FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Economia e Sociedade Mineradora
Advertisements

Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da.
Independência do Brasil
POMBAL E A REFORMA URBANA DA AMAZÔNIA Renata Araújo
Revisando... Tratado de Tordesilhas: foi assinado em 1494 entre Espanha e Portugal; estabelecia limites do território do "Novo Mundo" entre os dois países.
A Educação no Brasil Colônia
Quando o Brasil virou capital do Império Português
Independência do Brasil
Sociologia no Brasil Aspectos Historicos.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Onde? ING (início), FRA (auge);
Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani.
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
Período Pombalino Período Pombalino.
O Processo de independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL OBJETIVOS.
Sociedade Colonial Mineradora e a Ocupação do Território Brasileiro
PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Período em que a família real portuguesa instalou-se no Brasil.
A história da Educação Brasileira no período Pombalino
Prof. Livaldo Teixeira da Silva
A PREFEÊNCIA PELO ENSINO SUPERIOR
Independência do Brasil
A indepêndencia do Brasil
Brasil Colonial: a expansão para o interior.
O processo de Independência
“O Futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
História de Portugal Aula n.º 21 As «Luzes» em Portugal.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
AS REVOLTAS COLONIAIS Com a Revolução Industrial o mercantilismo entrou em crise. Portugal não se adequou aos novos tempos e, para superar a crise, aumentou.
Chegada da família real portuguesa.
I Reinado ( ).
ILUMINISMO Daniela Torres.
A educação no Império.
O governo Luso no Brasil
Livro p.132. Exercícios 1 ao 7/ 10 ao 19
EDUCAÇÃO NA COLÔNIA.
A Riqueza e a miséria do açúcar
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
História da Educação no Brasil
EMANCIPÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
A Educação no Brasil Império
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Reforma Pombalina.
O Império luso-brasileiro no século XVIII
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
Crise do sistema colonial: Conjuração Mineira
Cap. 5 - A Independência do Brasil
A Economia Colonial. A Economia Colonial Proibição de manufaturas na colônia Mercantilismo Pacto Colonial Proibição de manufaturas na colônia Monopólio.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Mineração e Revoltas no Brasil Colonial
CONHECIMENTOS PSICOLÓGICOS NO BRASIL A produção de conhecimento pertinente a área da Psicologia iniciou-se no Brasil logo após o descobrimento, precisamente.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Processo de Independência brasileiro: o declínio colonial Prof. Alan.
Despotismo Esclarecido Marquês de Pombal. Ministro e estrangeirado O Marquês de Pombal foi influenciado pelas ideias Iluministas enquanto viveu no estrangeiro.
Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia do Rio Grande Do Norte Disciplina: História do RN Professora: Débora Loane do Amaral e Souza A REVOLUÇÃO.
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
Como informado em sala de aula a 1ª prova é uma revisão de conteúdo - AULA 69 e 70. O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL Relembrando fatos importantes.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO: A EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA Faculdade Adventista da Bahia Daniela Reis

ASPECTOS CONTEXTUAIS DO BRASIL COLÔNIA ( 1500 - 1800) Político quanto a organização social: colonial Econômico social: agroexportador (agrária, latifundiária e escravista) Implantação do capitalismo mercantil e em seguida capitalismo industrial europeu Educação: Ensino Colonial

A SOCIEDADE BARSILEIRA NO PERÍODO COLONIAL Forma-se a partir da chegada dos portugueses ao Brasil, em meio a uma série de incursões mercantis. Tínhamos socialmente os que produziam, os donos dos meios de produção, os servidores públicos, financiadores e marginalizados. Assim, nas primeiras décadas, observávamos no Brasil a presença de poucos e uma sociedade muito rudimentar.

EDUCAÇÃO EM LINHAS GERAIS NO BRASIL COLÔNIA Podemos perceber as incursões jesuítas que objetivavam apenas imprimir o processo civilizatório e evangelístico. Neste instante podemos observar a resistência cultural africana. Em seguida apresentava um caráter culturalmente elitista.

A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL COLÔNIA Chega ao Brasil em 1549 os padres jesuíticos junto ao nosso primeiro governador geral: Tomé de Souza. Fruto da aliança entre a igreja e a coroa portuguesa. Objetivavam formar novos sacerdotes e dominar os instintos selvagens dos moradores do “novo” país. O ensino missionário se dava a partir da formação das missões que proporcionavam uma completa inserção jesuítica nas aldeias, visando “instruir”. Os mais abastados eram educados em ambiente doméstico. A base de formação elitista baseava-se no ensino dos cursos de humanidades, filosofia e teologia e obrigatoriamente deveriam ser concluídos na Europa.

MARQUÊS DE POMBAL

APÓS A REFORMA POMBALINA... Em meados do século XVIII o Marquês de Pombal, ministro do Rei D. José I expulsa os padres jesuítas de todo o império lusitano. O que representou para Portugal e Brasil? Educação pública em Portugal e aulas régias no Brasil. Ainda no século XVIII observamos que com a mineração o Brasil passa a pagar o preço pelo desenvolvimento português. Então, em 1808 os portos são abertos aos ingleses, a partir da transferência da corte portuguesa para o Brasil e conseqüente vinda de D. João.

JÁ COM D. JOÃO... Verificamos um impulso político e cultural Academia Real da Marinha (1808) Academia Real Militar (1810) Criação dos cursos de cirurgia, anatomia e medicina (1808 – 1809) Jardim Botânico, Museu Nacional, Imprensa Régia. Em 1822 temos a proclamação da república