INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH) 2014-2020.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
Advertisements

DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Programa de Ética e Cidadania
Conferência Intermunicipal da Sociedade Civil
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Tratado de Lisboa Uma apresentação
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.
PNUD – UNFPA – UNICEF CCPD. Porqué desta Reunião? Verificar que o documento responde efectivamente as prioridades nacionais tais como estão definidas.
Participação Social e Controle Público
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
PROJECTO DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO ENSINO SECUNDÁRIO EM ANGOLA
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
“Promoção da Igualdade de Género e o Empoderamento das Mulheres”
United Nations Development Programme
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
IMPLEMENTAÇÃO DA CIF EM PORTUGAL
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
PROFESSORES AJUDAM PROFESSORES -Equipas de Resolução de Problemas- Baseado no modelo 30 minutos com os colegas Desenvolvido por: Poster Wilson,Kelly e.
União Europeia Instrumento Europeu para Democracia e Direitos Humanos (IEDDH) Convite para a apresentação de propostas Referencia: EuropeAid/ /DD/ACT/MZ.
Reforma do Curso de Medicina Seminário Inicial LUANDA, 26 a 29 de Janeiro de 2004 CONCLUSÕES & RECOMENDAÇÕES.
Conclusões gerais Análise. Ferramentas do PM Guia do formador: “Formar professores hoje” Perfís de entrada dos alunos das EFP e.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
As várias dimensões da comunicação do Governo Jos é -Manuel Bassat Divisão de Comunica ç ão para o Desenvolvimento, Banco Mundial Maputo, 5 de Dezembro,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMIENTO
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Conferencia sub-regional da AFRACA
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
REUNIÕES REGIONAIS.
Departamento de Ciências da Educação Ciências da Educação 1ºciclo Educação Comparada Docente Nuno Fraga.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Lei de Base da Protecção Social em Cabo Verde
Âmbito da Regulamenta ç ão da Actividade de Media ç ão de Seguros Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Joaquim Bernardo A avaliação dos fundos no próximo período de programação Principais linhas de orientação e organização 12. ª R EUNIÃO DA R EDE DE A VALIAÇÃO.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL Brasília, 07 de junho de 2011 CONSULTA AOS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E AUTORIDADES LOCAIS.
Transcrição da apresentação:

INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)

Instrumentos/modalidades de financiamento COOPERAÇAO BILATERAL: base de acordo com o governo nacional LINHAS TEMÁTICAS: independentes e flexíveis

OS OBJECTIVOS DO IEDDH REFORÇAR O RESPEITO, A IMPLEMENTAÇÃO DOS DH E DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE LIBERDADE, PROCLAMADOS NA DECLARAÇAO UNIVERSAL DOS DH; APOIAR, DESENVOLVER E CONSOLIDAR A DEMOCRACIA E, EM PARTICULAR, REFORÇAR O PAPEL ACTIVO DA SOCIEDADE CIVIL, NO MARCO DO PROGRESSO DEMOCRÁTICO, ASSIM COMO NO REFORÇO DO ESTADO DE DIREITO.

CARACTERÍSTICAS DO IEDDH ESTE INSTRUMENTO DE FINANCIAMENTO FOI CRIADO PARA ACTUAR DIRETAMENTE COM OS BENEFICIÁRIOS OU OS SEUS PARCEIROS E NÃO PRECISA DO ACORDO DO GOVERNO, PARA IMPLEMENTAÇÃO. ESTE INSTRUMENTO PODE FOCAR ASSUNTOS SENSÍVEIS E PODE UTILIZAR METODOLOGIAS INOVATIVAS E ORIGINAIS, PARA IMPLEMENTAR AS ACTIVIDADES. ESTE INSTRUMENTO É FLEXÍVEL E PRECISA ADAPTAR-SE ÀS CONDIÇÕES LOCAIS, PARA PODER ATINGIR UM IMPACTO, PARA PODER CONTRIBUIR PARA AS MELHORIAS ESPERADAS.

DIÁLOGO IEDDH PARA QUE EFECTIVAMENTE AS ACTIVIDADES, A SEREM FINANCIADAS, POSSAM ATINGIR OS RESULTADOS ESPERADOS, É PRECISO DIALOGAR COM OS BENEFICIÁRIOS, ESCUTAR OS REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL E AVALIAR COM ELES, QUAIS SÃO OS CAMINHOS OPORTUNOS E CONVENIENTES, COM VISTA A FORTALECER O PROCESSO DEMOCRÁTICO.

ESTA REUNIÃO Pré consulta : Encontro informal para poder ouvir o ponto de vista e a opinião sobre: Quais são as prioridades no contexto Angolano? Qual é a capacidade da sociedade civil para actuar nas áreas prioritárias, identificadas? Quais são os riscos e vantagens para implementação das actividades num período pré eleitoral (2016)?

PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONTEXTO ANGOLANO Quadro legal razoável; Conhecimentos sobre DH e uso de mecanismos de protecção são em geral limitados; Acesso limitado a serviços públicos com qualidade e em quantidade; Espaço limitado para sociedade civil; Alocações limitadas de recursos financeiros para programas de direitos humanos ; Diálogo insuficiente, pouco construtivo e irregular, entre a sociedade civil e instituições governamentais.

Objetivo geral Reforçar o estado de direito e a participação democrática da população em geral.

Prioridades identificadas 1. PROMOVER O ACCESSO À JUSTIÇA EM TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS, TAIS COMO O APOIO JURÍDICO, A INFORMAÇÃO PARA- JURIDICA E O APOIO À RESOLUÇÃO DE CONFLITOS LOCAIS OU INTRA FAMILIARES ATRAVÉS DA MEDIAÇÃO/ CONCILIAÇÃO.

Prioridade 2 PROMOVER UMA EDUCAÇÃO CÍVICA PARA UMA PARTICIPAÇÃO MAIOR E UM MELHOR ENGAJAMENTO DA POPULAÇÃO NO PROCESSO DEMOCRÁTICO.

IEDDH convite Financiamento: mínimo € ; máximo € Duração das propostas: Mínimo 24 meses. Máximo 36 meses.