Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional DESENVOLVIMENTO HUMANO Dimensão físico - motora Dimensão cognitiva Dimensão emocional Dimensão social
Dimensão Físico- Motora Dimensão Cognitiva Dimensão Emocional Dimensão Social
Nascimento Adolescência Concepção Pré- Natal Infância Maturidade
Necessidades Básicas da Criança Pessoas Coisas Ambiente Necessidades Básicas da Criança Amor Afeto Estimulação Exploração Consistência Interação Segurança
Desenvolvimento Neuropsicológico da Criança Bem Estar Psicossocial Nutrição Saúde Bem Estar Psicossocial
Diferenças Biológicas Culturais Adaptação ao Meio ambiente
Dimensão físico motora O crescimento físico torna-se mais lento, até as mudanças que ocorrerão com a puberdade no final deste período. Aprimoramento contínuo das capacidades motoras, sendo que a criança desta idade é capaz de andar de bicicleta, fazer esportes, jogar bola. Aumenta a capacidade de coordenação motora. Aumento da acuidade auditiva e visual Estabelece-se a capacidade de prestar atenção Dimensão cognitiva A criança é capaz de realizar operações concretas como soma e subtração, tanto escrito quanto mentalmente. Torna-se capaz de raciocinar indutivamente. Aumenta o seu pensamento lógico. Iniciam-se os primeiros estágios do raciocínio moral. Dimensão emocional A ligação afetiva com os pais torna-se menos aparente, porém ainda existe. Formam-se ligações afetivas com amigos especiais. Aumenta a capacidade de controle do medo. Superação do egocentrismo (segundo Piaget) Dimensão social Torna-se cada vez mais ligada aos companheiros que são quase todos do mesmo sexo. Evidenciam-se os papéis sexuais, sendo que os meninos seguem mais os modelos do que as meninas. Iniciam-se sentimentos de comunidade e solidariedade
Dimensão físico motora Inicia-se e completa-se a puberdade. O estirão de crescimento faz o jovem atingir sua altura final. Ocorrem as mudanças físicas decorrentes da puberdade com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (por exemplo : pêlos pubianos, maturação e crescimentos dos órgãos genitais). Dimensão cognitiva O jovem já é capaz de exibir um pensamento dedutivo e antecipátório. Desenvolve-se a capacidade para fazer as operações formais. O desenvolvimento do julgamento moral e as questões morais tornam-se um assunto importante para os adolescentes. Dimensão emocional O jovem começa a questionar os valores de seus pais e da sociedade. Pode haver conflitos íntimos, relacionamentos traumáticos com os pais e indefinições quanto à carreira. Iniciam-se os namoros e os relacionamentos amorosos. Dimensão social Forma-se um senso de identidade com relação a papéis sexuais e estereótipos. Forma-se uma identidade vocacional e surge uma preocupação com a carreira, auto-realização e status social. Cresce o interesse por pessoas do sexo oposto. Formam-se grupos mistos de amigos.