O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SURPREENDA-SE SURPREENDA-SE SURPREENDA-SE
Advertisements

Aprendendo a pensar A maioria das aulas que tive foi expositiva. Um professor, normalmente mal pago e por isso mal-humorado, falava horas a fio, andando.
Pedagogia da pesquisa-ação
PROJETO Oficina de Expressão
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
O TEMPO DE DEUS.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Orientação Educacional
MEU FILHO SEM PALAVRAS.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
AMAR COMO JESUS AMOU Adaptação de Vaz Nunes
AO MEU PAI.
Alguém Te Disse....
ALGUÉM JULGOU, ALGUÉM! NINGUÉM ALI ERA BOM O SUFICIENTE PARA DOMINAR LIBRAS (LINGUAGEM DE SINAIS). PENSARAM EM CHAMAR UM PROFISSIONAL, MAS.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
A Marca de Amor.
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Projeto: Conta que eu conto
A estrada da vida Letícia Thompson SOM.
Isabel Cristina Gorla, Larissa Cristiane da Silva Maria Helena Colombo Pecin, Maria Helena de Oliveira e Silva De Nardi e Marisa de Fátima Cardozo Albino.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
Um excelente nadador tina o costume de correr até a água e de molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho. Alguém intrigado com aquele comportamento,
A piscina e a cruz.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
A Tatá é muito legal. Ela fala cinco idiomas:
Colégio Estadual Augusto Meyer
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
COLÉGIO SÃO PAULO -7ºANO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF.ª.: VALÉRIA
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Odilei Avelino dos Santos
SITUAÇÕES.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL ESTRATÉGIAS DE ENSINO MEDIADO PELAS WEBTECNOLOGIAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA ORIENTANDO: JULIANA CEOBANIUC.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
Jogo teatral, jogo dramático e drama como método de ensino
slides/automáticos...aguarde
REFLEXO DO MEU ESPELHO HOJE AO ME LEVANTAR PROCUREI UM ESPELHO PARA FALAR COM ELE. EM SUA FRENTE FIQUEI A OBSERVÁ-LO TENTANDO ORGANIZAR ALGUMAS PERGUNTAS.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
ENTREVISTA COM DEUS.
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
DeixEuVer, DeixEuFazer, DeixEuSer: um documentário teatral.
Portal das profissões: propondo novas perspectivas aos jovens-adultos no Ciep.
Improvisando e jogando com os alunos. Informações Gerais Projeto elaborado pelos pibidianos do teatro: Gleniana da Silva Peixoto; Raquel Backes; Thaís.
Drama e ensino Possibilidades para a construção do conhecimento teatral na sala de aula.
O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
O jogo de me ver é te ver jogando:
O jogo de me ver é te ver jogando:
BRINCAR + TEATRO.
VIVÊNCIAS EFÊMERAS E GENUÍNAS
Pibid como encontro do fazer docente
Transcrição da apresentação:

O jogo de me ver é te ver jogando O teatro e a caracterização como instrumentos para ressignificar a imagem pessoal.

Informações Gerais: Projeto elaborado pelo pibidianos: Projeto elaborado pelo pibidianos: - Bruno Flores Prandini; - Thais Pegoraro; - Wesley Alves dos Santos; - Bruna Joahann Nery; -Cristiane Cerveira. Docentes: Carlos Roberto Mödinger(orientador) e Marli Susana Carrard Sitta Docentes: Carlos Roberto Mödinger(orientador) e Marli Susana Carrard Sitta Graduação: Teatro Licenciatura Graduação: Teatro Licenciatura Universidade: Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) Universidade: Uergs (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) Desenvolvido em: Ciep (Colégio Estadual Ivo Buhler) Desenvolvido em: Ciep (Colégio Estadual Ivo Buhler)

Introdução: O teatro é um poderoso meio de expressão, resultado do encontro entre pessoas e da experiência perceptiva pela qual elas passam. É um ato de desprendimento humano que pode resultar numa operação criativa, rica e surpreendente, capaz de abrir outros caminhos e visões além do que se está acostumado e estimular entendimentos e conexões diversas. O teatro é um poderoso meio de expressão, resultado do encontro entre pessoas e da experiência perceptiva pela qual elas passam. É um ato de desprendimento humano que pode resultar numa operação criativa, rica e surpreendente, capaz de abrir outros caminhos e visões além do que se está acostumado e estimular entendimentos e conexões diversas.

Objetivos da Oficina: Trazer por meio do teatro uma discussão social; Trazer por meio do teatro uma discussão social; Utilizar o teatro como ferramenta para o autoconhecimento; Utilizar o teatro como ferramenta para o autoconhecimento; Trazer novos olhares para a dramaturgia escolar; Trazer novos olhares para a dramaturgia escolar; Executar as competências das artes cênicas com foco na caracterização; Executar as competências das artes cênicas com foco na caracterização;

Metodologia: Diferentes recursos serão para composição de improvisos Diferentes recursos serão para composição de improvisos Alternâncias periódicas de professores; Alternâncias periódicas de professores; Os jogos teatrais serviram como base na busca do autoconhecimento, investigando a energia individual e coletiva, sensorial e tátil; possibilitando aos alunos o conhecimento do seu papel na escola e na sociedade; Os jogos teatrais serviram como base na busca do autoconhecimento, investigando a energia individual e coletiva, sensorial e tátil; possibilitando aos alunos o conhecimento do seu papel na escola e na sociedade; Utilizar a caracterização para proporcionar o conhecimento pessoal, de uma forma poética e sensível; Utilizar a caracterização para proporcionar o conhecimento pessoal, de uma forma poética e sensível;

Público: Alunos do Colégio Estadual Ivo Bühler: Alunos do Colégio Estadual Ivo Bühler: -1ª turma: Alunas e alunos com variadas idades; -2ª turma: Alunos do 3ºano com idades de 8 e 10 anos;

Desdobramentos até 16 de Setembro: -Observações no colégio durante o período de 01/Abril a 16/Junho de Oficinas de 1 hora de duração ( em função de os horários da escola estarem sendo adaptados as oficinas realizadas até o momento foram de 40 minutos) - 17/Junho realizada a 1ª oficina com as crianças maiores, contabilizando 10 oficinas. - 19/Agosto realizada a 1º oficina com as crianças do 3ºano fundamental, contabilizando 3 oficinas. - Média de alunos por oficina: 15 alunos - Média de idade dos maiores: 12 anos - Média de idade dos menores: 9 anos

Publicação: Queria poder ouvir através da alma Pois sei que muitas vezes quando falaram não era tudo que tinham a dizer. É nítido. Porque eles estão ali à frente. E quando nem todos tiverem a resposta na ponta da língua Muitos sentirão vergonha ou até medo de responder. Porque ainda acham que para aquela pergunta Tem uma resposta certa. Mas essa vai além de notas altas ou baixas Resposta certa nunca vai ter. Resposta certa nunca vai ter. Qual é o seu sonho? Cada um deles tem. Seja pequeno. Seja grande. Seja ele almejado com todas as forças. Seja ele escondido ou ainda não descoberto Um sonho que só é notado de noitinha quando dorme. Mas eu sabia que todos tinham um sonho E aqueles que talvez não conseguissem falar no momento Por insegurança. Podem ter sonhos até às pontas do pé. E eu percebo que a segurança deles com a gente Está engatinhando como pequeninas crianças. Em seus primeiros passos. E com um sorriso no rosto. (Bruna Joahann Nery – Pibidiana Uergs Teatro)

Oficinas:

Referências: SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva S.A, SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva S.A, BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Editora Record, BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Editora Record, GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1971.