CONTROLO DE GESTÃO Corporate Control and Corporate Governance 2015/16 Isabel Pedro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Socrates Grundtvig 2 Learning Partnership
Advertisements

Balanced Scorecard.
DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ENGENHARIAS DISCIPLINA: INGLÊS FUNDAMENTAL - NOITE PROFESSOR: JOSÉ GERMANO DOS SANTOS PERÍODO LETIVO
Planejamento Estratégico AULA 9 Março/2011
PLANO DE AULAS TURMA GRPB02.
PLANO DE AULAS TURMA GRPA02.
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
METODOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Prof. Dr. rer. nat. Daniel D. Abdala 1.
Avaliação Constituição dos grupos de trabalho:
IN PAIRS: Talk to a friend about what is happening in the pictures below. EM PARES: Converse com um amigo sobre o que está acontecendo nas figuras abaixo).
Como fazem os que fazem as melhores empresas para se trabalhar Prof
10/ Daily Goal Sheet & Daily Checklist for Teachers Folha do Objetivo Diário & Checklist diário para os Professores By Por David Batty PSNC #7.
Estágio Profissional de Balanced Scorecard aplicado a Human Resources Plano de Estágio Lisboa, 19 Junho 2007.
1Chart Album O que Fazemos? Inovação Aplicada Apoio a Start-Ups e PMEs Recupe- ração de Empresas Cultura de Inovação Internacionalização 2 Fonte: Roland.
1 st HALF OF 2005 RESULTS. Grandes marcas, preços baixos, todos os dias. Bovespa: LAME3 (CS) LAME4 (PS) 2 Operating Highlights Expansion of Store Network.
#Portfolio Technology & Information Applied. Extraction of Budgetary Data, Financial, Accounting & Construction Dashboards for Analysis, Data Management.
MAP_INT n o 1 / 17 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
“Fly Like An Eagle Training” Guest Speaker Tania Diniz.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 3: Utilizando Legends Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
fábrica de software conceitos, idéias e ilusões
Simplificação dos Modelos i* Trabalho de Fernanda Alencar Clarissa César Borba.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 6: Quantitativos de áreas precisos Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos.
3Q05 RESULTS. Grandes marcas, preços baixos, todos os dias. Bovespa: LAME3 (ON) LAME4 (PN) 2 Operating Highlights Profitability Consolidated EBITDA grew.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 5: Trabalhando em colaboração Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos –
Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 4: Representação gráfica de diversas fases Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
W2i Digital Communities Best Practices Awards Wireless: Uma Rede de Cidadania Project Lead:Date: 30/10/2006 Organization: Prefeitura de Sud MennucciCountry:Brazil.
Video Capítulo 8: Impasses. Silberschatz, Galvin and Gagne  Video Operating System Concepts Assuntos n Modelo de Sistemas n Carcterização de.
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
10 o Simpósio Brasileiro de Computação Musical3 a 6 de Outubro de A User-Friendly Graphical System for Room Acoustics Measurement and Analysis Leo.
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 1: Configurando um template Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
Ordem de venda com preço fixo e faturamento baseado em T&M SAP Best Practices.
Lessons Learned nº 1 (N.º 17 - Team-up Sports) SUMMER OF STARTUPS.
© 2012 Autodesk Utilizando Suites Workflow - Autodesk Revit para o Autodesk 3ds Max Design Módulo 1 – Configurando o Suites Workflow Mauricio Antonini.
© 2012 Autodesk Utilizando Suites Workflow - Autodesk Revit para o Autodesk 3ds Max Design Módulo 2 – Performance na Exportação Mauricio Antonini Especialista.
Building an Enterprise Architecture: The Popkin Process.
‘Internet rights and wrongs. Choices and challenges in a Networked World’ Hillary Clinton George Washington University, February 2011.
Apresentação de Bases de Dados Programa Bibliografia Planeamento teóricas e práticas Avaliação Corpo docente.
Brazilian National Commission on Social Determinants of Health (BNCSDH)
PRODEMA/UFC Prof. Rogério César, Ph.D.
Global Summit of Women 2015 PRODUCED IN BRAZIL Best Practices in Driving Ethical Businesses Luciane Ribeiro.
Effects of Teaching Strategies supported by Information and Communication Technologies on satisfaction and learning of college students Andreia Araujo.
Fábrica de software princípios, conceitos, e ilusões
Redes Sociais Online ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa MCCTI Mónica Oliveira 13 de Março de 2013.
Uma Abordagem para o Estudo de Valor em Processos de Software: Aplicando VBSE ao EUP Gustavo Tibério
Modelos Computacionais para Simulação do Processo de Expansão da Esquistossomose na Área Litorânea de Pernambuco
RIO DE JANEIRO BY APOSTOLIS KOMNINOS PUPIL OF E2 CLASS.
Apresentação REVISTAS Alexandre Lucas 2º. Trimestre
© 2007 IBM Corporation Academic Initiative 07/05/07 Aula 2 – Parte 1: Java Basics Autores: Argemiro José de Juliano Marcos
Universidade de Brasília Laboratório de Processamento de Sinais em Arranjos 1 Adaptive & Array Signal Processing AASP Prof. Dr.-Ing. João Paulo C. Lustosa.
Benchmarking em gestão de carreiras. Ideias-chave  O conceito de sucesso organizacional mudou  “Being engaged in challenging work, continuous learning,
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL- Políticas e Cooperação Internacional PROGRAMA 1. Introdução. Delimitação do Objecto de Estudo. Quadro Conceptual e Metodológico.
Estrutura da empresa Síntese SAP Best Practices. ©2014 SAP AG. All rights reserved.2 Estrutura Organizacional Baseline Package Área Contab. Custos 1000.
Data Warehousing & Business Intelligence PPGIA/BSI – DEINFO – UFRPE Ceça Moraes
Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos Serviço de Biblioteca Skills developed by students of.
Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida - Portugal Portugal Henrique Barros HIV AIDS.
CELEBRATION DATES CELEBRATION DATES.  Introduction: P arties, firework display, recreations, love, faith, patriotism, citizenship... Do you want to know.
Abril 2016 Gabriel Mormilho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Departamento de Administração EAD5853 Análise.
Lógica Programável e VHDL Prof. Marcio Cunha Aula 00 – Apresentação da Disciplina.
Pesquisa Operacional aplicada à Gestão de Produção e Logística Prof. Eng. Junior Buzatto Case 4.
Pesquisa Operacional aplicada à Gestão de Produção e Logística Prof. Eng. Junior Buzatto Case 3.
Engineering Economics
Corporate Control and Corporate Governance
Teste e Qualidade de Software
Trainers and Co-Trainers
Tópico 7 Custeamento por Ordem
Informações Diversas para o Trabalho de Grupo
Corporate Control and Corporate Governance
Wondershare software On the [View] menu, point to [Master], and then click [Slide Master] or [Notes Master].
Adição e Multiplicação
62th INTOSAI Governing Board Meeting Vienna, October , 2011
Transcrição da apresentação:

CONTROLO DE GESTÃO Corporate Control and Corporate Governance 2015/16 Isabel Pedro

Program 1.Models of Corporate Governance The role of stockholder and Steakholders 2. Management Control System: Key Ideas Value chain analysis; managing for the "performance" business; Agency Theory and its implications for management; the instruments used to control management; 3. Financial Information Requirements Financial information objectives relevant to management Costs and margins segmentation methodology: absorption and contribution methods, Economic Value Added and value management by residual income 4. Process-based management Organizing the information management process in process-based organizations; Financial information in a logic of activity-based cost management (ABC) 5. Organization through responsibility centers (profit centers). Different perspectives in defining the organizational structure; Performance evaluation criteria of responsibility centers. Transfer prices methods 6. Planning and Activity Monitoring Planning and monitoring targets Performance measurement systems: Tableau de bord and Balanced Scorecard, Executives Information systems (EIS), Contributions to the model of performance evaluation

Programa 1. Modelos de Corporate Governance Papel dos Acionistas e dos Steakholders 2. A Gestão Empresarial e a sua missão A criação de valor e o papel do controlo de Gestão; Gerir no sentido da "performance" empresarial; A Teoria da Agência e suas implicações na gestão; Instrumentos de controlo de gestão; 3. A Gestão da Informação Financeira Os instrumentos de informação financeira; Análise de valor numa perspectiva multidimensional. Da MCR (margem de contribuição residual) ao Economic Value Added (Lucro económico). A criação de valor para o Acionista. 4. A Gestão com base nos processos Da gestão funcional à gestão por processos; Activity-based Costing; A informação financeira numa lógica de gestão baseada nas atividades Apuramento dos resultados pela metodologia ABC 5. A Organização através de Centros de Responsabilidade: centros de custo e centros de Lucro (Profit Centers) Perspectivas nas definição da estrutura organizativa; A definição e características dos centros de responsabilidade; Modelos de avaliação da "performance" financeira; Sistemas de preços de transferência interna; 6 A estruturação da informação Do Tableau de Bord ao Balanced Scorecard Metodologia na sua concepção e implementação; Da Contabilidade Geral à Contabilidade Analítica; Sistemas de informação para executivos (EIS); Contributos para o modelo de avaliação do desempenho.

Bibliografia Principal Temas de Contabilidade de Gestão : Os Custos, Os Resultados e a Informação para a Gestão: ? FRANCO, V., OLIVEIRA,A.,MORAIS,A.,OLIVEIRA,B.,LOURENÇO,I.,JESUS,M.A.,MAJOR,M.J. e SERRASQUEIRO, R ª Edição, Livros Horizonte: Lisboa Management and Cost Accounting: DRURY, C th edition, London: Thomson Management and Cost Accounting: ? HORNGREN, C.; BHIMANI, A.; DATAR, S. e FOSTER, G rd edition, Prentice-Hall: Europe Secundária  Management Accounting: GARRISON, R.H., NOREEN, E., SEAL, W European Edition, McGraw-Hill Education.  Contabilidade Analítica: PEREIRA, C. e FRANCO, V Rei dos Livros: Lisboa  The Management Control Function: Anthony, R.N Cambridge, Mass.: Harvard University Press  Activity-Based Costing and Management: Ernest Glad and Hugh Becker 1997 John Wiley & Sons, Inc., New York  Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores: Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues ª Ed. Lisboa, ÁREAS EDITORA  Performance drivers - a pratical guide to using the balanced scorecard : Olve, Nils-Goran, Jan Roy and Magnus Wetter 1999 Wiley  Activity Accounting - An Activity-Based Costing Approach : Brinsom, J.A John Wiley & Sons, Inc.  Principales et mise en place du Tableau de Bord de Gestion : Guerny,J., J.C.Guiriec, J.Lavergne ª Ed. Paris, J.Delmas et Cie  The Balanced Scorecard : Kaplan, R. and Norton, D Harvard Business School Press., Boston

Métodos de Avaliação / Assessment Process 1.ª época: 3 Trabalhos de grupo, (1 com apresentação oral) (50%) + teste escrito de 1h 30`(50%) (nota mínima 8 valores) 2.ª época (de recurso, para repescagem ou melhoria) – Os alunos podem repetir o teste (1h30`), mantendo a nota do trabalho ou fazerem exame final de 3h (100%) Constituição dos grupos: Os grupos de trabalho deverão ter um máximo de 4 pessoas. Os alunos deverão entregar a constituição dos elementos do grupo (nr. de aluno, nome e fotografia) até dia 27 de Setembro para o 1 st season: 3 Group project (1 with oral presentation) (50%) + written test (duration: 1h 30` - 50%) (minimum grade 8 points) 2 nd season (during the examination period) - Students can repeat the test (1h30`), keeping the grade of the group projects or attend a final exam (duration: 3h - 100%) Groups´ creation: groups shall have a maximum of 4 people. Students must provide until September, 27 the group composition, containing number, name and photo of the group members, to

Avaliação 1.º Trabalho: Apresentação feita pelo grupo de trabalho em power point, de um tema. Numero de slides entre 25 e 30. Os temas são todos diferentes e apresentados aos alunos no dia 28/9. Os trabalhos são atribuídos pelos grupos de forma aleatória. A entrega do trabalho deverá ser feita por até às 24 horas do dia 08/10. As apresentações dos trabalhos terão lugar nos dias 14 e 17 de dezembro. A ordem de apresentação será definida posteriormente. Após a apresentação cada um dos outros grupos deverá fazer pelo menos 2 perguntas ao grupo que está a apresentar. A avaliação de cada grupo terá em consideração não só a apresentação do próprio grupo mas também a participação em relação à apresentação dos outros grupos.

Assessment 1st Work: Presentation of a given theme, by the working group, in power point. Number of slides between 25 and 30. The themes are all different and presented to the students on September, 28. Themes are assigned to groups randomly. The presentation must be sent by up to 12pm of October, 8. The presentations of the work will take place on December 14 and 17. The order of presentations will be defined later. After presenting each of the other groups should do at least 2 questions to the group that are presenting. The evaluation of each group will take in consideration not only the presentation of the group itself but also the participation, questions done about the presentation of the other groups.

Avaliação 2.º e 3.º trabalhos. Resolução de um caso/exercício em grupo, na sala de aula e sem consulta. Poderá haver notas diferentes para os diversos elementos do grupo caso verifique que existem elementos que não participam de forma ativa. Após a entrega do caso/exercício também poderá ser solicitado a um ou dois grupos que expliquem aos restantes grupos a resolução que fizeram. Datas: 26/10/2015 e 19/11/2015 A nota mínima no conjunto dos 3 trabalhos é 10 valores. O conjunto dos 3 trabalhos valem 50% da nota total.

Assessment 2. nd and 3. th work Resolution of a case/exercise by the group, in the classroom and without consultation. The elements of the group can have different classification if I see that someone do not participate actively. After the work be finished one or two groups may have to explain to the other groups the resolution they have done. Date: 26/10/2015 and 19/11/2015 The minimum grade in all the three works is 10 marks. The set of three works correspond to 50% of the total score.

Management Control Important Dates:  Definition of the group´s work members: until September, 27  Delivery of the report of the group´s work: October, 8  Group´s work in class: October, 26  Group´s work in class: November, 19  Public presentation of group´s work: week December, 14 and 17  Test: December, 10 ( h)  Exam: January, 11 Office hours: Prof.: Isabel Pedro Thursday: 14h – 15h (Tagus Park – 2N8.10) and by appointment.