ADEQUAÇÃO DA LAVRA DE CAULIM ÀS DIRETRIZES AMBIENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recuperação de áreas degradadas da mineração de carvão
Advertisements

NRM - Normas Regulamentadoras da Mineração - Especificidade na Indústria de Areia e Brita Bom dia senhoras e senhores. Lavra a Céu Aberto.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Engenharia de Minas.
Planejamento do Sistema Urbano de Drenagem
EXPLORAÇÃO FLORESTAL.
Ciclo de vida do produto
MOVIMENTO DE TERRA 1ª Parte.
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
Aspectos Construtivos das Lagoas de Estabilização
OBRAS DA CAESB - SITUAÇÃO AMBIENTAL -
PESQUISA EM CONSERVAÇÃO DE FLORESTAS E DO MEIO AMBIENTE
NRM 20 Suspensão e Fechamento de Mina
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Recursos Minerais.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
Sobre a atividade Quais objetivos tenho que alcançar?
Métodos de lavra e procedimentos operacionais
PROGERIRH / PRODHAM.
E.M.E.F São Jacó Nomes: Agatha e Brenda Data: 29/06/12.
Estrutura Interna da Terra
EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
IV SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE O USO DA ÁGUA NA AGRICULTURA I SIMPÓSIO ESTADUAL SOBRE USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA - Passo Fundo: 11 a 14 abril de 2011 Segurança.
POR: Lic. ISRAEL FREITAS NONGANDO DOMINGOS
Sustentabilidade.
IBRAM – INSTITUTO BRASILEIRO DE MINERAÇÃO
WORKSHOP BARRAGENS DE REJEITO SUSTENTABILIDADE DE LONGO PRAZO
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Resgate e produção de mudas
M.Sc. Marcos Sillos, Quim. Consultor GTI, Diretor Edutech Ambiental.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
FNO Fundo Constitucional de Financiamento do Norte.
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
27/08/2008Slide 1 de 29 Ministério Público Federal Procuradoria da República no Município de Criciúma/SC 2º Relatório de Monitoramento dos Indicadores.
FIGURA 70: Influências da Erosão da Bacia no Curso D’Água
Componentes: Cesar Martin João Glauber Paulo Vítor Wendell Magalhães.
Os solos e a agricultura
ARENITO GROSSO A CONGLOMERÁTICO ARENITO CONGLOMERÁTICO
Regularização Ambiental dos Portos
1.Escolha da Instituição Financeira Os recursos do Programa A B C podem ser solicitados por produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas.
Conclusão Material e Método Fundamentação teórica Introdução Referências Bibliográficas Resultados e Discussões. Transformando realidades: produtor rural.
PROJETO RENASCENTE DE ARAUCÁRIA
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
PLANEJAMENTO de longo prazo
Conclusão Material e Método Fundamentação teórica Introdução Referências Bibliográficas Resultados e Discussões. Utilização da biodigestão anaeróbia da.
Parte III Gestão Ambiental.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
Recuperação de áreas degradadas Porto Alegre, 17 de setembro de 2015
Introdução à Geologia..
Licenciamento, Monitoramento e Exercício Profissional.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO ICMS ECOLÓGICO Componente Resíduos Sólidos Eliane C. D. Ribeiro de Barros Campo Grande /
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Impactos da mineração e novo Código Carlos Bittencourt IBASE Comitê Nacional em defesa dos territórios frente à mineração Dezembro de
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Avaliação de impactos “Metodologia quali-quantitativa” RCA/PCA.
GESTÃO AMBIENTAL Capítulo 6:. INTRODUÇÃ O Até a década de 1960 os problemas ambientais eram um tema restrito a um pequeno grupo de ecologistas, pois eram.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO LICENCIATURA EM LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA MODALIDADE.
PROEVA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ÁGUA Autora: Alessandra Stinghen Coautora: Taline Luise Behling.
ESTUDOS PRELIMINARES DO POTENCIAL DE GERMINAÇÃO DE SCHINUS LENTISCIFOLIUS, MARCH EM ÁREAS CONTAMINADAS POR CROMO OU COBRE Slomp, D.V.; Azzolin, M.; Silva,
Transcrição da apresentação:

ADEQUAÇÃO DA LAVRA DE CAULIM ÀS DIRETRIZES AMBIENTAIS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FACULDADE DE ENGENHARIA Campus João Monlevade ADEQUAÇÃO DA LAVRA DE CAULIM ÀS DIRETRIZES AMBIENTAIS Geraldo Sávio Kelly de Souza Letícia Martins Lílian Freitas João Monlevade 2012

INTRODUÇÃO A empresa Colorminas Colorifício e Mineração S.A. opera em Pantano Grande/RS desde 1977, extraindo cerca de 15 mil t/mês de matéria-prima para a indústria cerâmica.

- Nesse período as normas ambientais vigentes permitiram a geração de passivos ambientais, principalmente nas áreas exauridas de depósitos de caulim e argila/areia anortosítica. - Com a aplicação de novas diretrizes ambientais e a necessidade de licenciamento, a empresa reformulou sua estratégia de mineração. - As principais medidas adotadas foram sanear seus passivos e em cada frente de lavra recuperar as áreas em concordância com a legislação ambiental vigente. - Esse trabalho apresenta o resultado da recuperação de três área mineradas, a readequação dos procedimentos operacionais e o investimento realizado.

ASPECTOS GEOLÓGICOS - A região de Pantano Grande – RS, é a única região do Sul do Brasil onde ocorrem jazimentos de rochas anortosíticas. - A ação do intemperismo na faixa superior do maciço anortosítico deu origem às camadas de materail argiloso e caulins. - O material extraído na área é de fundamental importância na produção de revestimentos cerâmicos pelo processo de monoqueima porosa. - As unidades litológicas do local são: o Anortosito Capivarita e Granito Encruzilhada.

ASPECTOS ECONÔMICOS O valor total investido na implantação e execução do projeto foi dividido em 5 grupos: - Utilização de equipamentos ( 57%): conformação de bancadas, limpeza de bacias, implantação de sistema de drenagem, etc. - Administrativos (29%): horas dos técnicos, taxas licenças ambientais, transporte, hospedagem, alimentação, programas de educação ambiental. - Revegetação e Monitoramento (7%): aquisição de semente, adubação, mão-de-obra, mudas de árvores, análises de água. - Benfeitorias (2%): construção de almoxarifado, pisos impermeáveis, etc. Outros ( 5%) : demais atividades e imprevistos.

PROCEDIMENTOS DE READEQUAÇÃO E RECUPERAÇÃO - Readequação da topografia das frentes de lavra; - Foi implantado um sistema de drenagem para evitar que águas pluviais causassem a ruptura dos taludes e o desenvolvimento de focos de erosão. - As bancadas construídas foram corretamente dimensionadas para não haver movimento de blocos.

- O depósito de estéril (pilhas não conformadas) foi todo remodelado e foram construídas bancadas; - Foram feitos 3 ciclos de plantio para estancar a erosão e fixar a vegetação, minimizando os impactos de assoreamento e contaminação do recurso hídrico. Demora e dificuldade de recuperação devido a instabilidade do solo, porosidade, falta de estrutura; - Após a conformação final foi feito o processo de distribuição do solo, da parte orgânica e então iniciou-se a semeadura.

- Áreas de preservação permanente – modelo sucessional; - Minas cercadas; - Análises da água – 22 pontos; - Bacias de sedimentação e material depositado; - Pisos impermeáveis; - Parte social: palestras, visitação, plantio de mudas.

DISCUSSÕES - A implantação e operação do projeto “Colorminas: mineração com responsabilidade”, incidiu em 13,5% do custo de produção das três áreas mineradas. - O custo ambiental não cresce proporcional com a produção. - Os procedimentos ambientais devem ser iniciados durante a implantação e continuados após o término das operações de lavra, evitando-se que, ao final da lavra, quando não há mais ganhos financeiros, o capital destinado por ela para esse fim seja insuficiente.

CONCLUSÃO - As mudanças adotadas pela empresa para a recuperação das áreas degradadas foram satisfatórias. Todas as frentes exauridas estão em processo de recuperação e todas as áreas regularizadas. - O projeto será de extrema valia para outras empresas, já que visa minimizar o investimento necessário ao fechamento de uma mina.

REFERÊNCIA COSTA, João Felipe Coimbra Leite; KOPPE, Jair Carlos; LUFT, Cláudio F.; PICARELLI, Simone. Adequação da lavra de caulim às diretrizes ambientais. Ouro Preto: Revista Escola de Minas, 2008. pág.179-184.