Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005.

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Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005

km habitantes

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Acções Melhoria do acesso dos cidadãos à informação e aos serviços públicos 1 2 Sociedade da informação em contextos escolares 3 Serviços para populações com necessidades especiais 4 Sistema de informação regional (Espigueiro) 5 Saúde

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Melhoria do acesso dos cidadãos à informação e aos serviços públicos 1 67% das freguesias têm menos de habitantes 30 Câmaras Municipais 84 Juntas de Freguesia

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Parcerias 1 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) 30 Câmaras Municipais 84 Juntas de Freguesia Direcções-Regionais do Estado: Agricultura, Saúde, Segurança Social, Formação Profissional, Emprego, Educação, etc. 6 Hospitais; >1.100 escolas primárias e 28 salas de jardim-de-infância.

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Restante WWW (incluindo outros serviços) Governo electrónico local e regional Vertentes de actuação 1

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Melhoria do acesso dos cidadãos à informação e aos serviços públicos 1 Agente: actuação em todo o concelho Intermediário no Gabinete de Apoio ao Cidadão da freguesia 30 Agentes 84 Intermediários

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Apoio ao desenvolvimento de serviços de e-government : Administração Local (limpeza de pavimento, pedido de novo contador de água, etc.) Direcção-Regional de Agricultura (transporte de produtos agrícolas, informações de culturas, etc.) Segurança Social (declaração de rendimentos…) Centros de Saúde (marcação de consultas) Melhoria do acesso dos cidadãos à informação e aos serviços públicos 1

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Total de Out 2001 a 30-Set-2003: utilizações Outubro 2001 Setembro 2003 Junho 2002 Melhoria do acesso dos cidadãos à informação e aos serviços públicos

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Distribuição etária das utilizações, Jan-Set 2003 Melhoria do acesso dos cidadãos à informação e aos serviços públicos 1 Mais de 65 anos: utilizações (8,23 %)

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Todos os idosos: Idosos: análise à utilização, Jan-Set ActividadeUtiliz.% Netpin – Mutibanco.pt305531,51% Digitalizações198020,42% e-government local/regional122412,62% Elaboração de documentos115211,88% Serviços da EDP2442,52% Pedido de informações1942,00% Pesquisa de informações1701,75% Inscrições diversas1401,44% Pagamento da água1301,34% Fotocópias1181,22% Pagamentos à EDP1091,12% Pagamentos à PT1081,11% Serviços da PT1061,09% Outros9669,98% ActividadeUtiliz.% Digitalizações6025,00% Netpin – Multibanco.pt4016,67% e-government local/regional3213,33% Leitura de jornais3112,92% Elaboração de documentos2711,25% Serviços da EDP104,17% Pedido de informações93,75% Impressão de documentos83,33% Acção Dia do Coração41,67% Pagamentos à EDP41,67% Serviços da PT31,25% Outros2899,04% >85 anos

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 Idosos: análise à utilização, Jan-Set Todas as idades > 65> 85

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 O que ficou após o fecho do Trás-os- Montes Digital ? n 70% dos GAC continuam a funcionar após o fecho do Trás-os- Montes Digital. n As parcerias com as entidades regionais continuam em vigor, assegurando-se o funcionamento dos serviços on-line. n As Autarquias perceberam a importância dos GAC junto da população, veja-se o caso de S. João da Pesqueira que suporta 10 GAC. n Autonomia do trabalho dos Agentes de Extensão. n Exportação do modelo – O caso do Espaço de Cidadania do Seixal e os Quiosques das Comunidades – Parceria com a DGACCP. n Financiamento totalmente suportado pelas Autarquias – Linhas – Salários – Manutenção dos Sites

Workshop: "i2010 – TRABALHO PREPARATÓRIO DA AGENDA PORTUGUESA PARA INICIATIVAS DE e-inclusão EM 2007 – UTAD, 28 e 29 de Novembro de 2005 As vossas perguntas são bem-vindas!