Empreendimentos Internacionais - V

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA INTERNACIONAL
Advertisements

Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
Empreendimentos Internacionais – Aula XII
Colóquio Internacional O capitalismo com dominância financeira: uma análise comparada dos países avançados e emergentes Integração produtiva Campinas,
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Comércio Internacional
Fundamentos de Economia
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
Associação e integração entre países
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Integração econômica regional
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
Planejamento Estratégico
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Comércio Internacional
Hoje Globalização Comentários sobre a leitura (10 minutos)
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Seminário Avançado - Eletiva A
Iniciando na logística empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
Seminário Internacional Educação Superior e Técnico-Profissional na América Latina Garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho.
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Ambos conceitos tem a ver com a estrutura e abrangência geográfica numa empresa.  Concentração- as funções administrativas.
FUNDAMENTOS DA GLOBALIZAÇÃO
Ambiente Político, Legal e Regulatório do Marketing Global
COMÉRCIO INTERNACIONAL (GR.E.I.) VI Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. MERCADOS EMERGENTES.
M ARKETING E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A ULA 13, 14 E 15:A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO / COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DOS BLOCOS ECONÔMICOS.
Capítulo 19 O Mercado Global.
O Processo de Implantação da Industrialização Brasileira
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
Aspectos positivos Aspectos Negativos
Empreendimentos Internacionais - IV
Colégio Maria imaculada
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
FUNDAMENTOS DA GLOBALIZAÇÃO
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
Análise do Ambiente Competitivo
Empreendimentos Internacionais – Aula X Métodos de Negócios Internacionais III Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva. Ms Métodos de Negócios Internacionais.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Segundo Palácios & Sousa (2004, apud Cateora, 1995), “o marketing internacional é a realização das atividades mercadológicas.
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Globalização e Gestão com Pessoas
Revisão para a prova.
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Globalização e os processos de integração regional
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
Transcrição da apresentação:

Empreendimentos Internacionais - V . Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva

Empreendimentos Internacionais - V A integração Econômica Regional e os Empreendimentos Internacionais Um bloco de integração econômica regional consiste em uma aliança de dois ou mais países que concordam em eliminar tarifas e outras restrições ao fluxo internacional de bens, serviços, capital e, em alguns casos, mão de obra. A integração regional envolve processos pelos quais economias nacionais disitintas se tornam economicamente vinculadas e interdependentes por meio da movimentação de bens, serviços e fatores de produção entre suas fronteiras. A integração econômica permite aos Estados membros utilizar os recursos com maior eficácia. Porque os países buscam a integração regional Expandir mercados Atingir economias de escala e maior produtividade Atrair Investimento de fora do bloco Fortalecer a posição defensiva e política Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva , Ms

Empreendimentos Internacionais - V Fatores de Sucesso para a Integração Regional: Similaridade econômica Similaridade Política A compatibilidade entre as características econômicas é tão importante que a UE exige que membros atuais e potenciais atendam a condições rigorosas, idealmente rigorosas, baixa inflação, baixo desemprego, salários razoáveis e estabilidade econômica Os países que buscam uma integração regional devem compartilhar aspirações e a disposição de abdicar da autonomia nacional em prol das metas mais amplas da união proposta. Ex: Suécia Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms

Empreendimentos Internacionais - V Fatores de Sucesso para a Integração Regional (cont.): Similaridade de cultura e língua Proximidades Geográficas Facilitador para o transporte de bens, mão de obra e outros fatores de produção. Além disso nações vizinhas tendem a se assemelhar em aspectos culturais e lingüísticos. A discrepância de uma área pode ser superada peça similaridade nas demais Provê a base para a compreensão mútuas Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms

Empreendimentos Internacionais - V Desvantagens e dilemas éticos da integração regional: Desvio de comércio Redução do livre comércio Global A integração regional não é uma tendência uniformemente positiva. As mudanças advindas de uma integração regional podem ameaçar empresas e outros componentes. Isto ocorre porque em um primeiro momento cada parceiro tende a favorecer o comercio do bloco, quando o bloco esta formado, as nações membros descontinuarão uma parte do comercio com não membros. Nos estágios mais avançados, a integração regional dá origem a duas tendências. Por um lado, um país que reduza barreiras comerciais, aproxima-se do livre comércio. Por outro, um bloco econômico que se imponha afasta-se do livre comércio mundial. Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms

Empreendimentos Internacionais - V Desvantagens e dilemas éticos da integração regional (cont.): Perda da identidade nacional Sacrifício da autonomia Transferência de poder para empresas privilegiadas Reestruturação corporativa e perda de emprego Centralizar o controle nas sedes regionais ou internacionais Quebra de empresas de pequeno porte ou frágeis Efeito de homogeneização, fazendo com que os membros tornem-se mais parecidos entre si e a identidade cultural pode ser diluída. Nos estágios mais avançados, a integração regional requer que os países membro estabeleçam uma autoridade central para gerenciar os assuntos pertinentes ao bloco. Concentração de poder econômico nas mãos de empresas em menor número, porém mais favorecidas, pelo incentivo de fusões e aquisições. Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva, Ms

Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva Dúvidas ? Muito Obrigado Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva

Empreendimentos Internacionais - IV . Risco Comercial Risco Monetários Risco Intercultural Riscos em negócios internacionais Intervenção governamental. Protecionismo, barreiras ao comércio e ao . . . . . investimento. Falta de salvaguarda legal para os direitos de propriedade industrial Legislação desfavorável a empresas estrangeiras Fracassos econômicos e má administração Agitação e instabilidade política e social Risco-país Prof. Hélio Antonio Teófilo da Silva