos de um supervisor de vários setores da fábrica. . Outros custos indiretos: aluguel, energia elétrica, água, seguros, depreciação, manutenção do prédio etc. ¹ Custos indiretos de fabricação