Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODULO 4 - ESTRUTURA FINANCEIRA DA EMPRESA
Advertisements

Demonstrações Contábeis
Custeios Direto e Absorção Custo X Volume X Lucro
Margem de Contribuição
Administração Financeira e Orçamentária
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
INTRODUÇÃO - CAPITAL DE GIRO
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
Análise das Demonstrações
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Prof. Fábio Kleine Albers
Análise Estratégica Especialização Prof. Hoss, O., Dr.
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Análise Financeira do Empreendimento
Custos e Receitas Custos e Receitas.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
Margem de Contribuição
Aula 06.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Análise das Demonstrações Financeiras
Analise da empresa com índices financeiros e econômicos
Demonstração do Resultado do Exercício
ALAVANCAGEM FINANCEIRA
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Análise Horizontal e Vertical
Objetivos de aprendizagem
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
GESTÃO FINANCEIRA 1 FARN Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Risco do Negócio e Risco Financeiro.
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Perguntas de Gestão Estratégica de Custos
A IMPORTÂNCIA DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS E A UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES FINANCEIROS AULAS 3, 4 E
CONTROLADORIA Demonstração do Fluxo de Caixa DFC: Resenha de Artigo:
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Prof. Ms Cesar Augusto Gaertner
GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
ENGENHARIA ECONÔMICA E SISTEMA DE CUSTOS
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis Eimar Machado.
PROF. ROGER MÜLLER apres6 DAGEE APS GESTÃO DE CUSTOS II.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Quanto sobra para a empresa?
Contabilidade Geral revisão presencial. O analista financeiro da empresa JQ calculou alguns indicadores dos anos de 2005, 2006 e 2007 da referida empresa.
ANÁLISE CUSTO-LUCRO-VOLUME
Avaliação das Demonstrações Contábeis
GESTÃO DE CUSTOS II.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Decisões de Financiamento a Longo Prazo
2 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 2 Introdução ao Comportamento do Custo e Relações Custo–Volume.
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Entendendo Aspectos Importantes das Demonstrações Contábeis
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Nicolle Oliveira Alencar
Profº Enivaldo Faccin GRUPO ADRIANA FREIRE RODRIGUES CARLOS EDUARDO RODRIGUES PERES GISLENE LEITE SANTOS MARIA ISABEL DA SILVA FARIAS RENATA CRISTINA.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Alavancagem Alavancagem é o uso de ativos operacionais e/ou de recursos financeiros, com custos e despesas.
Segue abaixo a estrutura do ativo circulante e do passivo circulante (em milhares de reais) da empresa Brasil Network: 1. (a) Qual o CCL da empresa? (b)
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
CONTROLADORIA ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS:
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Financeiro - Análise Financeira
Administração Financeira e Orçamentária I
Decisão de Investimento
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio

Questões Para Reflexão Conceito de Alavancagem. Classificação dos gastos fixos referentes a alavancagem. Porque o efeito da alavancagem operacional é sentido nos gastos fixos? Fórmulas para Apuração da alavancagem. Análise dos resultados Ponto de Equilíbrio

Questões Para Reflexão Conceito de Alavancagem. Classificação dos gastos fixos referentes a alavancagem. Porque o efeito da alavancagem operacional é sentido nos gastos fixos? Alavancagem operacional ocorre quando um crescimento de x% nas vendas provoca um crescimento de n vezes x% no lucro bruto. O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da Mercadoria seja reduzido. O efeito da alavancagem operacional está relacionado com os gastos fixos da empresa, gastos estes que poderão constituir risco para as atividades operacionais. A alavancagem operacional vem medir qual será a proporção deste risco.

Alavancagem Empresarial Conceito similar ao conceito de alavancagem empregado em física. Por meio da aplicação de uma força pequena no braço maior da alavanca, é possível mover um peso muito maior no braço menor da alavanca. A alavancagem empresarial permite que uma variação percentual pequena nas vendas resulte em uma variação percentual muito maior no resultado

Alavancagem Empresarial Como os gastos fixos podem situar-se nos dois lados do balanço patrimonial, pode ser classificada em: alavancagem operacional: Existência de gastos fixos relacionados a ativos (investimentos) e atividades operacionais da empresa, como depreciação, folha de pessoal, alugueis, etc. alavancagem financeira: Existência de gastos fixos relacionados ao passivo (financiamentos) da empresa, como os juros pagos e dividendos preferenciais, quando pagos como percentual sobre o capital composto por ações preferenciais.

Alavancagem Empresarial os gastos fixos do ativo propiciam a alavancagem operacional. Os gastos fixos do passivo ocasionam a alavancagem financeira.

Alavancagem Empresarial - Exemplo comparação de números entre as empresas Conservadora e Agressiva e Muito agressiva empresas se situam em mercados distintos, porém apresentam mesmo faturamento na situação base: $ 100.000,00 por mês. Para analisar o efeito dos custos fixos, são supostas duas variações das receitas: positiva e negativa igual a 20%. O que as diferencia é a estrutura de custos fixos e variáveis: Enquanto a Conservadora apresenta lucro mensal antes do imposto de renda na situação base igual a $ 40,00 a Agressiva apresenta lucro de $ 20,00. A Muito Agressiva, possui endividamento que resulta no pagamento de juros fixos decorrentes do uso de capital de terceiros em sua estrutura de passivos igual a $ 5,00 por mês

Alavancagem Empresarial - Exemplo DRE Conservadora Agressiva Muito Agressiva -20% Base 20% Receitas 80 100 120 (-) Custos fixos -20 -40 (-) C. variáveis (40%) -32 -48 Lucro operacional (Lajir) 28 40 52 8 20 32 (-) Juros -5 Lucro antes do IR 3 15 27 Variação da Receita -30% 30% -60%   60% -80% 80%

Alavancagem Empresarial A alavancagem pode ser expressa por meio dos graus de alavancagem: Grau de alavancagem Fórmula 0 que expressa Operacional (GAO) %Lucro operacional %Vendas Decorre da existência de custos fixos operacionais. Financeira (GAF) %Lucro Líquido %Lucro Operacional Decorre da existência de custos fixos financeiros. Combinada (GAC) %Lucro Líquido %Vendas GAO x GAF Decorre da existência de custos fixos operacionais e financeiros.

Alavancagem Empresarial Algebricamente, pode-se extrair da Demonstração de Resultado a expressão genérica do grau de alavancagem combinada: Eliminando a variação percentual do lucro operacional (%Lucro Operacional) do numerador e do denominador, a expressão anterior pode ser simplificada para

Alavancagem Empresarial Calculando: ∆ %  Conservadora Agressiva Muito Agressiva Vendas 20% Lucro Operacional 30% 60% Lucro Líquido 80%   GA o 1,5 3 GA f 1 1,3333 GA c 4

Alavancagem Empresarial Analisando: ∆ %  Conservadora Agressiva Muito Agressiva GA o 1,5 3 GA f 1 1,3333 GA c 4  

Alavancagem Empresarial Analisando: ∆ %  Conservadora Agressiva Muito Agressiva GA o 1,5 3 GA f 1 1,3333 GA c 4  

Alavancagem Empresarial Analisando: Grau de Alavancagem Conservadora Agressiva Muito Agressiva GA o 1,5 3   Para cada variação percentual nas receitas, o lucro operacional das empresas variará proporcionalmente ao GAO encontrado. Conservadora = 1,50, Agressiva e a Muito Agressiva = 3,0 Agressiva e Muito Agressiva crescem (ou caem) três vezes mais. Ou seja, para cada 1% de crescimento ou queda, os lucros operacionais crescerão ou cairão 3%.

Alavancagem Empresarial Analisando: Grau de Alavancagem Conservadora Agressiva Muito Agressiva GAf 1 1,3333   As empresas Conservadora e Agressiva não possuem dívidas e não pagam juros, não apresentam os efeitos da alavancagem financeira. Para cada 1% de crescimento no lucro operacional, o crescimento do lucro líquido será igual a 1%, também. empresa Muito Agressiva possui dívidas e paga juros, (despesas fixas). Assim, possui alavancagem financeira (1,333) para cada 1% de variação no lucro operacional, o lucro líquido teria variação de 1,3%

Alavancagem Empresarial Analisando: Grau de Alavancagem Conservadora Agressiva Muito Agressiva GA c 1,5 3 4   Conservadora: para cada 1% de variação nas receitas, o resultado líquido da empresa variará em 1,5%. Agressiva: para cada 10% de variação nas receitas, o resultado líquido variará 30%. Muito Agressiva, para cada 10% de variação nas receitas, o resultado líquido da empresa variará 4 vezes mais, ou 40%.

Considerações Adicionais Sobre A Alavancagem Operacional Quanto maior os custos fixos: maiores as vendas necessárias para a empresa atingir o ponto de equilíbrio; e maior o grau de alavancagem. Quanto maior a margem de segurança: menor o grau de alavancagem operacional. Risco Operacional.

Ponto de Equilíbrio A análise dos gastos variáveis e fixos torna possível obter o ponto de equilíbrio da empresa: é usada para: determinar o nível de operações necessário para cobrir todos os custos operacionais; avaliar a rentabilidade associada a diferentes níveis de vendas. Ponto de equilíbrio operacional: Nível de vendas necessário para cobrir todas as despesas operacionais. Nesse ponto, o lucro operacional (Laji) é igual a zero.

Análise de ponto de equilíbrio Dessa forma, a quantidade de vendas no ponto de equilíbrio contábil (PECQ) de ser expressa como : As vendas (em $) no ponto de equilíbrio contábil (PEC$) podem ser expressas como o resultado da multiplicação do preço de venda pela quantidade no ponto de equilíbrio (PECQ). Substituindo o valor do ponto de equilíbrio contábil em quantidade (PECQ) na equação anterior, tem-se que

Análise de ponto de equilíbrio Exemplo: A indústria Bem na Mosca Ltda, possui gastos fixos da ordem de $ 50.000,00 por mês. Sabe-se que o gasto variável unitário de seus produtos vendidos é aproximadamente igual a $ 56,00 por unidade, e o preço de venda unitário dos produtos da empresa é igual a $ 76,00. Ache o volume de vendas (quantidade) do ponto de equilíbrio contábil Ache o volume de vendas (em unidades monetárias) do ponto de equilíbrio contábil Em outras palavras, quanto a empresa precisaria faturar para cobrir todos os seus gastos e não apresentar nem lucros nem prejuízos

Análise de ponto de equilíbrio

Análise de ponto de equilíbrio Observações: Quanto mais próximo uma empresa estiver operando de seu ponto de equilíbrio mais arriscada é sua situação; maior é a chance de deixar de ter lucros e passar a ter prejuízos. Supondo, no exemplo anterior, que os gastos variáveis unitários aumentassem para $ 62,00 Calcule o novo ponto de equilíbrio contábil da empresa. Faça a análise comparativa

Margem de Segurança Consiste na quantia ou índice das vendas que excedem o ponto de equilíbrio da empresa. Representa o quanto as vendas podem cair sem que a empresa incorra em prejuízo; Podem ser expressa em quantidade, valor ou percentual.   Margem de segurança em unidades monetárias: Margem de segurança em Percentual: