Caráter se aprende na família e na escola

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Transcrição da apresentação:

Caráter se aprende na família e na escola

EDUCAÇÃO FORMAL: NA ESCOLA NÃO FORMAL : NA FAMÍLIA INFORMAL : FORAS DESSES MEIOS

AUTORIDADES ANÔNIMAS na educação informal ATUAM COMO FORÇAS INVISÍVEIS SOBRE A PERSONALIDADE E O CARÁTER DO INDIVÍDUO FUNCIONAM COMO PRESSÕES A DESAFIAR A ESTABILIDADE DE SUA ESTRUTURA PESSOAL O INDIVÍDUO PODE OU NÃO TER CONSCIÊNCIA SOBRE O QUE APRENDE NÃO HÁ UM CONTROLE OU UM PLANEJAMENTO SOBRE O QUE DEVERÁ SER ASSIMILADO

EDUCAÇÃO INFORMAL POR SER ALEATÓRIA, NEM TUDO QUE É INTERNALIZADO (ASSIMILADO) É MORAL E ÉTICO APRENDE-SE “COM A VIDA”, “POR TABELA” FORÇAS INVISÍVEIS E SUBLIMINARES QUE INFLUENCIAM O INDIVÍDUO DE TODAS AS MANEIRAS E A QUALQUER MOMENTO

A CULTURA, AS LEIS, A MODA, A NATUREZA, AS CRENÇAS E A MÍDIA QUEM SÃO ESSAS FORÇAS INVISÍVEIS QUE MEXEM COM A ESTRUTURA DE PERSONALIDADE E DE CARÁTER? A CULTURA, AS LEIS, A MODA, A NATUREZA, AS CRENÇAS E A MÍDIA

CULTURA É TODO UM COMPLEXO QUE ABRANGE O CONHECIMENTO, AS ARTES, AS CRENÇAS, AS LEIS, A MORAL, OS COSTUMES E TODOS OS HÁBITOS E APTIDÕES QUE O HOMEM ADQUIRE NÃO SÓ PELO CONTATO COM A FAMÍLIA, MAS COMO MEMBRO DA SOCIEDADE EM QUE VIVE.

A CULTURA E A GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO: TERMO USADO PARA DESIGNAR AS EXTRAORDINÁRIAS E VERTIGINOSAS MUDANÇAS QUE OCORREM NO MUNDO MODERNO: NOVAS TECNOLOGIAS, NOVAS ESTRUTURAS SOCIAIS, NOVA ECONOMIA, NOVA CULTURA

NO CONTEXTO TECNOLÓGICO A CULTURA QUE CRIAMOS E SUSTENTAMOS COM NOSSAS REDES DE COMUNICAÇÕES DETERMINA NÃO SÓ NOSSOS VALORES, CRENÇAS E REGRAS DE CONDUTA, MAS ATÉ A NOSSA PERCEPÇÃO DA REALIDADE. OS SERES HUMANOS EXISTEM NUM CONTEXTO DE LINGUAGEM, QUE A PARTIR DE UMA TEIA LINGUÍSTICA ORDEM NOSSOS PENSAMENTOS E CRIAM O MUNDO.

A CONTRACULTURA A REVOLUÇÃO SOCIAL DOS ANOS 60 SUBSTITUIU O COMPORTAMENTO RÍGIDO DOS ANOS 50 POR UMA LIBERDADE SOCIAL O QUE ERA IMORAL PASSOU A SER VALORIZADO E MODERNO HOUVE A FLEXIBILIZAÇÃO DOS COSTUMES AGREGOU-SE NOVAS ATITUDES AMEAÇANDO OS VALORES ÉTICOS ATÉ ENTÃO TRADICIONAIS

NOVO MODELO O MUNDO SEMPRE MUDOU, MAS NÃO COM TANTA VELOCIDADE E O TEMPO? SOBRA TEMPO HOJE? OS DIAS ESTÃO MENORES? REARRANJO SOCIAL: QUAL A NOVA ORDEM SOCIAL? É FUNDAMENTAL A COMPREENSÃO DE QUE A CONECTIVIDADE GLOBAL REVOLUCIONOU AS BASES DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL!

AS LEIS CONDUZEM O SUJEITO À PRÁTICA DA RETIDÃO DE CARÁTER E À MORALIDADE ILIBADA PELA COERÇÃO, IMPONDO, SOBRE A VONTADE MORAL DELE, O IMPERATIVO DA LEI.

AS LEIS DELIMITAM A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE AÇÃO DO INDIVÍDUO E DE CERTA FORMA O PROTEGEM DE PUNIÇÕES LEGAIS.

MAS O QUE QUEREMOS? A OBRIGAÇÃO DE SE MANTER CORRETO POR FORÇA DA LEI OU UM INDIVÍDUO DE CARÁTER PROBO, MORALMENTE E ETICAMENTE CORRETO?

ISTO TEM QUE SER EXAUSTIVAMENTE TRABALHADO ISTO TEM QUE SER EXAUSTIVAMENTE TRABALHADO! O EXEMPLO É UM EXCELENTE PROFESSOR!

A MODA DE TODA FORMA PROCURA-SE ESTAR NA MODA PORQUE É A MANEIRA DE SE SENTIR MAIS BONITO, MAIS IMPORTANTE, MAIS INFLUENTE, MAIS INTELIGENTE, TAL QUAL AQUELAS PESSOAS CONSIDERADAS RICAS, FAMOSAS E BEM-SUCEDIDAS

INFLUÊNCIAS DA MODA A MODA CRIA NECESSIDADES DE CONSUMO QUE NÃO EXISTIRIAM SE ELA NÃO INFLUENCIASSE ESCRAVIZA TRANSFORMANDO DESEJOS EM NECESSIDADES PREMENTES. PELO MODISMO, OS ADOLESCENTES SE DEIXAM LEVAR PELOS HÁBITOS DO GRUPO QUE FREQUENTAM SEM PERCEBER QUE, MUITAS VEZES EXTRAPOLAM OS LIMITES ACEITOS PELA MORAL E BONS COSTUMES.

A MODA E A FAMÍLIA Pais de jovens vão se acostumando com a nova forma dos filhos se portarem, amenizando o estresse da mudança e flexibilizando as antigas exigências das gerações passadas.

A MODA E OS DEFEITOS DE CARÁTER O NÃO ESTAR NA MODA PODE LEVAR A UM SENTIMENTO DE BAIXA AUTOIMAGEM E O SENTIDO DE VALOR PESSOAL, DANDO VAZÃO AO SURGIMENTO DE VÁRIOS DEFEITOS DE CARÁTER: VAIDADE:SUPER AUTO VALORIZAÇÃO INVEJA: PASSA A DESDENHAR E MONOSPREZAR O QUE É DO OUTRO COBIÇA: NÃO CONSEGUE O QUE QUER E PASSA A DESEJAR O QUE É DOS OUTROS APATIA OU DESÂNIMO E VERGONHA: QUANDO NÃO PODE ESTAR NA MODA IRRESPONSABILIDADE E INGRATIDÃO

A NATUREZA CATÁSTROFES, ENXENTES, INTERFERÊNCIAS NATURAIS SÃO TRAUMATIZANTES

NATUREZA E SUA INFLUÊNCIA VÍCIOS DE CARÁTER VIRTUDES COVARDIA INSEGURANÇA AVAREZA EGOÍSMO VITIMIZAÇÃO PREGUIÇA GENEROSIDADE SOLIDARIEDADE COOPERAÇÃO DETERMINAÇÃO GRATIDÃO

OU SEJA: UM CARÁTER BEM EDIFICADO NÃO SE DEIXA ABATER PELAS FORÇAS EXTERNAS DO MEIO EM QUE VIVE!

AS CRENÇAS AQUILO QUE SE CRÊ COMO VERDADEIRO CONSTITUEM-SE POR MENSAGENS QUE VÃO SENDO RECEBIDAS DOS PAIS OU DE OUTRAS AUTORIDADES, DESDE A INFÂNCIA, FICANDO GRAVADAS NA MEMÓRIA, MESMO SEM A PESSOA SE DAR CONTA DISSO.

AS CRENÇAS E AS EXPERIÊNCIAS DE REFERÊNCIA A PARTIR DO MOMENTO QUE UMA CRENÇA SE INSTALA NO SISTEMA MENTAL DO INDIVÍDUO, ELE PASSA A APRESENTAR COMPORTAMENTOS DETERMINADOS PELA MESMA A PRIMEIRA VEZ QUE UMA EXPERIÊNCIA ACONTECE NA VIDA DA PESSOA FICA REGISTRADA NO CÉREBRO E SERVIRÁ DE BASE PARA OUTRAS EXPERIÊNCIAS NEGATIVAS OU POSITIVAS.

A MÍDIA É A MAIS COMPLEXA E SERVE DE VEÍCULO PARA AS DEMAIS AUTORIDADES ANÔNIMAS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO PODEM TRAZER UM ENTRETENIMENTO QUE SERVE DE EVASÃO: DA REALIDADE, DAS OBRIGAÇÕES E DAS RESPONSABILIDADES E COMPROMISSOS

É COMUM A VALORIZAÇÃO DOS VILÕES DAS HISTÓRIAS, EM DETRIMENTO DAS BOAS ATITUDES E VIRTUDES DOS HERÓIS, O MAIS GRAVE É QUE O ENREDO DESSES CONTEÚDOS NÃO FAZEM DESCRIMINAÇÃO ENTRE O QUE É CERTO OU ERRADO, DEIXANDO A CRIANÇA SEM A PERCEPÇÃO DO QUE É TER BOM OU MAU CARÁTER.

TORNA-SE NECESSÁRIO PROMOVER DE FORMA PERMANENTE UMA EDUCAÇÃO PARA A MÍDIA, QUE PREPARE CRIANÇAS E ADOLESCENTES A SE DEFENDEREM DAS CILADAS E PERIGOS DO MUNDO MIDIÁTICO. Uma formação de uma mentalidade reflexiva para desenvolver nas pessoas a capacidade de discernimento.

A rigor, a nova ética, que se reivindica para o século XXI, requer a participação coletiva, exaustivamente, o trabalho de todos!

EDUCAR É TRABALHOSO, EXIGE TEMPO, PACIÊNCIA, PERSEVERANÇA, MAS VALE A PENA!

COLÉGIO PERES GUIMARÃES