DESAFIOS PERMANENTES DA GESTÃO DO SUS FORTALECER OS VÍNCULOS INTERFEDERATIVOS NECESSÁRIOS À CONSOLIDAÇÃO DO SUS ALCANÇAR MAIOR EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA.

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Transcrição da apresentação:

DESAFIOS PERMANENTES DA GESTÃO DO SUS FORTALECER OS VÍNCULOS INTERFEDERATIVOS NECESSÁRIOS À CONSOLIDAÇÃO DO SUS ALCANÇAR MAIOR EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E QUALIDADE DA RESPOSTA DO SISTEMA ÀS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO - ACESSO COM QUALIDADE. INOVAR NOS PROCESSOS E INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO SUS. SUPERAR A FRAGMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS DE SAÚDE.

PONTO DE PARTIDA  Necessidades de saúde.  Acesso com qualidade em tempo oportuno.  Território - as Regiões de Saúde como um lugar vivo de práticas e identidades culturais e sócio-econômicas.  Integralidade - conformação de Redes de Atenção à Saúde que dialoguem com as especificidades locais e regionais, com as necessidades de saúde da população e com a capacidade de financiamento do sistema.  Sistema que cuide das pessoas, o mais próximo de suas casas, seja resolutivo e traga ganhos de autonomia e de satisfação dos usuários.

DECRETO 7.508, de 28 de junho de 2011 Regulamenta a Lei nº 8.080, para dispor sobre a organização do SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. CAPÍTULOS: I – Disposição preliminares ( Art. 1ºe Art. 2º) II – Organização do SUS( Art. 3º ao Art. 14) III – Planejamento da Saúde ( Art. 15 ao Art. 19) IV – Assistência à Saúde ( Art. 20 e Art. 29) V – Articulação Interfederativa ( Art. 30 ao Art. 41) VI – Disposições finais( Art. 42 ao Art. 45)

Capítulo I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Capítulo I - Definições I.Regiões de Saúde II.Contrato Organizativo da Ação Pública III.Portas de Entrada do Sistema IV.Comissões Intergestores V.Mapa de Saúde VI.Rede de Atenção à Saúde VII.Serviços Especiais de Acesso Aberto VIII.Protocolo Clínico e Diretriz Terapêutica

REGIÕES DE SAÚDE Espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes. Delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados. Integra a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. Capítulo I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE Acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde, com definição de: – responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros, forma de controle e fiscalização e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde. PORTAS DE ENTRADA Serviços de atendimento inicial à saúde do usuário no SUS. Capítulo I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

COMISSÕES INTERGESTORES – CIT, CIB E CIR Instâncias de pactuação consensual entre os entes para a definição das regras da gestão compartilhada do SUS. Pactuam a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção. MAPA DA SAÚDE Descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e das ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema. Capítulo I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE Conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde; e SERVIÇOS ESPECIAIS DE ACESSO ABERTO Serviço de saúde específico para o atendimento da pessoa que, em razão do agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial. Capítulo I – DAS DISPOSIÇÃO PRELIMINARES

 Instituídas pelos estados, em articulação com os municípios, de acordo com diretrizes pactuadas na CIT.  Para serem instituídas, as regiões de saúde devem conter, no mínimo, ações e serviços de: I.Atenção primária; II.Urgência e Emergência; III.Atenção psicossocial; IV.Atenção ambulatorial especializada e hospitalar; V.Vigilância em Saúde.  Possibilidade de constituição de regiões de saúde interestaduais.  Reconhece a situação de regiões de saúde situadas em áreas de fronteiras. Capítulo II – DA ORGANIZAÇÃO DO SUS / REGIÕES DE SAÚDE ( art. 5º )

A POPULAÇÃO USUÁRIA DAS AÇÕES E SERVIÇOS ROL DE AÇÕES E SERVIÇOS QUE SERÃO OFERTADOS RESPECTIVAS RESPONSABILIDADES ESCALA PARA CONFORMAÇÃO DOS SERVIÇOS CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE ATENÇÃO PRIMÁRIA, URGÊNCIA E EMERGÊNCIA, ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA E HOSPITALAR E VIGILÂNCIA EM SAÚDE LIMITES GEOGRÁFICOS IDENTIDADE CULTURAL, SOCIAL, POLÍTICA, COSTUMES, INFRA-ESTRUTURA, DETERMINANTES SOCIAIS REGIÕES DE SAÚDE

O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS se inicia pelas portas de entrada e se completa na rede regionalizada e hierarquizada. SERVIÇOS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA SERVIÇOS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SERVIÇOS DE ATENÇÃO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA SERVIÇOS ESPECIAIS DE ACESSO ABERTO Capítulo II – DA ORGANIZAÇÃO DO SUS – ACESSO E PORTAS DE ENTRADAS

O acesso às ações e serviços de saúde será ordenado pela atenção primária; Fundado na avaliação da gravidade do risco individual e coletivo e no critério cronológico; Ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado na rede de atenção à saúde. Capítulo II – DA ORGANIZAÇÃO DO SUS – ACESSO E PORTAS DE ENTRADAS AS COMISSÕES INTERGESTORES PACTUARÃO AS REGRAS DE CONTINUIDADE DO ACESSO ÀS AÇÕES E AOS SERVIÇOS DE SAÚDE NA RESPECTIVA ÁREA DE ATUAÇÃO.

Ascendente e integrado, compatibilizando-se as necessidades das políticas de saúde com a disponibilidade de recursos, sendo os Planos de Saúde aprovados pelos Conselhos de Saúde. Os planos de saúde deverão conter metas de saúde. Mapa da Saúde: identificação das necessidades de saúde, orientará o planejamento integrado, contribuindo para o estabelecimento de metas. Capítulo III – DO PLANEJAMENTO DA SAÚDE O CNS ESTABELECERÁ DIRETRIZES A SEREM OBSERVADAS NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE SAÚDE, DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS E ORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS.

A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde do SUS (RENASES) compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao cidadão para atendimento da integralidade da assistência à saúde. Será atualizada a cada dois anos. Os entes federados pactuarão nos respectivos Comissões Intergestores as suas responsabilidades em relação ao rol de ações e serviços constantes da RENASES. Capítulo IV – DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE / RENASES

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) compreende a seleção e a padronização dos medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS. Acompanhada do Formulário Terapêutico Nacional. Contempla a fixação de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de observância obrigatória em todo o território nacional. Capítulo IV – DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE – RENAME

Capítulo V – DA ARTICULAÇÃO INTERFEDERATIVA Seção I - Das Comissões Intergestores As Comissões Intergestores pactuarão a organização e o funcionamento das ações e serviços de saúde integrados em redes de atenção à saúde, sendo: I - a CIT, no âmbito da União; II - a CIB, no âmbito do Estado; e III - a Comissão Intergestores Regional - CIR, no âmbito regional, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde para efeitos administrativos e operacionais, devendo observar as diretrizes da CIB.

18 Seção II - Do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde O objeto do COAP é a organização e a integração das ações e dos serviços sob a responsabilidade dos entes federativos em uma Região de Saúde, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência aos usuários. O COAP resultará da integração dos planos de saúde dos entes federativos na Rede de Atenção à Saúde, tendo como fundamento as pactuações estabelecidas pela CIT. CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE

Disposições Essenciais: I.identificação das necessidades de saúde locais e regionais; II.oferta de ações e serviços de vigilância, promoção, proteção e recuperação da saúde em âmbito regional e interregional; III.responsabilidades assumidas pelos entes federativos perante a população no processo de regionalização; IV.indicadores e metas de saúde; V.estratégias para a melhoria das ações e serviços de saúde; CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE

Disposições Essenciais: VI.critérios de avaliação dos resultados e forma de monitoramento permanente; VII.adequação das ações e dos serviços dos entes federativos em relação às alterações realizadas na RENASES; VIII.investimentos na rede de serviços e as respectivas responsabilidades; IX.recursos financeiros disponibilizados por cada um dos partícipes para sua execução. CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE

Seção II - Do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde O MS definirá indicadores nacionais de garantia de acesso às ações e aos serviços de saúde no âmbito do SUS – diretrizes do PNS. O desempenho aferido a partir dos indicadores nacionais servirá como parâmetro para avaliação do desempenho da prestação das ações e dos serviços definidos no COAP. INDICADOR NACIONAL DE ACESSO

O COAP observará as seguintes diretrizes para garantia da gestão participativa: I - estratégias que incorporem a avaliação do usuário como ferramenta de melhoria das ações e serviços; II - apuração das necessidades e interesses do usuário; III - publicidade dos direitos e deveres do usuário em todas as unidades do SUS, inclusive nas unidades privadas que dele participem de forma complementar. CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE

Monitoramento, Avaliação, Controle e Fiscalização O SNA fará ocontrole e a fiscalização do COAP. O RAG conterá seção específicarelativa aos compromissos assumidos no COAP. Os partícipes devem monitorar e avaliar a execução: cumprimento das metas estabelecidas, desempenho e aplicação dos recursos. Dados sobre o COAP devem ser encaminhados aos Conselhos de saúde para monitoramento. CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE