CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Advertisements

Oxidação através de H2O2/UV
Sistema Cardiorrespiratório 9º ano
O ambiente a saúde e O Amoníaco,.
Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO (CME)
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
Esterilização Luiz Fernando Chiavegatto.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
CONTROLE DE MICRORGANISMOS
Controle de Processo de Esterilização Enfª Mônica Saladini Sundin
ESTERILIZAÇÃO DE ARTIGOS
Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
CENTRAL DE ESTERILIZAÇÃO
O ENFERMEIRO E A CENTRAL DE MATERIAIS
HIGIENIZAÇÃO O processo de limpeza visa remoção de 90% dos resíduos solúveis em água. O uso conjunto com detergente em contato direto com as sujidades.
Desinfecção e Esterilização
Argelda Maria Cortes Guimarães FASM 2014
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
Tecnologia de limpeza e de sanitização da fábrica e de seus equipamentos Água - - elemento mais importante para o funcionamento da indústria de alimentos;
Produtos Químicos Sulfato de alumínio Cloreto férrico
CONTROLE DOS MICRORGANISMO PELA AÇÃO DOS AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS
ASSEPSIA, ANTI-SEPSIA E ESTERILIZAÇÃO
DESCONTAMINAÇÃO.
LIGA DE CLÍNICA CIRÚRGICA PARAMENTAÇÃO E PREPARAÇÃO
Enf. Maria Clara Padoveze
HEPATITES VIRAIS PET FARMÁCIA UNIFAL – MG
‘ESTRUTURA DO CENTRO CIRÚRGICO
Ar Comprimido Caraterísticas e tratamento
UTILIZANDO O POWER POINT
SUSPENSÕES E SOLUÇÕES.
Limpeza e Desinfecção de Probes Ft. Ana Paula Florindo Leão.
TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL
AMONÍACO, saúde e ambiente
COMPORTAMENTO OPTICO DOS POLÍMEROS
Riscos Químicos.
INSTRUMENTAL ENDOSCÓPICO. COMENTANDO ESTERILIZAÇÃO A preocupação com infecção hospitalar e o risco que a mesma apresenta para o indivíduo enquanto cliente.
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Programa Nacional de Tele-Saúde da UFMG
Central de material e esterilização
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CURVELO - FACIC
Controle de agentes infecciosos
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE “RSS”
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Desinfecção e Esterilização. Gerenciamento de Resíduos.
Conservação de alimentos por fermentação
CONTROLE DA POPULAÇÃO MICROBIANA
Marco Aurélio Alvarenga Barbosa
FUNDAMENTOS DO CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS AULA SOBRE ELÉTRICA E ELETRÔNICA TEMA DE HOJE: ANÁLISE DE GASES PARTE 03 – DETALHES DOS.
Ana Cláudia Azevedo Anna Célia Rabelo Inara Andrade.
ESTERILIZAÇÃO.
Métodos de controle bacteriano
IFRR CME Prof. Daniela Trindade.
ASSÉPSIA Esterilização (objectos inanimados)
Gerenciamento e atuação do enfermeiro da CME
CONTROLE DE MICRORGANISMOS.
AGENTES QUÍMICOS AGENTE QUÍMICO IDEAL Atividade antimicrobiana Solubilidade Estabilidade Inocuidade para o homem e animais Homogeneidade Ausência de combinação.
Desinfecção e Esterilização de artigos médico-hospitalares
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
Controle dos Microrganismos
Pontos de Ignição n n Definição: – O ponto de ignição é a temperatura mais baixa, corrigida a uma pressão de 760mm Hg, à qual a aplicação de uma fonte.
MÉTODOS DE ASSEPSIA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO
Métodos de cocção e tipo de emissão de calor
Desinfecção e Esterelização Química
Transcrição da apresentação:

CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem Prof. Claudia Angélica Mainenti

ESTERILIZAÇÃO Processo pelo qual os microorganismos são mortos a tal ponto que não seja possível detectá-los no meio de cultura no qual previamente haviam proliferado.

PROCESSOS DE ESTERILIZAÇÃO Processos físicos: calor seco,vapor saturado sob pressão, calor úmido, raios gama. Processos químicos: produtos químicos. Processos físico- químicos: plasma de peróxido de hidrogênio, óxido de etileno e formaldeído.

PROCESSO FÍSICO: ESTERILIZAÇÃO POR VAPOR SATURADO SOB PRESSÃO Fácil acesso no mercado;Indicado para artigos termorresistentes como os instrumentais cirúrgicos. É o mais econômico; Fácil acesso no mercado. * As partículas de água são transformadas em vapor, sob a mesma temperatura. A morte celular é favorecida pelo calor, que proporciona a coagulação das proteínas, fazendo com que o microorganismo perca as suas funções vitais e morrra.

AUTOCLAVE À VAPOR GRAVITACIONAL Tempo de exposição: 15 à 30 minutos; Temperatura: 121 à 123º ; Não garantem a total remoção do ar do interior da câmara interna, pois a válvula localiza-se na parte inferior, podendo aparecer bolhas de ar que impedem a penetração adequada de vapor.

AUTOCLAVE À VAPOR: PRÉ VÁCUO Remove o ar da câmara e dos artigos, impedindo a formação de bolhas de ar e facilitando a entrada de vapor nos pacotes. CUIDADOS *Preencher a autoclave com no mínimo 80% de sua capacidade; Não apertar demasiadamente os pacotes; * Dispor os pacotes de forma vertical no cesto; * Após a esterilização não dispor os pacotes sob superfície lisa. - Finalidades: facilitar a circulação do vapor, ajudar a penetração do vapor, evitar a condensação do vapor.

CICLO FLASH Este método está indicado em situações de emergência, como a contaminação inadvertida do artigo no momento do uso. Não é recomendado como uso rotineiro, nem deve ser utilizado em artigos implantáveis. Ciclo flash gravitacional: 132º á 135º por 3 minutos. Ciclo flash pré vácuo: 132º à 135º por 3 à 4 minutos.

PROCESSOS QUÍMICOS A esterilização química por meio de agentes germicidas é também conhecida como esterilização a frio, mediante a imersão dos produtos em solução química, quando não há possibilidade de utilização de outro processo de esterilização.

CARACTERÍSTICAS DAS SOLUÇÕES QUÍMICAS Amplo espectro microbiano; Ausência de toxicidade; Compatibilidade com os artigos; Não deve ser irritante, odorífera ou corrosiva; Ser biodegradável.

SOLUÇÃO QUÍMICA: GLUTARALDEÍDO Pode ser utilizado em artigos termossesíveis, tanto como desinfetante como esterilizante. Precisa ser alcalinizado, para se ter a ação esporiciada; Efeitos tóxicos: irritação nasal, ocular e de garganta, desmatites e crises alérgicas. Esterilização: 10 à 12 horas de imersão Desinfecção: 2 minutos. Duração: 14 à 28 dias após ativado.

SOLUÇÃO QUÍMICA: ÁCIDO PERACÉTICO Potente ação microbicida, age rapidamente em todos os microorganismos,mesmo em concentrações baixas. Forma mais segura de esterilização química;É atóxico, biodegradável e não tem efeito residual, porém pode ser corrosivo se usado de maneira inadequada. Fórmula: mistura homogênea de ácido acético, peróxido de hidrogênio e água. Tempo: esterilização – 30 á 60 minutos Tempo: desinfecção: 10 á 30 minutos.

PROCESSOS FÍSICO QUÍMICOS Esterilização por peróxido de hidrogênio (sterrad): processo de esterilização à baixa temperatura, que gera plasma por meio de substrato de peróxido de hidrogênio, bombardeado por ondas de radiofrequência. Processo apresenta menor risco ocupacional e ambiental, pois não gera resíduos tóxicos, pois a decomposição do peróxido de hidrogênio resulta emágua e oxigênio. Temperatura: 50 à 70 minutos. Temperatura: 35 à 42º Artigos termosensívesi, com invólucro compatível com o método, livre de celulose.

ESTERILIZAÇÃO POR ÓXIDO DE ETILENO Método que utiliza o gás de óxido de etileno em uma autoclave. A esterilização ocorre por uma reação de deslocamento envolvendo uma reação nucleófila de sítio ativo biológico com a molécula de óxido de etileno. É um gás incolor, altamente inflamável e explosivo, por isso é misturado a dióxido de carbono ou hidrocarboneto. Temperatura: 50 à 60º A esterilização é considerado o “ padrão de ouro”, porém seu uso e manipulação são complexos e oferece riscos aos trabalhadores.

MONITORAÇÃO DO PROCESSO DE ESTERILIZAÇÃO Métodos biológicos (indicadores) Métodos químicos integradores) Indicador biológico: ampola plástica que contém uma tira de esporos bacterianos de “geobacillus stearothermophilus” para teste. Teste de Bowie e Dick: fitas teste de autoclave.