Projeto de Extensão Elementos para a elaboração da justificativa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO SEMEANDO PAZ O PROJETO SEMEANDO PAZ TRAZ CONSIGO RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL, SOCIAL E CULTURAL.
Advertisements

Bem-vindos!.
Apoio Integrado e Coletivo MS
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Proposta para Rede Regional de Altos Estudos em Segurança com Cidadania SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA Ministério da Justiça.
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
A experiência com o Projeto Rondon 2009: uma análise da sua influência na formação profissional do bacharel em Turismo Paula Grechinski Demczuk.
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Programa Especial de Treinamento
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Políticas Públicas.
Educação Permanente em Saúde :
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Convidamos vocês a dedicar um tempo à oração introdutória para a assimilação progressiva de nosso Projeto Apostólico Comum, como Províncias Jesuíticas.
Convidamos vocês a dedicar um tempo à oração introdutória para a assimilação progressiva de nosso Projeto Apostólico Comum, como Províncias Jesuíticas.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
JUNTOS VAMOS GARANTIR AOS NOSSOS ESTUDANTES O DIREITO DE APRENDER
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Portfólio de Estágio Supervisionado
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Universidade X Sociedade: A extensão como processo de transformação
Reflexões Fundamentais Campanha da Fraternidade 2011 Prof. José Augusto Abreu Aguiar.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
POLO UAB/UNICENTRO - PRUDENTÓPOLIS-PR CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Sirineia Roman da Silva.
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Prof. Dr. Franclin Nascimento Goiânia/GO, 09 de novembro de 2012
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Apresentação Campanha da Fraternidade 2013 retoma o tema Juventude. Se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades,
Coordenação: Luciana Marcassa (UFSC)e Comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Universidade Federal de Uberlândia
Política Educacional Brasileira
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Promoção à saúde, risco e o controle do social. Nova Saúde Pública e risco SAUDÁVEIS NÃO SAUDÁVEIS Segundo Petersen, dissolução de fronteiras: todos em.
PROJETO ARTICULADO DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA UNIVERSIDADE ABERTA Apresentação para Grupo Soges, União Européia e Representantes do Ministério de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
57º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
TÍTULO : ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E MONITORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ACADÊMICAS: PROFESSOR ORIENTADOR: TURMA: INSTITUIÇÃO:
LUMEs: L ugar de U urbanidade ME tropolitana. Mobilização Social para Implementação do Processo Permanente do Planejamento Metropolitano da RMBH Programa.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
1. 2 METODOLOGIA DE EXTENSÃO RURAL MÉTODOS 1º Momento Conhecimento da realidade 2º Momento Organização da ação e gestão social 3º Momento Execução da.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Extensão Elementos para a elaboração da justificativa

Por que devemos elaborar um projeto de extensão?

Argumentos apresentados pelo acadêmicos do 5º Período de Libras – Unochapecó Promove a articulação: Universidade – Sociedade – Estudante Promove o protagonismo do estudante Promove a formação cidadã – os valores de cidadania Promove a Interdisciplinaridade

Promove a transformação da Sociedade: Melhora a qualidade de vida da população Contribui para o desenvolvimento da sociedade: extensão e difusão do conhecimento Estender o conhecimento acumulado Contribui para a qualidade acadêmica: exige pesquisa, aprofundamento e aproxima à realidade Democratiza, compartilha o acesso ao conhecimento produzido

Tem Impacto social: Promove a diversidade, o diálogo entre os diferentes saberes Promove a troca de saberes entre a sociedade e a universidade Traz temas da realidade que precisam ser desenvolvidos na universidade