Gerenciamento de Escopo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento do escopo
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Gerenciamento do Escopo do Projeto
PMBoK.
Gerenciamento do Escopo
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres
PMBoK Project Management Body of Knowledge
O padrão de gerenciamento de projetos de um projeto
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento de custos do projeto
Gerenciamento de aquisições do projeto
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento da Integração
Os processos de gerenciamento
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Gerenciamento de Riscos
Gerenciamento do Escopo
5 Gerenciamento de Escopo
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
Projeto: Capacitação em GP
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento da Integração
Gestão de Escopo Por Ruan Carlos.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
PMBOK: Gerenciamento do Escopo do Projeto
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Gerenciamento de Integração.
11 - Gerenciamento de Riscos
Gerência de Configuração - GC
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Gerenciamento de Processos - PNQ
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Interação entre grupos de processos
Gestão de defeitos.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
O que é gerenciamento de projetos
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Gerenciamento de Custos
Integração.
§ O que é escopo do projeto?
Gerência de Projetos de Software
Planejamento da Qualidade
Gestão de Projetos Aula 01.
Gestão da Qualidade de Projeto
Gerenciamento de Custos Daniel V. de Almeida Gilberto de S. Milani Glaucya B. Cardoso Keren Hapuc de Moraes Marco Aurélio de A. Netto.
Gerenciamento de Projetos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
DISCUSSÃO BASEADA NO PMI®
Gerenciamento de riscos
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos
Parte III Gerenciamento de Custos. Introdução - O Gerenciamento de custos inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamentação e controle.
GESTÃO DE PROJETOS Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria.
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 1.
Gerência de Projetos Gerenciamento de Escopo. Gerenciamento de Escopo do Projeto...inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui.
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
Alessandro D. R. Fazenda
Felipe do Espírito Santo Análise de sistemas - AS Conceito de Engenharia de Sistemas.
3. Gerência de Partes Interessadas © Tera – Márcio Moreira – 2016 – Gestão de Projetos Preparatório Para Certificação PMP.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Escopo Parte V Gerenciamento de Escopo

Gerenciamento de Escopo Introdução Escopo do projeto: é o trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções específicas. O Gerenciamento de Escopo trata da definição e do controle do que está e do que não está incluído em um determinado projeto! Um escopo bem definido e seu gerenciamento é fundamental para o sucesso de um projeto, pois são eles que ditam quais as atividades que deverão ser realizadas!

Gerenciamento de Escopo Introdução O PMBoK divide o Gerenciamento de Escopo em 5 processos principais: Planejamento do Escopo, Definição do Escopo, Criar EAP, Verificação do Escopo, Controle do Escopo. Cada um desses processos se interagem entre si e também com outras áreas do gerenciamentos; Passaremos, agora, por cada um desses processos, evidenciando as principais atividades que devem ser realizadas nos mesmos.

Planejamento do Escopo

Gerenciamento de Escopo Planejamento do Escopo Para se planejar o escopo de um projeto deve-se levar em consideração os fatores ambientais no qual a empresa está inserida, como por exemplo a infraestrutura disponível para a realização do projeto e know-how naquela área; Também deve-se começar a levantar os requisitos das partes interessadas, que são as necessidades e expectativas dos cliente, dos fornecedores, da própria empresa, etc. - Uma vez planejado o escopo, deve-se começar o processo de definição do mesmo.

Definição do Escopo

Gerenciamento de Escopo Definição do Escopo Neste processo, temos a descrição detalhada das entregas do projeto e o trabalho necessário para a realização das mesmas. Abaixo, seguem algumas saídas que se tem após a conclusão da definição do projeto: Os requisitos da partes interessadas devem ser confirmados e, então, priorizados aqueles que mais trarão resultados; É importante que seja especificado os limites do projeto, ou seja, as tarefas ou entregas que não entrarão no escopo (exclusões); Outra saída muito importante é a identificação dos riscos inicias, que são aqueles que podem vir acontecer antes ou no decorrer do projeto, trazendo algum efeito ao mesmo.

Gerenciamento de Escopo Definição do Escopo Os custos que serão necessários para a realização do projeto devem ser estimado ainda nesta etapa, para depois serem monitorados. São definidas as pessoas que estarão envolvidas com o projeto, como a equipe executora e também as demais partes interessas; Ou seja, é a etapa em que será definido tudo aquilo que englobará o projeto em questão! Por isso, é tão importante que o planejamento seja revisado com cuidado antes de finalizar este processo.

Criar EAP

Gerenciamento de Escopo Criar EAP (Estrutura Analítica do Projeto) Segundo o PMBoK, EAP é uma “ decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto, para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias.”; Esta ferramenta compila as informações do processo anterior, ou seja, organiza e define o escopo total do projeto; Com a elaboração da EAP é possível perceber alguns pontos que não foram bem abordados e mudá-los antes do início do projeto; Segue, no próximo slide, um exemplo da ferramenta em questão.

Verificação do Escopo

Gerenciamento de Escopo Verificação do Escopo Este processo consiste na obtenção da aceitação do escopo de projeto e suas entregas pelas partes interessadas; As entregas (ou produtos) devem ser revisados, a fim de garantir que cada uma delas vai atender de forma satisfatória os interessados; A verificação do escopo NÃO é o mesmo que controle da qualidade. Este trata principalmente atendimento aos requisitos de qualidade especificados para as entregas, enquanto aquele trata da aceitação das entregas.

Controle do Escopo

Gerenciamento de Escopo Controle do Escopo O controle do escopo do projeto monitora os fatores que provoquem alterações nas atividades ou entradas, além de controlar o impacto dessas mudanças; O objetivo desse processo é garantir que todas a mudanças solicitadas e as ações corretivas recomendadas sejam processadas da melhor maneira possível; É interessante que o responsável pelo projeto tenha um sistema de controle de mudança, sendo evidenciado o porquê , a data de alteração e a descrição da mesma; A EAP e demais documentos que descrevam as atividades do projeto devem ser atualizado sempre que houver alguma mudança de escopo!