DIFERENÇA DE DISSERTAÇÃO E TESE Metodologia de Pesquisa em Computação Engenharia de Computação PUC - Campinas Seminário Grupo 1 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A ORIENTAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA
Autor: Orientador Instituição Local e data
PROJETO DE PESQUISA.
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Corpo Docente As qualificações dos docentes são satisfatórias? Avaliação Externa: A Sim.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Por quê montar uma Pós-Graduação Lato Sensu?
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
O uso do Lato Sensu como nucleador da pesquisa e Pós- Graduação estruturada Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação.
Comunicações Técnico-científicas
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
(Metodologia Científica)
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Os Caminhos da Pesquisa
A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
CRONOGRAMA 11/04 – ENTREGA do Sumário/projeção da monografia
apresentação de textos: - Originários de pesquisa científica
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
OBJETIVO Encerrar o processo formativo do aluno de Administração com a realização de um trabalho de curso integrado e desafiador.
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Pesquisa Científica – Partes constituintes
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
FATEC Faculdade de Tecnologia de São Paulo DTI Departamento de Tecnologia da Informação Disciplina : Estágio em Análise e Proj. de Sistemas (EST-APS)
TRABALHO CIENTÍFICO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO.
PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
Manual do Aluno Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas
Normas para redação de TCC
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Elaboração de relatório
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROJETO DE PESQUISA.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Metodologia de Pesquisa
Coisas que um aluno de pós- graduação deve saber... Jacques Sauvé Departamento de Sistemas e Computação UFCG – 2007.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
TRABALHOS CIENTÍFICOS
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS NO FORMATO DO TCC
Pesquisa Bibliográfica
O Projeto de Pesquisa.
Serviço de Psicologia e Orientação
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
Trabalho de Conclusão de Curso
Treinamento: Coordenadores. Agenda 16/12: Sistema Acadêmico 17/12: Plataforma Sucupira, PROAP e Bolsas.
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
Seminários Seminários Introdução a atividade acadêmica Profa. Ms. Vera Lúcia Teixeira da Silva UNIPIAGET-BRASIL.
Transcrição da apresentação:

DIFERENÇA DE DISSERTAÇÃO E TESE Metodologia de Pesquisa em Computação Engenharia de Computação PUC - Campinas Seminário Grupo 1 1

2 Organização dos trabalhos acadêmicos Definição e explicação da dissertação Definição e explicação da tese Diferenças entre dissertação e tese Doutorado e Mestrado

3 (MATOSO, Maria Cristina; DUBOIS, Maria Célia de Toledo; ROSSIGNATTI, Marjorie Helena Salim)

DEFINIÇÃO DE DISSERTAÇÃO "Uma monografia é um documento que apresenta de forma organizada uma contribuição para o estado da arte, apresentando, portanto, informações que não eram conhecidas e que a partir do momento em que são publicadas passam a integrar o corpo de conhecimento relevante para quem for atuar em uma determinada área." (WASLAWICK, 2009, pág. 38). 4

EXPLICAÇÃO DA DISSERTAÇÃO A dissertação é elaborada pelo aluno com o auxílio de um professor orientador, sendo apresentada sempre ao final de um programa de mestrado. Formalmente, a dissertação é um trabalho escrito, com a pretensão de ostentar o rótulo de "trabalho científico". 5 Fonte:

DEFINIÇÃO DE TESE "A tese é definida como sendo uma afirmação, que se procura comprovar verdadeira." (WASLAWICK,2009,pág 105) 6

EXPLICAÇÃO DE TESE É uma proposição que se apresenta para ser discutida e defendida por alguém, com base em determinadas hipóteses ou pressupostos. Deve colocar e solucionar um problema demonstrando hipóteses formuladas em evidências de fatos sempre obedecendo a um raciocínio lógico. 7 Fonte:

DIFERENÇAS "A diferença entre o que se espera no mestrado e no doutorado reside mais no nível de exigência da contribuição do que na forma." "Para o mestrado, em geral, basta que o aluno apresente uma informação nova sobre algum tema, que seja relevante para a área." "No caso do doutorado, espera-se que produza uma contribuição que de fato modifique o estado da arte." (WASLAWICK, 2009,pág 154) 8

DIFERENÇAS 9 DissertaçãoTese Pode abordar ou não temas inéditos; Resultado de investigação, porém não se pode exigir o mesmo nível de contribuição a ciência igual a tese, aborda temas inéditos; Produção de aproximadamente 100 páginas; Produção de aproximadamente 200 páginas; Valida o mestrado;Valida o doutorado; Resultado de investigação, porém não se pode exigir o mesmo nível de contribuição a ciência igual à tese. Resultado de investigação complexa e aprofundada de um tema. Fonte:

EXIGÊNCIAS Para cursar o mestrado precisa antes ter um curso superior.Para conseguir um bom curso, um orientador e uma bolsa de estudos, o candidato deve ter ótimo histórico escolar e, de preferência, ter realizado, durante a graduação, programa de iniciação científica. É possível cursar o doutorado após a graduação, sem ter passado por um mestrado, se a instituição de ensino considerar relevante a proposta de pesquisa do candidato a aluno. 10

NÚMERO DE CRÉDITOS? Disciplinas - 03 créditos (45 horas/aula) Seminários - 02 créditos (30 horas/aula) Fonte: 11 MestradoDoutorado É composto de 24 créditos em disciplinas e seminários, além de orientação de Dissertação. É composto de 36 créditos obtidos em disciplinas e seminários, além de orientação da Tese.

QUALIFICAÇÃO? Estarão aptos a solicitar Banca de Qualificação os alunos que tiverem concluído com aprovação um mínimo de 17 créditos para os mestrandos e 30 créditos para os doutorandos. A banca será composta pelo orientador e mais dois professores doutores. Um dos dois avaliadores se comprometerá a constituir a Banca de Defesa no momento da conclusão do projeto de pesquisa. A Banca de Qualificação não é pública e sua realização ocorrerá 15 dias após a entrega do Relatório, que deverá observar as regras da ABNT. 12

BANCA DE DEFESA 13 MestradoDoutorado É defendida publicamente perante um júri composto por três ou mais doutores. É defendida publicamente perante bancas de cinco ou mais doutores. Fonte:

CONCLUSÃO Ambos os trabalhos são para conclusão de pós- graduação e exigem muito tempo de pesquisa e dedicação, já que visam contribuir com a ciência e gerar novos conhecimentos. 14

INTEGRANTES DO GRUPO 1 Ariel Crivellaro Martins David Marques Monteiro Leonardo Ribeiro Francisco Richard Lopes 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OLIMPIO, Neusa. Disponível em:.Acesso em: Nov monografia-dissertacao.html WASLAWICK, Raul Sidnei. Metodologia de Pesquisa para Ciência de Computação. Rio de Janeiro: Elsevier,2009. Matoso M.C.; Dubois, M.C.T.; ROSSIGNATTI, M.H.S. Orientações Para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 4ª ed.PUC-Campinas. p Disponível em:. Acesso em: Nov ftp://ftp-acd.puc-campinas.edu.br/pub /professores/ceatec/tobar/tcc/Orienta%E7%F5es% pdf> POSGRADUANDO Blog.Disponível em: Acesso em: Nov questao/ MOREIRA, Daniel Augusto. Disponível em:. Acesso em: Nov PUCRS. Disponível em:.Acesso em: Nov GUIADOESTUDANTE. Disponível em:.Acesso em: Nov funciona-mestrado shtml GUIADOESTUDANTE. Disponível em :. Acesso em: Nov