2ª SÉRIE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
Advertisements

QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Distribuição dos elétrons
Departamento de Engenharia Química e do Ambiente
ELETROQUÍMICA Luiz Alberto P da Costa.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
Eletroquímica (II).
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
Revisão 9º ano Ligações química.
A ELETROQUÍMICA E O PROCESSO DE CELULOSE E PAPEL
ELETRÓLISE Prof. DENIS.
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
ELETROQUÍMICA A eletroquímica estuda a corrente elétrica fornecida
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
ELETROQUÍMICA.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
ELETROQUÍMICA PILHA ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Aula 5 Lays Omena - Química.
Princípios de Eletroquímica
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
ELETROQUÍMICA ELETRÓLISE
Química Tecnológica Materiais
Química Tecnológica Materiais
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
ELETROQUÍMICA * Eletrólise *Pilhas.
Como funciona uma pilha?
Qual é a linguagem universal usada para representar uma substância ?
REAÇÕES QUÍMICAS PRODUZINDO CORRENTE ELÉTRICA CORRENTE ELÉTRICA
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Eletroquímica.
Prof. Alexandre D. Marquioreto
Conceitos básicos de ligação química
Eletroquímica: PILHAS Eletrólise
Capítulo 7 – PROPRIEDADE PERIÓDICA DOS ELEMENTOS
Química A – Prof Marcus Eletroquímica.
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
“Funções Inorgânicas”
PILHAS Prof. Marcos/Betinha.
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO
Ligações Químicas.
Universidade Federal de Itajubá – Eng. Mecânica
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Ana Clara: (EHD) Camila: (EAM) Prof.: Élcio
Obtenção do Alumínio ALUMÍNIO.
Helvercio Viturino Eletrônica 1 - Manhã
AULA 2 CONCLUSÕES.
Definições importantes
Exercícios Consultando a tabela periódica,coloque em ordem os átomos a seguir em ordem de eletronegatividade: B, C, N, O, Al.
Substâncias Metálicas, iônicas e moleculares
Professor Otavio Marino S. Neto 2014
Professor Otavio M. Neto
As Ligações Químicas.
Abrange todos processo químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado.
Estequiometria de Reações Trata da interpretação quantitativa das substâncias participantes de uma reação química. Você precisará: Calcular a massa.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
9.2 Ligação iónica e ligação metálica. 9.2 Ligação iónica e ligação metálica.
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 04 ELETROQUÍMICA A vida manda e você por instinto tem que obedecer, já que o que você não aprende em casa ou na escola, a vida.
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Professora: Juliana Oliveira
Alumínio O que é o Alumínio: Acredita-se que o alumínio tenha se formado através de: * Sucessivas colisões dos átomos de hidrogênio. hidrogênio. * Em.
Transcrição da apresentação:

2ª SÉRIE

Eletroquímica - Pilhas Um alquimista maluco descobriu que o chumbo metálico pode ceder elétrons espontaneamente em soluções de AuCl3, e construiu a seguinte pilha: Para esta pilha, é correto afirmar: a) O Au0 se reduz e o Au3+ se oxida. b) O alquimista transformou chumbo em ouro. c) O cátodo é o Au0 e o ânodo é o Pb0. d) A solução de Pb2+ ficará mais diluída. e) A solução de Au3+ ficará mais concentrada.

Eletrólise Ígnea O alumínio metálico é produzido através da eletrólise ígnea, usando o óxido de alumínio (Al2O3), também conhecido por alumina, e a criolita que atua como fundente. Relacionando o processo de fabricação do alumínio com as propriedades químicas e físicas da alumina, é INCORRETO afirmar que   a) os íons Al3+ e O2− da rede cristalina são liberados na eletrólise ígnea. b) o ponto de fusão do óxido de alumínio é característico de sólido iônico. c) O Al2O3 é um óxido. d) as partículas presentes na alumina estão unidas por forças eletrostáticas. e) o óxido de alumínio apresenta condutividade iônica no estado sólido.

Eletrólise Ígnea A eletrólise do cloreto de sódio fundido, também denominada eletrólise ígnea, produz sódio e gás cloro. Entretanto, quando o processo ocorre em meio aquoso, os produtos são gás cloro e hidróxido de sódio. Nessas reações, a espécie que funcionará como oxidante será: a) O hidróxido de sódio, porque poderá diminuir o seu número de oxidação. b) A molécula de cloro, porque poderá diminuir seu número de oxidação. c) O íon cloreto, porque poderá ganhar elétrons. d) O íon cloreto, porque poderá perder elétrons. e) O íon sódio, porque poderá ganhar elétrons.

1ª SÉRIE

Nº de Avogadro O silício (Si) é utilizado para a produção de ligas metálicas, na preparação de silicones, na indústria cerâmica, e como material básico para a produção de transistores para chips, células solares e em diversas variedades de circuitos eletrônicos, tendo sido preparado pela primeira vez por Jöns Jacob Berzelius, em 1823. Um chip de silício, usado em um circuito integrado de computador pesando 5,68 mg, apresenta: Dados: massa atômica do silício = 28,09.   a) 0,21  1020 átomos. b) 1,02  1020 átomos. c) 1,21  1020 átomos. d) 2,01  1020 átomos. e) 2,21  1020 átomos.

Cloreto de cobre II tem grande aplicação em sínteses orgânicas e como catalisador. Esse sal pode ser encontrado nas formas anidra ou hidratada. A fórmula molecular do sal hidratado é CuCl2 · nH2O, onde n representa o número de moléculas de água presentes na estrutura do cristal. Com base nessas informações, considere: se 2,6 g do sal hidratado são aquecidos de forma completa, restando 2,0 g do sal anidro, qual é a fórmula molecular do sal hidratado? CuCl2·2H2O O sal anidro se decompõe em altas temperaturas, formando cloreto de cobre I e um gás. Escreva a reação química que representa esse processo. 2CuCl2(s) 2CuCl(s) + Cl2(g)

Conversão de Unidades Uma cápsula de remédio contém as seguintes quantidades de diferentes substâncias medicinais: 0,075 g, 20 mg, 0,0005 g, 4 mg e 500 g (microgramas). Qual é a quantidade total, em mg, dessas substâncias na cápsula? a) 25,075 b)26 c) 100 d)110 e) 524,0755