Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crianças 4 a 6 Anos Esta é a idade da tomada da decisão. Elas não podem assumir suas decisões antes de alguns anos, mas é durante esses anos cruciais.
Advertisements

SISTEMA GENITAL FEMININO
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Teorias do Desenvolvimento
Mudanças Físicas.
Perfil de 10 a 12 anos É a idade quando as decisões das
PSICOLOGIA.
EMOÇÃO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
ORIENTAÇÃO SEXUAL ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE.
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Psicologia – Profª Dinamara Selbach Téc. Em Enfermagem T: 101E
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
ERIK ERIKSON Dados biográficos: Erik Erikson nasceu na Alemanha, em 1902; morreu em Uniu-se ao grupo de Freud em 1927; Psiquiatra infantil, emigrou.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Instituto de Desenvolvimento Humano e Social
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Quem sou eu? Será que me conheço?
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Desenvolvimento e crescimento da criança
Didática: organização do trabalho pedagógico
Resultados POC – PRODEL
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
Cláudia Cibele Bitdinger Cobalchini CRP08/07915
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Psicologia do Desenvolvimento
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE 6 A 12 anos
Curso Preliminar 10º Área Escoteira ABCDMRR 23 e 24/mar/2013
Teoria Cognitivo-Desenvolvimental: Jean Piaget
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Criança 0 a 2 anos Criança de 2 a 6 anos
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
Adolescência.
Anomalias relacionadas aos cromossomos
Desenvolvimento na Educação Infantil.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Desenvolvimento Psicossocial
ADOLESCÊNCIA.
Metodologia de Ensino do Futsal
Gabriela Ramalho Lopes
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Nutrição para crianças fisicamentes ativas.
Young Inter-Rail Adolescência 2ºTCM Trabalho Realizado por: Ana Filipa nº1 Erica Penha nº4 Marcelo Anjos nº8.
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO FÍSICO E COGNITIVO DOS 6 AOS 12 ANOS
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO A IDADE ESCOLAR
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
Como se desenvolve a sexualidade
O amor humano.
Psicologia do Desenvolvimento Humano I
Psicanálise- Sigmund Freud
Como meninos e meninas pensam em relação a sexualidade
OBJETIVO Apresentar o desenvolvimento psicosocial da adolescente, bem como apresentar as características dessa faixa etária abordando os principais problemas.
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
Adolescência e puberdade
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Desenvolvimento motor
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Reprodução humana e crescimento
O desenvolvimento do adulto
Psicologia, Infância e Educação
Transcrição da apresentação:

Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional DESENVOLVIMENTO HUMANO Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional Dimensão social

Dimensão Físico- Motora Dimensão Cognitiva Dimensão Emocional Dimensão Social

Nascimento Adolescência Concepção Pré- Natal Infância Maturidade

Necessidades Básicas da Criança Pessoas Coisas Ambiente Necessidades Básicas da Criança Amor Afeto Estimulação Exploração Consistência Interação Segurança

Desenvolvimento Neuropsicológico da Criança Bem Estar Psicossocial Nutrição Saúde Bem Estar Psicossocial

Diferenças Biológicas Culturais Adaptação ao Meio ambiente

Dimensão físico motora O crescimento físico torna-se mais lento, até as mudanças que ocorrerão com a puberdade no final deste período. Aprimoramento contínuo das capacidades motoras, sendo que a criança desta idade é capaz de andar de bicicleta, fazer esportes, jogar bola. Aumenta a capacidade de coordenação motora. Aumento da acuidade auditiva e visual Estabelece-se a capacidade de prestar atenção Dimensão cognitiva A criança é capaz de realizar operações concretas como soma e subtração, tanto escrito quanto mentalmente. Torna-se capaz de raciocinar indutivamente. Aumenta o seu pensamento lógico. Iniciam-se os primeiros estágios do raciocínio moral. Dimensão emocional A ligação afetiva com os pais torna-se menos aparente, porém ainda existe. Formam-se ligações afetivas com amigos especiais. Aumenta a capacidade de controle do medo. Superação do egocentrismo (segundo Piaget) Dimensão social Torna-se cada vez mais ligada aos companheiros que são quase todos do mesmo sexo. Evidenciam-se os papéis sexuais, sendo que os meninos seguem mais os modelos do que as meninas. Iniciam-se sentimentos de comunidade e solidariedade

Dimensão físico motora Inicia-se e completa-se a puberdade. O estirão de crescimento faz o jovem atingir sua altura final. Ocorrem as mudanças físicas decorrentes da puberdade com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (por exemplo : pêlos pubianos, maturação e crescimentos dos órgãos genitais). Dimensão cognitiva O jovem já é capaz de exibir um pensamento dedutivo e antecipátório. Desenvolve-se a capacidade para fazer as operações formais. O desenvolvimento do julgamento moral e as questões morais tornam-se um assunto importante para os adolescentes. Dimensão emocional O jovem começa a questionar os valores de seus pais e da sociedade. Pode haver conflitos íntimos, relacionamentos traumáticos com os pais e indefinições quanto à carreira. Iniciam-se os namoros e os relacionamentos amorosos. Dimensão social Forma-se um senso de identidade com relação a papéis sexuais e estereótipos. Forma-se uma identidade vocacional e surge uma preocupação com a carreira, auto-realização e status social. Cresce o interesse por pessoas do sexo oposto. Formam-se grupos mistos de amigos.