Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bases de Serviços de Apoio a Comercialização
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretaria Nacional de Economia Solidária
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
EXPANSÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO BRASIL
Algumas provocações para se pensar
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL COM INCLUSÃO PRODUTIVA E SOCIAL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Secretaria Nacional de Economia Solidária
MOTIVAÇÕES As Conferências são momentos privilegiados de participação ativa nos debates sobre temas e questões públicas relevantes. Quatro anos da realização.
Apresentação do Projeto
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Profa.Dra. Ronalda Barreto Silva
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
Ministério da Cultura.
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
DIAMANTINO Social Consolidado. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA PARA PROMOVER A CIDADANIA REDUZIR O NÚMERO DE PESSOAS EM CONDIÇÕES.
PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA “PRODUZIR JUNTOS”
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Edital de Chamada Pública SENAES/MTE n.º 002/2011
GRUPOS AGÊNCIAS DE FOMENTOS Conquistas: Processo histórico de maior participação dos trabalhadores (as); Aumento de parcerias com o poder público; Ampliação.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Plenária FEPS 14/06. Pauta: CFES CFES Assembléia Popular Assembléia Popular Centro Público de Economia Solidária Centro Público de Economia Solidária.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
1 6ª etapa: 15 e 16 de agosto de 2009 Diocese de Caxias do Sul E ESCOLA DE FORMAÇÃO FÉ, POLÍTICA E TRABALHO.
Escola de Formação Fé, Política e Trabalho
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Economia Solidária: Outra economia acontece
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Visão: RETOMAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COM EQUIDADE E PARTICIPAÇÃO Gestão Pública Focos de Atuação Sociedade MAPA ESTRATÉGICO: Governo do Estado.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009

Políticas públicas Iniciativas implementadas pelo governo que se constituem em provisões das necessidades humanas, como, por exemplo, o acesso à educação e aos serviços de saúde, ao trabalho, o direito à moradia, à proteção, ao lazer.... As políticas públicas são universais, e juridicamente normatizadas. Como surgem: Por meio da união da sociedade civil organizada com o governo, que planejam juntos a utilização de recursos, a atuação governamental e da socie- dade em áreas específicas, e como os serviços serão prestados à população.

Políticas necessitam:  ser pensadas a partir da sociedade;  precisam do controle social;  precisam ser articuladas;  não devem ser redutos de disputas de poder. Políticas públicas remetem ao conceito de cidadania, cuja prática se viabiliza com a educação da população, a conscientização de seus direitos e deveres e da necessidade de sua participação no processo de decisão na definição das próprias políticas públicas.

O estado está preparado para uma mudança cultural? Consegue-se fazer o movimento de baixo para cima? Construção das políticas para a ecosol ocorreu da base (municípios) para o topo (federação)?

Mudança de foco nas políticas públicas de geração de emprego para geração de trabalho e renda. Ministério do Trabalho e Emprego SENAES – Secretaria Nacional de Economia Solidária Fóruns de economia solidária são espaços privilegiados para buscar construção.

Reconhecimento da existência de sujeitos sociais historicamente organizados, porém excluídos; direito de cidadania, de acesso a novas formas de produção, reprodução e distribuição social; acesso a bens e recursos públicos para o desenvolvimento da Economia Solidária, tal qual a outros segmentos sociais. política de desenvolvimento sustentável, com participação democrática comunitária e popular; políticas com proposta emancipadora. Concepção de política pública de economia solidária

Prioridades da Economia Solidária Comercialização Fomento e Assistência tecnológica Finanças Solidárias Redes de Economia Solidária Formação e Conhecimento Reconhecimento Jurídico e institucional

Algumas diretrizes de encaminhamento: Incubação de empreendimentos econômicos solidários; Fomento à constituição de EES integrada aos demais programas sociais; Desenvolvimento e disseminação de tecnologias sociais apropriadas à economia solidária; Assistência técnica e organizativa para o desenvolvimento local e economia solidária; Serviços de apoio e assessoria tecnológica e organizativa para os EES em processo de constituição e consolidação; Reconhecimento da transversalidade da ES nas políticas de desenvolvimento;

Fortalecimento dos fóruns e redes da ES; Apoio, assessoria e assistência organizativa e tecnológica na constituição e fortalecimento das organizações de finanças solidárias: Bancos comunitários Fundos rotativos solidários Cooperativas de crédito Apoio e assessoria na constituição de redes de cooperação entre empreendimentos; Investimentos em infra-estrutura e logística para beneficiamento da produção, armazena- mento e distribuição das redes de cooperação.

Algumas políticas públicas que envolvem direta ou indiretamente a economia solidária: a) Centros Públicos de Referência de Econo- mia Solidária; b) Programas de Inclusão produtiva, principal- mente para jovens; c) Proninc – Programa Nacional de Incuba- doras; d) Programa Nacional de Feiras; e) Agentes de desenvolvimento da economia solidária.

OBRIGADA! Bom domingo a Vera Schmitz