Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
Gestão e Governança de TI Parte 06
Engenharia de Software
Rational Unified Process(RUP)
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Gerenciamento de Configuração
Governança de TI COBIT x ITIL
Gerenciamento da Integração
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 2
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Análise e Projeto de Sistemas
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Control Objectives for Information and related Technology
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Gerenciamento de Requisitos com Casos de Uso
Gestão de Mudanças - ITIL
Infraestrutura de tecnologia da informação
Configuração de manutenção
Gerenciamento de Implantação
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Gerenciamento de Configuração
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Projeto: Capacitação em GP
IEEE Std IEEE Melhores Práticas para Especificações de Requisitos de Software (ERS)
ITIL - IT Infrastructure Library
Prof. Alexandre Vasconcelos
Engenharia de Software
ITIL – Entrega de Serviços
Disciplina Implantação
Gerência de Configuração - GC
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Por que estudar sistemas de informação?
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Nome: Josué Chen RGM: Introdução É um software capaz de fornecer um diagnóstico preciso do parque computacional e disponibilizar informações.
ITIL – Introdução (continuação)
QUALIDADE DE SOFTWARE & AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS II
Gerenciamento  Adeilton Magalhães  Diego Moreira  Robson Carlos  Vanderson Oliveira.
Aula 5 Transição do Serviço 1º Período – Tecnologia de Redes João Paulo Siqueira Rocha
Modelagem de Processos de Negócio
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
ITIL - Introdução Prof. Fabiano Sabha.
Gerenciamento de Configuração
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
IT Infrastructure Library (ITIL)
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
POLITICAS DE SEGURANÇA
Objetivos deste módulo
Gerenciamento de Configuração de Software
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
RUP – Rational Unified Process Márcia Seabra Cabral Prof. Augusto Sampaio Centro de Informática - UFPE.
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
UMA VISÃO GERAL Eduardo Cláudio Nicácio FATEC São Bernardo do Campo.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Framework: ITIL ITIL: IT Infrastructure Library Criado em 1980 pelo CCTA e transferido ao OGC (Office of Government Commerce) dogoverno britânico Revisado.
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
Transcrição da apresentação:

Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified

 As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service Desk: ◦ Gerenciamento de Incidentes ◦ Gerenciamento de Problemas ◦ Gerenciamento de Mudanças ◦ Gerenciamento de Configurações ◦ Gerenciamento de Liberações

 O ITIL também inclui cinco processos relacionados a entrega de serviços: ◦ Gerenciamento de Capacidade ◦ Gerenciamento Financeiro ◦ Gerenciamento de Disponibilidade ◦ Gerenciamento de Níveis de Serviços ◦ Gerenciamento de Continuidade de Serviços de TI

 Objetivo ◦ O objetivo do Gerenciamento de Configuração é fornecer informação segura e atualizada sobre os itens de configuração (IC's) em uso, desse modo assegura-se o inter-relacionamento direto com as demais disciplinas de gerenciamento de serviços da TI.

 Descrição ◦ Cada empresa depende da provisão econômica serviços da TI. Do ponto da vista de aspectos apenas legais e financeiros, a operação e a administração de recursos de TI estão tornam-se sempre mais problemáticos. O Gerenciamento de Configuração neste momento torna possível para o gerenciamento de TI controlar os elementos da TI e os ativos (por exemplo: hardware, software, documentação, licenças, etc.).

 Um bom funcionamento do Gerenciamento da Configuração supre a empresa com: ◦ Informação precisa e atualizada de todos os componentes que são requeridos para executar um processo de negócio (do ponto da vista do serviço em vez dos componentes). ◦ Maior controle sobre os ativos da TI em uso. ◦ Habilidade para executar serviços de TI com alta qualidade. Em separado, o Gerenciamento da Configuração fornece informação fundamental para os cálculos de custos e faturamento do serviço, dentro do Gerenciamento do Nível de Serviço.

 Planejamento do Gerenciamento da Configuração: ◦ Determinar o objetivo e a extensão do Gerenciamento de Configuração. ◦ Examinar e entender as instruções existentes, padrões e processos a respeito das organizações da suporte. ◦ Desenvolver a nomenclatura para os itens de configuração (CI's), se não existirem. ◦ Determine o papel e as responsabilidades do Gerenciamento de Configuração, junto com a gerência. ◦ Determinar que funções são requeridas pelo Gerenciamento de Configuração.

 Planejamento do Gerenciamento da Configuração: ◦ Estabelecer um fluxo de trabalho para processos operacionais. ◦ Especificar uma base de tempo e um processo para a implantação das atividades do Gerenciamento da Configuração (identificação da configuração, checagem, documentação do status das mudanças, auditorias). ◦ Analisar os requisitos de integração com o uso produtos de terceiros. ◦ Criar o desenho do sistema de gerenciamento da configuração (CMDB, localização, as interfaces para o sistema e as ferramentas de suporte, etc). ◦ Fornecer treinamento e orientação para os empregados.

 Identificação da Configuração ◦ A configuração da infra-estrutura da TI, deve ser dividida em itens de configuração (IC’s) identificados sem ambigüidade, de modo que estes possam ser verificados eficazmente, monitorados e reportados de acordo com os requisitos do negócio. O grau de detalhe deve ser determinado do modo mais eficiente, em linha com os requisitos práticos e individuais da empresa.

 Controle dos Itens de Configuração (IC’s) ◦ Registro dos novos IC’s e suas versões. ◦ Documentar as mudanças dos IC’s (atualização do "status", mudanças dos atributos do IC, mudanças das responsabilidades, controle de licença, relacionamento com outro IC’s etc.). ◦ Documentar IC’s modificados com base nas mudanças efetuadas. ◦ Proteger a integridade de dados da configuração.

 Prova do Status da Configuração ◦ Identificação única dos itens de configuração incluindo o "status" atual (instalado, em testes, em desenvolvimento, etc..) ◦ A linha de base da configuração, a liberação e seu "status" atual. ◦ Nome da pessoa que é responsável pelas mudanças. ◦ Problemas não solucionados, requisições para mudança (RFC's) com relação aos itens individuais de configuração.

 Verificação da Configuração e Auditoria ◦ Verificar que os processos da gerência da configuração são aderentes aos objetivos planejados. ◦ Verificar que a consistência e a integridade dos dados estejam asseguradas. ◦ Verificar que as mudanças em itens de configuração sejam incorporadas de uma maneira oportuna.

 Benefícios ◦ Aumento da eficiência das outras disciplinas dentro dos serviços de suporte e dos serviços de entrega, e assim melhora da qualidade do serviço. ◦ Criação de uma visão geral otimista da infra- estrutura de TI em uso, como uma base de dados para o inventário e planejamento. ◦ Administração mais eficiente dos recursos da TI utilizados. ◦ Maior eficiência na manipulação dos incidentes e dos problemas.

 Benefícios ◦ Melhor controle de mudanças de hardware e de software. ◦ Fácil aderência às provisões legais. ◦ Melhoria da monitoria e controle dos ativos da TI. ◦ Orçamento simplificado do custo da TI. ◦ Suporte para o planejamento de contingência.