FORMAÇÃO DE JUÍZES Atividades Rítmicas Expressivas Documento de apoio FAJA – 2013/2017 Coordenadora Nacional: Jacinta Santos COMO SER JUÍZ !?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação de Projetos I
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Fundamentos e fisionomia da comunidade passionista (CP)
ESTÉTICA 1.
Psicologia e práticas educativas.
O QUE É ÉTICA?.
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DA GENTE QUE EU GOSTO. 1.
Espírito desportivo.
Pensamento crítico: o que é, para que serve e porquê ensiná-lo.
Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo - aquilo que desperta a emoção estética por meio da contemplação - e o sentimento que ele.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
Immanuel Kant e o Criticismo
Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu. (John M. Richardson Jr.)
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
Aula 7 Kant e o criticismo.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Filosofia O que é filosofia?.
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
Família e Inclusão: entrelaços entre família e escola
Relatório de Proposta de Projeto
ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Introdução Iremos falar um pouco sobre uma actividade recente, querendo assim dar algumas informações para que se possa prevenir contra certos males desta.
Ação de Prestação de Contas
Mario Benedetti.
{ Módulo 6 – Op. 1 - Andebol Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Professora: Silvina Pais 2013/2014 Trabalho realizado por: Diogo Ferreira Tiago.
Professor Romildo Tavares
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
Filosofia Contemporânea
AVALIAÇÃO DESMISTIFICADA
Usabilidade em sistemas
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
ESTÉTICA 1.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Prof. José Roberto Medina
15/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos).  Moralidade e costumes  Valores morais: são convenções construídas em situações concretas, ou seja, não nascemos.
O BELO E O GOSTO: KANT vs HEGEL
Aula 9 – Kant e o criticismo
Objetivo, Definições, Significado
Immanuel Kant
A Liderança transformacional
Perfil do Treinador de Base PÓLO AQUÁTICO
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Formação para Grupos-Equipa do Desporto Escolar Coordenadora Nacional das Atividades Rítmicas e Expressivas Mestre Jacinta Santos 2015/2016.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
“PROJETO DE VIDA” – UNIDADE LETIVA 4 - 9º ANO “VOCAÇÃO ACERTADA FELICIDADE ALCANÇADA”
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Tugendhat x Kant “Lições sobre ética”.
Estética.
A Crítica Do Juízo A posição da terceira Crítica em relação às duas anteriores.
Método de Ensino.
Profa. Dra. Josmarí Pirolo
Estética Antiga Objetivos do texto:
Kant e a Filosofia Crítica
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
FORMAÇÃO DE JUÍZES Atividades Rítmicas E Expressivas
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE JUÍZES Atividades Rítmicas Expressivas Documento de apoio FAJA – 2013/2017 Coordenadora Nacional: Jacinta Santos COMO SER JUÍZ !?

AJUIZAMENTO SER JUIZ: CONSISTE NO EXERCICIO DE UMA ATIVIDADE EXTREMAMENTE COMPLEXA E QUE EXIGE DECISÕES IMEDIATAS SOBRE O ACONTECIMENTO DESPORTIVO.  Ideias pré-concebidas - gostar de um determinado estilo de música/dança, ou uma área específica de dança/estilos. Julgar, dar juízo a, tornar sensato, ser objeto de…  Dominar totalmente a matéria do regulamento – dificuldade o Ajuizar pares – colegas de outras escolas ou da própria escola

.  Formação pessoal – todos nós temos formação diferenciada  Experiência na dança – clube, desporto escolar.  Gostar de Pontuar – personalidade

CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS PARA O AJUIZAMENTO  OBJETIVO – CONCRETO  JUSTO – IMPARCIAL – CORRETO - HONESTO  ATITUDE  SABER  EXPERIÊNCIA  CONCENTRAÇÃO  RESPONSABILIDADE

PROBLEMÁTICA DA OBJETIVIDADE/SUBJETIVIDADE DA ESTÉTICA  A “ESTÉTICA” PODE FORMAR/CRIAR UMA DUALIDADE/CONFRONTAÇÃO SOBRE A NOSSA DECISÃO. PORQUÊ? – DANÇA ENGLOBA MOVIMENTOS ESTÉTICOS, EXPRESSIVOS, CRIATIVOS, TRANSPORTA-NOS PARA O MUNDO DO IMAGINÁRIO.

O FILOSOFO KANT – TENTOU EXPLICAR DA SEGUINTE FORMA:  “O belo é algo que agrada universalmente, mesmo que não seja possível explicá-lo de forma racional”.  A dança traz-nos muitos conceitos, sentidos e percepções, no entanto estes tem que ser medidos por vários factores – neste caso aplicação do regulamento através do boletim de prova.

O ATO DE ARBITRAR É UMA ARTE!  Os entendidos mencionam que todos os indivíduos a partir das suas potencialidades que consigam desenvolver esta arte, podem vir a ser bons juízes desportivos.

CONCLUSÃO GERAL  ATRAVÉS DE UM ESTUDO (GR): CONCLUÍU-SE DE UMA FORMA GERAL QUE, OS JUIZES QUE DOMINAVAM A MATÉRIA, SENTIAM-SE PREPARADOS PARA AJUIZAR E OS QUE RECONHECIAM OS ERROS, OBTIVERAM MELHORES RESULTADOS NO AJUIZAMENTO.

DICAS PARA AJUIZAR  ABSTRAIR-SE DE TODO O AMBIENTE, À EXCEÇÃO DA PROVA DO GRUPO-EQUIPA NAQUELE MOMENTO.  TER UMA FOLHA PARA APONTAMENTOS  CONCENTRAÇÃO MÁXIMA