ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
POR QUE FAZER DOCUMENTÁRIO? Documentários têm diferentes significados para os diversos públicos. É uma forma de jornalismo, independente e sem mediações. São ferramentas que, de certa forma, compensam o descompasso entre culturas ou expõem as realidades. Inspiram, motivam, educam e entretêm. Refletem tudo que é grandioso, desafiador, incômodo a respeito da condição humana.
O que é uma narrativa É UM RELATO CENTRADO EM UM FATO, EM UM ACONTECIMENTO. É CONTAR UMA HISTÓRIA. ESTÁ PRESENTE EM DIFERENTES GÊNEROS: FICCIONAIS OU NÃO FICCIONAIS: FILME, CONTO, CRÔNICA, NOVELA, REPORTAGEM, POESIA, ETC. NA NARRATIVA AUDIOVISUAL VOCÊ CONTA COM IMAGENS E SONS PARA COMPOR SEU RELATO.
TIPOS DE FOCO NARRATIVO Narrador-personagem: é aquele que conta a história na qual é participante. Nesse caso ele é narrador e personagem ao mesmo tempo, a história é contada em 1ª pessoa. (EX: Passaporte Húngaro)
TIPOS DE FOCO NARRATIVO Narrador-observador: é aquele que conta a história como alguém que observa tudo que acontece, a história é contada em 3ª pessoa. No caso do documentário pode ser contada através de depoimentos. (EX: Nelson Freire / Notícias de uma Guerra Particular).
TIPOS DE FOCO NARRATIVO Narrador-onisciente (voz over): é o que sabe tudo sobre o enredo e as personagens, revelando seus pensamentos e sentimentos íntimos. Narra em 3ª pessoa e sua voz, muitas vezes, aparece misturada com pensamentos dos personagem. (EX: Ilha das Flores / Santiago)
ILHA DAS FLORES (Jorge Furtado)
PARA PENSAR O ROTEIRO: ESTRUTURA NARRATIVA Apresentação: os personagens principais, circunstâncias da história, momento e lugar onde a ação se desenvolverá. As personagens são principais ou secundárias, conforme o papel que desempenham no enredo, podem ser apresentadas direta ou indiretamente.
PARA PENSAR O ROTEIRO: ESTRUTURA NARRATIVA Compilação: Reunir e dar ritmo aos depoimentos e situações. Encadeados, os episódios se sucedem, conduzindo ao clímax.
PARA PENSAR O ROTEIRO: ESTRUTURA NARRATIVA Clímax: é o ponto da narrativa em que a ação atinge seu momento crítico, tornando o desfecho inevitável. Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens, ou o questionamento!!!
PONTO DE PARTIDA PARA DEFINIÇÃO DA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO IDEIA TEMA PLANEJAMENTO PERSONAGENS SITUAÇÕES CENÁRIOS EQUIPE
PARA DEFINIR UMA NARRATIVA O QUE QUEREMOS MOSTRAR? COMO MOSTRAR? POR QUE MOSTRAR?
SABER O QUE SE QUER DIZER * Um dos maiores erros é pensar que num documentário a história surge de forma espontânea. * Conhecer uma história no início de um projeto não é exatamente a mesma coisa que saber o que se pretende dizer e a forma como se quer dizer. Significa simplesmente ter uma ideia da espinha dorsal da narrativa e do tema a explorar.
A resposta pode ser: POSSIBILITAR CONTATO COM UMA REALIDADE. TRANSMITIR ALGUMAS IDEIAS IMPORTANTES A QUEM SABE POUCO SOBRE ESSE TÓPICO. ENCORAJAR AS PESSOAS A QUESTIONAREM-SE SOBRE ESSE TEMA CONTAR UMA BOA ESTÓRIA QUE APELE À INTELIGÊNCIA, AO CORAÇÃO E ÀS EMOÇÕES.
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