Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
Advertisements

Modulo 21 Nuno Silva.
Pagamentos internacionais
Câmbio.
Fundamentos de Economia
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
MERCADO DE CÂMBIO Conhecimentos Bancários
Sistemática de Importação e Exportação
Balanço de Pagamentos Prof. Ricardo Rabelo
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
BALCÃO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Exportação. Contribuição ao crescimento econômico brasileiro
Questão Cambial Prof. Paulo Adani
CONHECIMENTOS BANCÁRIOS
Banco Central do Brasil Diretoria de Assuntos Internacionais- Direx
MODALIDADES DE PAGAMENTO - COMEX Prof. Moacir Danziato
Sistemática de Importação e Exportação
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Aulas presenciais e online
ADM. Mercado Exterior Balanço de Pagamentos
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
Inflação e Índice de Preços
Administração de Recursos de Curto e Longo Prazo – 4ª aula ARECA05 –14/05/14.
Introdução à Macroeconomia
Mercado cambial Uma importante diferença do comércio internacional em relação ao nacional, é que este último é realizado com uma mesma moeda nacional,
A Contabilidade do Balanço de Pagamentos
SCBRAS AULA 3 INTERMEDIAÇÃO DOS BANCOS. INTERMEDIAÇÃO DE BANCOS Na economia existem agentes que possuem renda maior que o próprio consumo ou investidores.
As operações de importação envolvem:
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR - SISCOMEX
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
O Sistema de Pagamentos em Moeda Local - SML -
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Modalidades de Pagamento no Comercio Internacional
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
“Recepção e Remessa de Capitais” Lei n.º 4.131, de 03 de Setembro de 1962 Disciplina a aplicação do capital estrangeiro e as remessas de valores para.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Mercado de Crédito Objetivo:
Aula 01.
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
SETOR EXTERNO
Mercado Financeiro e Investimentos
Sociedade Anônima Características
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Manual de Economia e Negócios Internacionais
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
A ULA 3 DE MERCADO DE CAPITAIS : O S M ERCADOS F INANCEIROS Professor Eduardo Olbera Ferrer Diretoria de Gerenciais.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
O sistema cambial COMEX. NOÇÃO DE CÂMBIO  Câmbio é compra ou venda de moedas estrangeiras ou de papéis que as representem.  No Brasil, em decorrência.
Bancos Comerciais ► Têm como principal característica a criação de moeda, através da captação de recursos em depósitos à vista que são repassados na forma.
CÂMBIO E FINANÇAS INTERNACIONIAS Prof: Maria Rebono.
SISTEMA CAMBIAL Controlado pelo BANCO CENTRAL DO BRASIL
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Economia e Mercado Prof. Wesley Borges.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários Roberto Quiroga Mosquera Tributos Federais (DEF0512)
TRIBUTAÇÃO NAS OPERAÇÕES DO MERCADO FINANCEIRO
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
Cláusula de Romalpa. Com vistas a assegurar o pagamento de suas exportações, o vendedor tem à sua disposição vários instrumentos de proteção, tais como.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
MERCADO DE CÂMBIO E OPERAÇÕES DE CÂMBIO MOEDA.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio Teoria Econômica Prof. Wesley V. Borges.
Taxas de Câmbio e o Mercado de Câmbio. 2 Introdução Taxas de câmbio são importantes porque nos permitem comparar os preços dos bens e serviços de diversos.
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender as operações de financiamento e os assuntos a elas relacionados.  Adiantamentos sobre contratos.
Transcrição da apresentação:

Mercado de Câmbio: Câmbio é toda operação em que há troca de moeda nacional ou estrangeira. No Brasil toda operação de câmbio deve ser realizada por meio de contrato de câmbio através instituição autorizada pelo Bacen. As divisas são monopólio do Estado, o Bacen determina como e quando uma instituição (banco, corretora agência turismo) podem operar como câmbio; Qualquer PF /PJ pode comprar ou vender moedas, observando a regulamentação do CNC (Consolidação das normas cambiais) A troca de uma moeda estrangeira por outra denomina-se de arbitragem.

Taxas Livres: Operações comércio exterior, exportação, importação, governos, investimentos estrangeiros, empréstimos, pagamentos e recebimentos; restrito aos bancos. Taxas Flutuantes: Operações com o turismo, transferências unilaterais, cartões de crédito e operações com ouro; podem operar as agências de turismo e meios de hospedagem e corretoras.Os correios podem realizar operações com vales postais. O mercado paralelo ou câmbio negro são ilegais como a posse de moeda estrangeira sem origem justificada (lavagem de dinheiro,narcotráfico). Posição de câmbio: Volume operações de compra e venda de moeda estrangeira. Nivelada – Total compras é igual a de vendas. Comprada – Total compras é maior que o de vendas; Vendida – Total de vendas é superior ao de compras.

Limites de moeda estrangeira - O Bacen permite que os bancos tenham até 6 milhões de dólares no câmbio comercial e até 1 milhão de dólares no câmbio flutuante. Câmbio Manual: Compra e venda moeda estrangeira em espécie, inclusive travellers checks Câmbio sacado: Existem títulos ou documentos representativos da moeda Balança de pagamentos: Registro contábil transações econômicas entre os residentes de um pais com o restante do mundo, por período determinado. Empréstimos: Capital transitório e restituído Investimentos: Capital fixo ou de risco Financiamentos: Compra e venda de mercadorias, bens, máquinas médio/longo prazos.

Contratos de câmbio: Instrumento particular, bilateral que registra compra ou venda de moeda estrangeira/nacional através instituição financeira. Classificam-se em exportação, importação financeiro de remessa ou financeiro de ingresso de moedas. Taxa de câmbio: preço moeda estrangeira em relação á moeda nacional. Mercado primário – quando há efetiva entrada/saída divisas no País. Mercado secundário – Quando há migração do ativo de um banco para outro. Principais operações de câmbio: Câmbio manual: Compra venda moeda estrangeira em espécie ou cheques de viagem, para viajantes brasileiros ao exterior(negócios, estudos saúde) Bancos ganham no spread. Conta-corrente em moeda estrangeira no País – Objetivo movimentar recursos em moeda estrangeira para PF ou PF (Embaixadas, representações diplomáticas, empresas turismo, transportes internacionais.

Informações atualizadas sobre Câmbio. C) operações de câmbio simplificado de exportação e de importação e transferências do e para o exterior, de natureza financeira, não sujeitas ou vinculadas a registro no Banco Central do Brasil, até o limite de US$50.000,00 (cinqüenta mil dólares dos Estados Unidos) ou seu equivalente em outras moedas; § 5º Sem prejuízo do dever de identificação dos clientes de que trata o artigo 18 desta Resolução, nas operações de compra e de venda de moeda estrangeira até US$3.000,00 (três mil dólares dos Estados Unidos), ou do seu equivalente em outras moedas, é dispensada a apresentação da documentação referente aos negócios jurídicos subjacentes às operações de câmbio. Mais informações: http://www.bcb.gov.br / resolucao n. 003568

Operações de remessas:Débito ou crédito em reais, quando no País, de valor equivalente em moeda estrangeira. Financiamentos à exportação/Operações de adiantamentos de recursos: ACC: Adiantamento sobre contratos de câmbio é empréstimo bancário que antecipa parte ou todo valor em reais equivalentes à quantia de moeda estrangeira comprada a termo destes exportadores pelo banco. Antecipa recursos para viabilizar exportação futura; pode ser concedido até 360 dias antes embarque mercadorias; é intransferível; admiti-se venda de performance que consiste em repasse de mercadorias cuja contratação já foi efetuada de um exportador que não tomou ACC para outro que tem ACC mas não tem mercadoria. ACC indireto – Financia fabricantes/fornecedores de matérias primas, insumos necessários ao exportador que tenha ACC.

ACE: Antecipa recursos em moeda nacional ao exportador após o embarque mercadorias, mediante transferência de direitos da exportação ao banco. Câmbio Travado: Operação cambial onde exportador fecha câmbio com banco antes embarque mercadorias, sem receber em troca valor em reais, em troca venderá para liquidação futura a moeda advinda da exportação.pode ainda solicitar um ACC. Pré-pagamento de exportação: Financia a exportação na fase de pré-embarque com recursos obtidos junto aos bancos estrangeiros. Quando do embarque da mercadoria, quem liquida o financiamento é o importador.

SISBACEN: Sistema eletrônico de coleta de informações banco central para acompanhar, registrar, monitorar e orientar todas operações câmbio SISCOMEX: Sistema informatizado integrado de comércio exterior busca acompanhar, orientar e registrar transações de importação e exportação. Os residentes no exterior podem ter conta em reais no Brasil? Há previsão legal para que pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior sejam titulares de conta em reais em banco autorizado a operar no mercado de câmbio. As movimentações ocorridas em tais contas caracterizam ingressos ou saídas de recursos no Brasil e, quando em valor igual ou superior a R$10 mil, estão sujeitas a comprovação documental.

Operações com Ouro: Operações com ouro integram juntamente com ações e derivativos o mercado de risco. A BM&F do Brasil comercializa ouro no mercado físico à vista (spot) Mercado Balcão: Efetuado através instituições financeiras, corretoras e fundidoras das mineradoras. O Metal pode ser custodiado com direito a certificado que lhe assegura liquidez, segurança. Se desejar retirar fisicamente o metal perde a liquidez, tem risco de segurança e terá custos de nova fundição para certificar o grau de pureza (99,95 a 99,99 % de pureza) Mercado Spot: Realizadas pela BM&F com entrega em 24 h; exige-se intermediação corretora; considerado ativo financeiro, portanto tributável em 1% IOF; No mercado secundário e na revenda incide IR 20% ganhos financeiros