Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Eloi Juniti Yamaoka Workshop: Modelo de Requisitos para Sistemas de Gestão de Documentos e Processos Eletrônicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Advertisements

Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE LONGO PRAZO Lurdes Saramago 25 de Novembro, 2002 Boas práticas Estratégias.
PADRÕES DE INTEROPERABILIDADE DE GOVERNO ELETRÔNICO (E-PING)
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Documentos Digitais Aula 6.
PLANO DE GESTÃO.
Tópicos Motivação para teste Por que algumas empresas não testam
Governo Eletrônico para Todos
Taxonomia, Metadados e Ontologia no governo
Escola de Ciência da Informação (ECI)
DAS Sistemas Distribuídos para Automação Industrial
O Papel do Serpro na Formulação da Estratégia de TI do Governo Federal
Palestra 1 Apresentação da Disciplina
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Configuração de manutenção
Metadados.
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
1 CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental Missão: promover a socialização do conhecimento científico visando a conservação e a utilização sustentável.
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
Governo Eletrônico no Brasil
Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná Portais de informação sobre serviços públicos: Portal de Serviços e Informações do Governo do Paraná.
Sistemas Distribuídos
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Banco de Dados e Usuários do Banco de Dados (capítulo 1)
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Núcleo de Tecnologia Municipal - NTM
Prof. Alexandre Vasconcelos
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Documentação de Software
Repositório de Tabelas Corporativas do Ministério da Saúde
Tecgraf PUC-Rio Setembro de 2013 Introdução ao Openbus.
Normas Internacionais: Metadados (ISO/IEC 11179)
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
RUP - Cap. 4 – Processo Centrado na Arquitetura
Integração como Estratégia da Informação no Setor Público
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Laboratório de Programação
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
Especificação de Requisitos de Software
Instrutor: Objetivos:.
Alunos: Diogo do Nascimento Leandro Luiz Mendes
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI e-PING Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico FUNDO DE.
Prioridades 2009 Secretaria de Tecnologia da Informação.
DE COLEÇÕES DE CULTURAS À CENTROS DE RECURSOS BIOLóGICOS Iniciativas Internacionais.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
CBD-0279 Introdução ao Uso dos Metadados no Ambiente das Unidades de Informação Prof. Dr. Ivan Siqueira USP – ECA – CBD 2015.
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Fábio Mascarenhas e Silva 26novembro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.
Conteúdo programático
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
Apresentação TI Alunos: Isadora Bernardo, Lucas Medeiros, Marcela Muniz e Renata Coutinho.
Módulo de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde Sistema de Regulação, Controle e Avaliação – SISRCA Outubro 2012 Ministério da Saúde Secretaria.
Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Eva Méndez Rodriguez Metadados e recuperação da informação: padrões, problemas e aplicabilidade em bibliotecas digitais.
Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de Ciência da Informação Campus de Marília ARQUIVOS.
Modelagem de Banco de Dados: Conceitos
Transcrição da apresentação:

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Eloi Juniti Yamaoka Workshop: Modelo de Requisitos para Sistemas de Gestão de Documentos e Processos Eletrônicos da Justiça Federal - 9 e 10 de outubro de 2007 – Brasília/DF

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico

Governo Eletrônico Governo – a qualquer hora, de qualquer lugar, para todos Uso efetivo da TIC no apoio à administração pública e na prestação de serviço para a sociedade Permitir a localização de serviços e informações independente do conhecimento da organização do governo

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Governo Eletrônico Perspectivas da sociedade consideradas pelos governos na (re) definição de políticas públicas. A sociedade poderá obter melhores serviços das organizações governamentais A sociedade contará com serviços mais integrados porque as diferentes organizações serão capazes de se comunicar mais efetivamente entre si. A sociedade será melhor informada porque poderá obter informações atualizada e compreensível sobre o governo, leis, regulamentos, políticas e serviços. (Jardim, 2000)

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico O e-gov requer a integração dos órgãos de todos os poderes e esferas” Governo Eletrônico Municipal Estadual Federal Executivo Legislativo Judiciário

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico “Em todo o mundo, os governos são os maiores produtores e consumidores de informações” OASIS - Organization for the Advancement of Structured Information Standards Cenário

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Quantidade de recursos.br.br= com.br= ,61%.gov.br= ,12% Cenário 209 /domínio /domínio Quantidade de domínios no Brasil.br= com.br = ,62%.gov.br = 887 0,09% Fonte: registro.br Fonte: google

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Aplicações específicas Proliferação de HD Arquipélagos de websites Cenário Compartimentalização da informação SILOS de informação

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Cenário Fenômeno da redescoberta Dificuldade na transferência da informação Conseqüências Dificuldade na localização da informação

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Estágios evolutivos Apresentação de informações Busca de informações Interatividade limitada Transação eletrônica Integração e-gov Governo Eletrônico

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Integração Aplicativos desenvolvidos para objetivos específicos: “application centric” Sistemas e sítios como “Ilhas”: processos específicos – arquipélago de websites Conceitos diferentes para o mesmo recurso Recursos diferentes com mesmo nome Grande Volume de Conteúdos desestruturados Dificuldades LEGADO

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Integração e-gov  Interoperabilidade Governo Eletrônico

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico

Interoperabilidade Definições Interoperabilidade de sistemas é a capacidade de dois ou mais sistemas ou componentes trocar e usar informações sem esforço especial por parte de cada sistema (NISO, 2005)

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico

e-PING A arquitetura e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico – define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da TIC na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico e-PING Arquitetura e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico Início: Dezembro de 2003 Cinco segmentos: Interconexão Segurança Meios de Acesso Organização e Intercâmbio de Informações Áreas de Integração para Governo Eletrônico Organização e Intercâmbio de Informações

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Recuperação da Informação Organização da Informação

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Recuperação da Informação Browsing Searching

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico e-PING Organização e Intercâmbio de Informações -Lista de Assuntos do Governo (LAG) -Catálogo de Padrão Dados (CPD) -Padrão de Metadados do Governo (e-PMG)

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico e-PMG Metadados x Vocabulário Controlado NISO Z

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Lista de Assuntos do Governo (LAG) LAG – Primeiro nível 1 Agricultura, Extrativismo e Pesca 2 Ciência, Informação e Comunicação 3 Comércio, Serviços e Turismo 4 Cultura, Lazer e Esporte 5 Defesa e Segurança 6 Economia e Finanças 7 Educação 8 Governo e Política 9 Habitação, Saneamento e Urbanismo 10 Indústria 11 Justiça e Legislação 12 Meio Ambiente 13 Pessoa, Família e Sociedade 14 Relações Internacionais 15 Saúde 16 Trabalho 17 Transportes e trânsito

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Computers: Hardware: Peripherals: Printers (144) Computers: Hardware: Peripherals: Printers: Supplies: Laser Toner (69) Health: Medicine: Medical Specialties: Ophthalmology (87) Science: Physics: Optics (32) Business: Consumer Goods and Services: Sporting Goods: Laser Games (9) Business: Industrial Goods and Services: Optics (14) Recreation: Boating: Sailing: Dinghy Sailing: Laser (5) Exemplo: DMOZ – Open Directory Project LASER Taxonomia

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Metadados? Dados sobre dados Informação sobre informações

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Até meados dos anos 90: dados necessários para identificação, representação, interoperabilidade, gestão técnica, performance e uso de dados contidos em um sistema de informação (GILLILAND-SWETLAND, 2000). Definição

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Metadados

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Catálogo de Padrão Dados (CPD) Nome do dado Faz parte de Tem partes Versão Status Data de aceitação Cabeçalho Descrição Tipo de elemento Formato lógico Esquema XML Validação Valores Valor default Proprietário Baseado em Verificação Comentários Data de Publicação Corpo

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico

Um registro de metadados consiste de um conjunto de atributos ou elementos, necessários para descrever recursos da web (HILLMANN, 2003) Metadados são informações estruturadas que descrevem, explanam, localizam, ou facilitam recuperar, usar ou gerenciar um recurso de informação (HODGE, 2001). Definições

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Metadados?

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Metadados?

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Informação sobre recursos da web, compreensível pela máquina (BERNERS-LEE, 1997) Metadados são conhecimento codificado da organização, que pode ser utilizado para descrever o comportamento, processos, regras, estrutura ou dados, assim como adicionar informações descritivas (ROCKLEY; KOSTUR; MANNING, 2003). Definições compreensível pela máquina conhecimento codificado da organização

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico facilitar a descoberta de informações relevantes; ajudar a gestão dos recursos eletrônicos; facilitar a interoperabilidade e integração de recursos; dar suporte à identificação digital; dar suporte ao arquivamento e à preservação. Finalidades / benefícios

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Descritivos – para propósito de identificação de recursos ( título, resumo, autor, palavra-chave) Administrativos – para auxiliar no gerenciamento de recursos (data de criação, tipo de arquivo) Gestão de direitos – trata de direitos de acesso, propriedade intelectual, sigilo, etc. Estrutural – para indicar como objetos compostos são estruturados (como páginas ordenados para formar capítulos) Preservação – relacionados à gestão da preservação dos recursos... Tipos de metadados

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Dublin Core Desenvolvido e mantido pelo Dublin Core Metadata Initiative (DCMI) I II Características: Independente, Internacional, Influenciável As principais características do Dublin Core são: Simplicidade na criação e manutenção permitindo o seu uso por não-especialistas; Uma semântica com entendimento universal que facilita a interpretação de usuários com diferentes formações; e a Extensibilidade que permite a adição de elementos para atender as especificidades de diferentes comunidades.

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Possui 15 elementos do núcleo: Dublin Core

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Metadados Título Criador Data Dimensão Descrição

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico e-PMG Em desenvolvimento pelo Grupo Organização e Intercâmbio de Informações da e-PING – Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico. Construção colaborativa: Arquivo Nacional, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, CGU, Dataprev, Embrapa, IBGE, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento, Proderj, Senado Federal, Serpro, TCU, UFPr,... Sociedade Tem como base o Dublin Core Extensões – necessidades do governo, e-GMS, AGLS,...

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Extensões do e-PMG e-PMG Em estudo

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico 1.1 Assunto e-PMG Especificação de cada elemento do e-PMG Nome Identificador Obrigatoriedade Objetivo...

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Atender a necessidade e uso por diferentes comunidades e segmentos Desafios Gerenciar a exeqüibilidade – simplicidade X precisão Gerir a qualidade dos metadados criados Administrar a criação de extensões de uso específico (Registry)

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Acomodar e compatibilizar os múltiplos padrões de metadados Desafios

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico e-PMG Metadados do domínio 1 Metadados do domínio 2 Elementos comuns e-PMG

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Metadados separados Localização Metadados Metadados embutidos

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Operacionalização adesão e uso criação do metadado (pessoas) capacitação Suporte Custo X benefício Harvesting Desafios

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico

A web semântica é uma iniciativa de metadados. O coração da web semântica é a suposição de que a adição de metadados formais que descrevem recursos da web e os significados dos seus links, mudará substancialmente a natureza de como computadores e pessoas localizam e usam material. (Marshall e Shipman, 2003) Metadados X WS

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico Web Semântica

Padrão de Metadados do Governo Eletrônico