Administração de Medicamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros socorros em caso de electrocussão
Advertisements

Vias de Administração de Fármacos Prof. Farm. HUGO C. O. SANTOS
CÁLCULOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA Profa. Ms. Priscila Cristina O. Zignani Pimentel.
Primeiros Socorros Conceito:
SONDAGEM NASOGÁSTRICA
MEDICAMENTOS MAIS USADOS EM PEDIATRIA
USO CORRETO DOS MEDICAMENTOS
Vias de Administração de Medicamentos
Noções sobre medicamentos
Vias de Administração de Medicamentos
Preparo e Administração de
Professor: Gilmar de Moura
ATENDENTE DE FARMÁCIA Professor Vaniscley Henicka Farmacêutico
PARTO RECONHECIMENTO:
Vias de administração de medicamentos em pediatria
Clinica medica adulto 2014.
A enfermagem nas necessidades terapêuticas
Aspiração Profa. Lívia Almeida.
Transformação de soluções
Aula de hoje... Cálculo de medicação em pediatria. Medidas básicas
COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTE
PRIMEIROS SOCORROS.
Prof. Sanderssonilo Santos
CLASSIFICAÇÃO DAS FORMAS FARMACÊUTICAS - Vias de administração
Aula Prática Enfª Marília M. Varela.
Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa.
Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto
Vias de Administração de Medicamentos
Cálculo de medicamentos
Curso de Enfermagem Disciplina: Processo de Cuidar II
CATETER TOTALMENTE IMPLANTADO
Métodos contracetivos artificiais hormonais
Assistência de Enfermagem na Administração de Drogas e soluções
Universidade Estadual Londrina
VIAS DE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS.
Procedimento operacional padrão de uma drogaria
Farmacologia É a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico.
CAUSA NECESSIDADES FUNÇÕES/FINALIDADES TRATAMENTO CONSELHOS ÚTEIS
Acidentes Oculares Domésticos
Fundamentos de Enfermagem
para exames laboratoriais
MÓDULO III - OBJETIVOS Determinar se é necessário referir urgentemente ao hospital Determinar os tratamentos necessários Para pacientes que precisam ser.
Vias de Administração Profª Dr. Roosevelt Albuquerque Gomes
SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA SONDA VESICAL DE DEMORA
Vias de administração:
Hipodermóclise e a via subcutânea
União de Ensino Superior de Campina Grande Disciplina: Farmacologia
Vias de Administração de Fármacos
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERDEDES COELHO.
. SALA DE VACINAS.
ADMINISTRAÇÃO DE Prof.Enf. Alcimara Benedett.
Professora: Ana Cristina dos Santos
FARMACOLOGIA Profa. Dra. Maricelma da Silva Soares de Souza
Biofarmácia Curso de Farmácia
Aula 03 – Farmacocinética
Administração de medicamentos
Administração de medicamentos
Administração de medicamentos
Fabiano Silva Martins Enfermeiro - Hemodinâmica Curso
Atendente de Farmácia Aula 8.
Vias de Administração Anne K. Schreiber.
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Tópico 9: Normas básicas de segurança no laboratório de química
ENFERMEIRA SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES COELHO.
Assistência de Enfermagem na Administração de Drogas e soluções
Fundamentos de Farmacologia - Nutrição
Transcrição da apresentação:

Administração de Medicamentos Prof. Adrean

Conceito Medicamento: é toda substância que, introduzida no organismo, vai atender a uma finalidade terapêutica.

Classificação Natural Sintético

Tipos de Ação Local Geral ou Sistêmica

Formas de Apresentação Líquidos Sólidos Semi sólidos Gasosos

Administração de Medicamentos Dos pontos de vista legal, ético e prático, a administração de medicamentos é muito mais que um simples serviço de entrega e ato, trata-se de conhecimento, habilidade e técnica.

Administração de Medicamentos Para administrar a medicação com eficácia, você necessita conhecer: A terminologia dos medicamentos; As vias de administração dos medicamentos; Os efeitos que os medicamentos produzem depois que penetram no organismo.

Quanto ao Medicamento Observar o aspecto da substância (cor, turvação, depósitos e outros); Validade; Concentração do medicamento e a prescrição; Materiais e acessórios para seu preparo e administração.

Cuidados quanto a administração Lavar as mãos; Nunca administrar medicamentos em dúvida, que podem estar relacionadas a: letra ilegível, dosagem, rótulo e nomes diferentes da prescrição; Não retornar a medicação ao frasco se esta não for utilizada; Não desprezar medicações em lugares acessíveis a outras pessoas; Não tocar no medicamento com as mãos; Não administrar medicamentos preparados por outras pessoas.

Cuidados quanto a Administração Verificar a existência de alergias; Jamais recolocar medicamentos líquidos nos frasco original; Nas emergências o medicamento poderá ser prescrito de forma verbal.

Os cincos certos da Medicação MEDICAÇÃO CERTA A DOSE CERTA A VIA CERTA A HORA CERTA O PACIENTE CERTO

Os nove certos da Medicação Medicação certa Paciente certo Dose certa Via certa Horário certo Registro certo Ação certa Forma farmacêutica certa Monitoramento certo

Erros de Medicação Deve-se registrar qualquer ocorrências que venham a ocorrer durante o procedimento de administração de medicamentos.

Vias de Administração Via Enteral: envolve a administração de medicamentos por via sublingual, via oral e via retal.

Vias de Administração Via Parenteral: indica a administração de medicamentos por qualquer via que não a oral e a retal. As medicações por via parental são administradas através de agulhas e como há risco de infecções, é necessário o uso de materiais estéril, bem como de soluções estéreis.

Vias de Administração Aplicação Tópica: as medicações são aplicadas na pele e mucosas (nasal, brônquica, vagina, etc.) geralmente visando um efeito local ou sistêmico.

Vias de Administração Medicações Oftálmicas: Para instilar colírios, puxe a pálpebra inferior para baixo para expor a bolsa conjuntival; Mantenha o cliente olhando para cima e para o lado externo e instile o número prescrito de gotas dentro da bolsa conjuntival; Libere a pálpebra e oriente o cliente a piscar.

Vias de Administração Medicações Otológicas: Antes de instilar medicamento na orelha, coloque o cliente deitado de lado. Distenda o meato acústico externo da orelha do paciente/cliente para facilitar que a medicação alcance o tímpano. No adulto, puxe suavemente para cima e para trás. Na criança, puxe para baixo e para trás. Instrua o paciente/cliente para permanecer nessa posição por 5 a 10 minutos. Se ordenado comprima um chumaço de algodão.

Vias de Administração Medicamentos por via Nasal: Para alcançar os seios etmoidais e esfenoidal, deite o paciente em decúbito dorsal com a nuca hiperestendida e a cabeça inclinada para trás além do limite da cama. Apóie a cabeça com a sua mão para evitar a distensão da coluna cervical.

Vias de Administração Medicação por via oral: Via muito utilizada; A absorção ocorre no trato intestinal, atingindo assim a circulação sistêmica; Contra-indicada a pacientes com vômito e diarréia.

Vias de Administração Caso seja necessário amassar os comprimidos, utilize o pilão e o cadinho, principalmente se forem administrados à crianças; Se não tiver esse dispositivo, coloque o medicamento em um copinho com água e aguarde o mesmo dissolver.

Vias de Administração Via sublingual: A medicação que é prescrita por via sublingual não deve ser engolida. Estas medicações agem rapidamente devido à abundante vascularização da mucosa oral.

Vias de Administração Via parenteral: cc ou ml ou cm3= centímetro cúbico ou mililitro; UI= unidades internacionais; gt.= gota; cgt= conta-gota; mgt = microgota; g= grama; mg= miligrama; cp ou comp= comprimido; amp= ampola; 1ml= 1cc= 1 cm3= 100UI.

Vias de Administração Padronizações de cor do canhão das agulhas mais utilizadas: Cor do canhão Calibre da agulha rosa 40x12 verde 25x8, 30x8, 40x8 preto 25x7, 30x7, 40x7 roxo 25x5,5 marrom 13x4,5

Vias de Administração Via Intradérmica: A solução deve ser introduzida na derme; Por ser a derme pouco extensível, devemos tomar cuidado com o volume, administrando no máximo 0,5 ml, sendo normalmente administrado 0,1ml. Usada para reações de hipersensibilidade, como provas de ppd (tuberculose) e sensibilidade de algumas alergias.

Vias de Administração Via Subcutânea: A absorção do medicamento por esta via é mais lenta e gradual, pois é realizada através dos capilares. Esta via é indicada principalmente na administração de vacinas, anticoagulantes e hipoglicemiantes. A solução é introduzida na tela subcutânea (camada de gordura), também chamada de tecido subcutâneo (hipoderme).

Vias de Administração Via Subcutânea:

Vias de Administração Via Intramuscular: A via intramuscular é muito utilizada, pois a velocidade de absorção da solução administrada é rápida. A solução deve ser administrada no tecido muscular, obedecendo rigorosamente a técnica. O tecido muscular está localizado logo abaixo da tela subcutânea. São vários os músculos do nosso corpo, porém nem todos podem ser utilizados para a administração de medicamentos.

Vias de Administração Via Intramuscular: ATENÇÃO: Região do Deltóide – 2 ml; Região Glútea – 4 ml; Região da Coxa – 3 ml; Região Ventroglútea – até 5 ml

Vias de Administração Via Endovenosa É a administração de medicamento diretamente na corrente sanguínea através de uma veia. A administração pode variar desde uma única dose até uma infusão contínua. Como o medicamento ou a solução é absorvido imediatamente, a reposta do cliente também é imediata. A biodisponibilidade instantânea transforma a via EV na primeira opção para ministrar medicamentos durante uma emergência. Como a absorção pela corrente sanguínea é completa, grandes doses de substâncias podem ser fornecidas em fluxo contínuo.