Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 11_questões de reflexão para a prova profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de caso DISCIPLINA: PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
Pedagogia da pesquisa-ação
Ensaiando um ensaio.
MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO
INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA
Metodologia Científica
Fundamentação Teórica
ECONOMIA DO MEIO AMBIENTE
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Gestão do Conhecimento
Curso Comércio exterior e investimento (Economia Internacional II)
Planejamento Estratégico AULA 1 Janeiro/2011
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
PRINCIPAIS ATORES E PRESSUPOSTOS
FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA NOME DO CURSO III Encontro Científico de Trabalhos Interdisciplinares Título do Trabalho Autores: nome.
O Marxismo de Adam przeworski
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Curso de Docência Universitária
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fundamentos de Metodologia
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
Eric Aversari Martins CRC/GO – Agosto Harmonização com IASB Code Law versus Common Law Essência sobre a forma Interpretação da realidade econômica.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
A EVOLUÇÃO TEÓRICA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
História Econômica UNICURITIBA Relações Internacionais Professor Renato Carneiro 1º semestre de 2009
EAE INTRODUÇÃO AOS CLÁSSICOS DO PENSAMENTO ECONÔMICO
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
GPR - Gestão de Projetos Prof. José Oliveira da Silva
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
INTRODUÇÃO ..
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Plano de Ensino AHP 2011.
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 10_ “um mundo dominado por CGV”: a visão da OCDE profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre.
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Contexto  Programa: A formação contínua do professor de inglês: um contexto para reconstrução da prática (PUC-SP, Cultura Inglesa, Prefeitura de Carapicuiba)
Ciência, tecnologia e sociedade
Ciência, tecnologia e sociedade
Prof. Msc. Mário Torres da Costa ATIVIDADES DO PPI DE COMÉRCIO EXTERIOR.
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula12_Da multinacional ao Estado profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015.
Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 09_ Dragon multinationals e o paradigma LLL profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre.
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
METODOLOGIA DA APLICAÇÃO DO DIREITO (A e B)
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Disciplina: Ambiente Econômico Global Fauzi Timaco Jorge Economista (USP e PUC-SP) Mestrado em Economia Internacional (1986) Dissertação: “Exportações.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
TIPOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Transcrição da apresentação:

Dinâmica dos investimentos produtivos internacionais Aula 11_questões de reflexão para a prova profa. Maria Caramez Carlotto SCB 2° quadrimestre de 2015

“a world dominated by GVCs”: a visão da OCDE

INTRODUÇÃO  Explique, nas suas palavras, qual o problema essencial da disciplina da nossa disciplina.  Quais são as principais perspectivas sobre o processo de internacionalização propostas na disciplina?  Qual a interpretação de Fernand Braudel sobre a globalização e como ela contribui para a compreensão do processo atual de internacionalização dos investimentos produtivos?  A partir das abordagens do sistema-mundo e da crise sistêmica do capitalismo (Wallerstein), interprete o padrão dos investimentos externos diretos a partir dos anos  Quais são as principais tendências atuais dos investimentos externos diretos segundo o relatório da UNCTAD de 2014 discutido em aula?

PARTE I: Dinâmica dos Investimentos Produtivos internacionais: o foco na empresa  Quais as formas de internacionalização das empresas? Em que circunstâncias o IED é preferido?  Apresente as principais escolas teóricas de internacionalização dos investimentos a partir do ponto de vista da empresa estudadas na primeira parte do curso. No que elas convergem e no que elas diferem?  Exponha a perspectiva de Dunning sobre como evolui a teoria sobre determinantes dos investimos externos diretos.  Ainda segundo Dunning, como se deu o processo de surgimento da empresa multinacional.

PARTE I: Dinâmica dos Investimentos Produtivos internacionais: o foco na empresa  Quais são as principais críticas formuladas ao paradigma OLI.  Em que medida o LLL supera as críticas ao OLI?  Em que medida ele repõe as limitações desse paradigma?  Qual o processo histórico que o artigo de John Matthews apresenta e por que esse processo importa para o Brasil?  Os paradigmas vistos na primeira parte do curso dão conta de explicar a internacionalização das empresas brasileiras?  Explique no que consiste as cadeias globais de valor e como ela altera a dinâmica das negociações internacionais.