PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL VIII ENCONTRO FIPIR BRASÍLIA, 12 DE DEZEMBRO DE 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
A Gestão Social pode ser vista como...
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Planos de enfrentamento da epidemia de Aids e DST
PLANO DE GESTÃO.
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
Secretário Nacional de Juventude
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Ministério da Cultura.
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Fabiano André Vergani
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
46º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM A UNIVERSIDADE E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO PROF. JOSÉ GUIDO CORRÊA DE ARAÚJO.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Informes do COMITÊ REGIONAL LGBT da ISP- BRASIL e AMERICAS
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
 .
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
HISTÓRICO DO FORUM DE ECONOMIA SOLIDÁRIA NO TOCANTINS 2003 O tema da Economia Solidária ficou como mais uma bandeira do Fórum de Lutas – TO. Instituições.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República IX Fórum Parlamentar Nacional de Direitos Humanos de Direitos Humanos CDHM - Junho.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
PNSIPN Grupo 1 Adriele Ueta Helena Oliveira Fernanda Kowalski Jean-Paul Dubois Giovani Luiz.
Transcrição da apresentação:

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL VIII ENCONTRO FIPIR BRASÍLIA, 12 DE DEZEMBRO DE 2009

FIPIR - Objetivo Geral Definir estratégias e criar condições para que a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial se materialize nas ações dos vários setores de governo, nos estados e municípios.

FIPIR - Objetivos Específicos a)Construir e ampliar formas de capilaridade da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial da Igualdade Racial; b)Buscar a transversalidade da promoção da igualdade racial nas políticas públicas setoriais; c)Promover a troca de experiências e o diálogo entre os organismos, e identificar experiências comuns e boas práticas; d)Contribuir para o debate sobre a promoção da igualdade racial e étnica na sociedade brasileira;

e)Contribuir para o desenvolvimento institucional dos órgãos similares à SEPPIR como por exemplo: secretarias, coordenadorias, assessorias etc, em âmbito municipal ou estadual; f)Promover o fortalecimento político dos organismos executivos do FIPIR/SEPPIR-PR nas respectivas estruturas institucionais das quais fazem parte. FIPIR - Objetivos Específicos

EIXOS PRIORITÁRIOS a) Educação b) Saúde c) Trabalho d) Segurança Pública/Justiça e) Acesso à terra/Habitação f) Cultura g) Relações Internacionais Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

EIXOS PRIORITÁRIOS Na moderna administração pública trabalhar em rede significa maximizar esforços e recursos para a implementação mais eficiente dos projetos e programas. Significa também a existência de um organismo que possa atuar em conjunto com os ministérios setoriais para que as políticas públicas sejam sensíveis à equidade racial, bem como para que as demandas de estados e municípios na área em pauta se viabilizem e agilizem nestes ministérios. Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

29/1/2016  2003 – 23 Organismos (18 Municipais e 05 Estaduais) - AL, AC, GO, MS e PA  2004 – 46 Organismos (38 Municipais e 09 Estaduais)  2005 – 396 Adesões (107 Municipais e 23 Estaduais)  2006 – 470 Adesões (145 Municipais e 23 Estaduais)  2007 – 483 Adesões (459 Municipais e 24 Estaduais)  adesões  2009 – 617 adesões (27 estaduais e 590 municipais)  2010 – Meta de adesão de 800 municípios. INSTITUCIONALIZAÇÃO DO FIPIR CONSTRUÇÃO DA REDE Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

O Fórum funciona com uma coordenação nacional e cinco coordenações regionais, além dos/das gestores/as estaduais e municipais que dele fazem parte. Equipe FIPIR/SEPPIR Coordenadora : Maria do Carmo Ferreira da Silva (Cacá) Assessoria Técnica: Léa Barroso de Sousa Gomes João Élcio dos Santos Jéssica Alves Guedes Equipe de consultores PNUD (contrato expirado) Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

Representantes das Coordenações Regionais Norte Josivaldo da Silva Libório Domingos Conceição Nordeste {Rosilene Rodrigues dos Santos Sudeste Maria Aparecida Laia Maria das Graças Rodrigues (Graça Sabóia) Rosilene Torquato de Oliveira Sul Flávia Helena Lima Sátira Pereira Machado Centro-Oeste {Luiz Carlos Benedito

29/1/2016  Participação no Processo Preparatório e Organizativo da II CONAPIR  Fomento à elaboração de planos estaduais de PIR;  Realização de 8(oito) Encontros Nacionais do FIPIR;  Construção de agendas comuns com o CNPIR; Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

 Convênios celebrados com municípios integrantes do FiPIR;  Realização do 1º Encontro Nacional de Conselheiros Estaduais da Comunidade Negra – CNPIR e FIPIR;  Acompanhamento das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra, da instalação de conselhos de PIR, e de programas de SOS- Racismo;  Gestões em conjunto com a Assessoria Parlamentar da SEPPIR para a regulamentação do Fórum no Projeto de Lei Nº 6.264, de 2005, que institui o Estatuto da Igualdade Racial. Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial PRINCIPAIS AÇÕES

Quatro estados (Alagoas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro) e 371 municípios decretaram feriado municipal em homenagem a Zumbi dos Palmares. Também há feriado nas seguintes capitais: São Paulo, Manaus Cuiabá, Macapá, Goiânia, Maceió, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis (a partir de 2010). Além destes, 835 municípios comemoram o 20 de Novembro. Na maioria deles tramitam projetos de lei para criar o feriado. (A relação é atualizada na medida em que os municípios e estados enviam os respectivos decretos para cadastro - fonte disponível para consulta no FIPIR/SEPPIR/PR) OUTROS AVANÇOS: Dia Nacional da Consciência Negra Dia Nacional da Consciência Negra Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

Criar um banco de dados nacional com informações de instituições e especialistas que atuam no combate ao racismo; Fomentar a criação de secretarias municipais e estaduais de promoção da igualdade racial; Incrementar ações de sensibilização dos representantes dos poderes constituídos para implementação das políticas de PIR; Articular junto aos legislativos estaduais e municipais a elaboração e aprovação de leis instituindo conselhos estaduais e municipais de políticas de PIR; Criar mecanismos de apoio político e institucional aos municípios que possuam órgãos de Promoção da Igualdade Racial; Articular com os poderes públicos (das 3 esferas) no sentido de garantir recursos para implementação de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Principais propostas do FIPIR aprovadas na II CONAPIR Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

A) Principais dificuldades Falhas na elaboração do PRODOC-PNUD geram problemas de entendimento e de compatibilidade de agendas; Restrições a viagens dos/as consultores/as devido às mesmas deficiências acima. B) Produtos Elaboração de Banco de dados; Do sistema de gerenciamento; De manual de treinamento; Apoio técnico no processo de preparação e organização do VII e VIII Encontro Nacional do FIPIR e no II Encontro dos Gestores Estaduais de PIR; Apoio técnico na participação do FIPIR nos encontros nacionais de prefeitos (2008 e 2009); Elaboração de documentos técnicos diagnósticos e avaliativos do FIPIR/SEPPIR Balanço da Consultoria PNUD Ana Sena, Diva Moreira, João Carlos Nogueira, Paulo Henrique F. Santos) Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

Acompanhar e consolidar o FIPIR/SEPPIR; Conseguir e ampliar a participação dos ministérios para transversalizar as políticas de PIR e para apoiar os organismos estaduais e municipais; Ter uma capilaridade que seja capaz de atingir o maior número possível de municípios; Principais Desafios do FIPIR/SEPPIR /11 Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

Principais Ações do FIPIR/SEPPIR /11  Realizar Seminário Nacional de Qualificação de Gestores e de representantes de organizações dos movimentos sociais;  Realizar oficinas regionais para elaborar planos estaduais e municipais de PIR, a partir do Estatuto da Igualdade Racial;  Organizar encontros nacionais de Conselhos de Promoção da Igualdade Racial;  Criar o Programa SOS-Racismo nos estados;  Trabalhar para a oficialização do 20 de Novembro, como data cívica a ser celebrada em território nacional;  Criar o Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Articular junto ao Ministério da Justiça, curso de capacitação para as academias de polícia sobre racismo e o combate à discriminação racial;; Criar prêmios para as experiências exitosas de PIR; Em conjunto com os organismos de PIR estaduais e municipais, assegurar espaço na mídia para a veiculação destas experiências, a divulgação de datas históricas e das temáticas de Promoção da Igualdade Racial. Principais ações do FIPIR/SEPPIR 2010/11 Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial

Maria do Carmo Ferreira da Silva “Cacá” Telefones: (61) (61) Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial COORDENAÇÃO NACIONAL