Atletismo Prof. Leonardo Miglinas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Olimpíadas Ontem e Hoje
Advertisements

Atletismo Por Luís, 4º ano.
Atletismo Rui Justo.
INES FACULDADE BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ATLETISMO Componentes:Ândrea Paim,Camila soares,Daliza Ribeiro,verônica Saldanha. Turma:1°d Prof: Camila.
ATLETISMO.
OLIMPISMO.
Ecologia.
Matéria de Atletismo para o teste teórico: Corridas Saltos Lançamentos
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Trabalho de ed.física Componentes: Jozoé Barboza , José Carlos , Peterson Moral , Thiarles Viana.
LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE ICMS
CIDADANIA.
ATLETISMO.
Grécia - Cultura e Sociedade.
Diogo Barbosa, nº 8 Luís Pereira, nº 15 Márcia Monteiro, nº 17 Pedro Mouta, nº 19 Turma: 9ºF Disciplina: História Prof.: Fátima Barroso.
Fernando frente 01 módulo 01 dividindo o tempo
O Movimento Olímpico Aula 4 Os Jogos Olímpicos Rio 2016 | Versão 1.0.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Nome : Fernanda Ramos, Marlise Suarez
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
ATLETISMO.
O Movimento Olímpico Aula 1 Olimpismo Rio 2016 | Versão 1.0.
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Nome: Luís Pedro Numero: 7 Turma: IOSI
Jogos Olímpicos 2008/2009.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Trabalho de educação física Trabalho de educação física Compontes: wederson, Elivelton, Ricardo Mendes Turma: 1°D.
Trabalho de Educação Física
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Tema 1 A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
Treinamento desportivo e a história
O esporte e o corpo na GRÉCIA ANTIGA.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
História da Educação A origem.
Prof. Mestre Gilberto Santiago Ferreira
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA I Aula 2
Joana Machado Marques Kelber Filho Costa Simão
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Saúde e Educação Física
Grécia - Cultura.
OS PRIMEIROS POVOS PAULA CAROLINA FERREIRA DA COSTA
Prof. Ricardo Filosofia
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
ATLETISMO Prof(a): Flávia Temponi Góes
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Prof(a): Flávia Temponi Góes
FILOSOFIA.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho TEORIA DO ESPORTE.
Atletismo.
O ATLETISMO NA ANTIGUIDADE
ATLETISMO Definição da IAAF: provas de pista e de campo, corridas de rua, marcha e corridas através do campo. Modalidade esportiva composta por provas.
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
O cinema na vida de cada um
Voleibol Prof. Leonardo Miglinas (132).
Atletismo Educação Física
A ARTE DE CONTAR E DESCONTAR AULA – 1 INTRODUÇÃO A PORCENTAGEM
Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas Adriano Hentges da Silva Willian Motta da Silva Professora: Neuza Maria Vasconcellos Thomas Ano:
A Pólis grega era uma cidade com leis próprias, costumes próprios e governos próprios, completamente autónoma em relação às outras. O traço comum entre.
Transcrição da apresentação:

Atletismo Prof. Leonardo Miglinas

Introdução Apresentação da Turma (nome, idade, esporte, area, musica) Plano de Ensino Avaliação (ICA) Trabalho em grupo: Modalidades: Corrida iniciação, Corridas sistematizadas (velocistas, fundo), corridas adaptadas (barreira e revezamento), saltos, lançamentos, arremessos. Plano de Ensino (20 pontos) e aplicação da aula (20 pontos)

APS 1) Acompanhar uma corrida de rua que faça parte do calendário da federação ou da associação dos corredores de Rua do ES, estando no momento da largada comprovando com foto. 2hs (sugestão 10 milhas Garoto dia 15 de Agosto) 2) Realizar relatório sobre o evento, com entrevista a um corredor de ponta e um corredor amador. 2hs (valor 20 pontos) individual 3) Em duplas realizar treino de corrida onde um irá monitorar o outro em relação aos controles e métodos estabelecidos (comprovar com foto). 2hs 4) Relatório do treino de corrida feito pelos alunos, indicando o que ocorreu no treinamento. 2hs (20 pontos) individual 5) Montagem do plano de aula a ser aplicado pelos alunos como avaliação didática de ICA 2hs 6) Realizar leitura da Parte I (3 capítulos) do livro ANTOLOGIA DO ATLETISMO (Dieckert 1984) 2 hs 7) Fichamento dos capítulos lidos. 2hs (valor 10 pontos) 8) Realizar debate sobre a pedagogia do ensino do Atletismo via Portal (10 pontos)

Possibilidades Lazer ( jogos e brincadeiras) Esporte (escolar, de alto rendimento) Atividade física (melhora da saúde e qualidade de vida )

Características Gerais Considerado o “Esporte Base” Praticado individualmente Possibilidades de inúmeras adaptações Importante instrumento pedagógico nas aulas de Educação Física. *

Atletismo História Se confunde com a origem do homem e suas necessidades de sobrevivência. As primeiras civilizações no Egito e Mesopotâmia, milênios antes dos Jogos na Grécia antiga, já tinham a tradição de atividades atléticas . Isto é comprovado por fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas atléticas já em 3.000 a.C. Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. Entretanto, o evento religioso que deu origem aos Jogos é bem mais antigo podendo datar do século 13 a.C. Tal qual a Olimpíada moderna, os jogos eram realizados de 4 em 4 anos. Porém eles sempre aconteciam em Olímpia, os esportes eram menos numerosos e só podiam participar homens que falassem o idioma grego. Olímpia atraía homens (as mulheres não eram permitidas) de todo o mundo grego. Não se sabe quantas pessoas compareciam aos Jogos, mas o estádio olímpico tinha a capacidade estimada entre 45 mil e 50 mil espectadores.  Os competidores chegavam a Olímpia um mês antes do início oficial do Jogos e passavam por um treinamento moral, físico e espiritual sob a supervisão dos juízes.

Discóbolo de Mirón

Atletismo As mulheres não eram permitidas nos Jogos Olímpicos, porque os atletas competiam nus, A corrida foi o único esporte praticado nas primeiras 13 Olimpíadas. A distância era de um "stadia" que correspondia aproximadamente a 85 metros. Depois foram acrescentadas corridas mais longas como o "diaulos" (365 metros) e o "dolichos" (24 "stadias" ou 2 km). Em 708 a.C. foram acrescentados o pentatlo e eventos de luta, em 688 a.C. o boxe e em 680 a.C. O prêmio pela vitória era uma simples coroa feita de ramos de Oliveira. Entretanto os atletas viravam celebridades e  era comum os vitoriosos receberem benefícios tais como ter toda a sua alimentação paga pelo resto da vida, ou ter um lugar reservado na primeira fileira dos teatros. Com o domínio romano sobre os gregos os Jogos Olímpicos foram perdendo sua identidade. Na época do Imperador Nero, no lugar de cidadãos livres, escravos passaram a competir por suas vidas contra animais selvagens. Em 393 d.C. os gloriosos Jogos Olímpicos foram abolidos  por decreto do Imperador Romano Teodósio.

Os gloriosos Jogos Olímpicos, interrompidos no anos 393 d. C Os gloriosos Jogos Olímpicos, interrompidos no anos 393 d.C. por decreto do Imperador Romano Teodósio, tiveram o seu renascimento no final do século XIX. O principal fator deste renascimento foram as escavações, em 1852, das ruínas do templo de Olímpia onde aconteciam os Jogos nos tempos ancestrais.  A redescoberta da história das olimpíadas provocou um renascimento dos valores esportivos do gregos antigos que acabaram influenciando o francês Charles Louis de Feddy, mais conhecido como barão de Coubertin. Segundo o próprio barão, o final do século XIX apresentava todo um conjunto de circunstâncias que culminariam no renascimento dos Jogos Olímpicos:  "A idéia do renascimento dos Jogos Olímpicos não foi uma fantasia passageira: foi a culminação lógica de um grande momento. O século XIX presenciou o prazer pelos exercícios físicos renascer em todos os lugares... Ao mesmo tempo as grandes invenções, as ferrovias e o telégrafo conectaram distâncias e a humanidade passou a viver uma nova existência. As pessoas se misturaram, conheceram-se melhor e imediatamente passaram a se comparar. O que um conseguia o outro desejava conseguir também. Exibições universais trouxeram para uma localidade produtos de todo o mundo, congressos científicos ou literários reuniram as variadas forças intelectuais. Então como poderiam os atletas não buscar se reunirem, já que a rivalidade é a base do atletismo e na realidade a ração de sua existência?" (Barão Pierre de Coubertin, 1896). Assim, no dia 23 de junho de 1894, o barão convocou um congresso esportivo-cultural e apresentou a proposta para o retorno dos Jogos Olímpicos. Os delegados de 12 países reunidos na Sourbone ficaram tão entusiasmados com o projeto que marcaram a primeira Olimpíada da era moderna para dali a dois anos em Atenas. Apesar do barão de Coubertin ser mundialmente reconhecido como responsável pelo renascimento da Olimpíada, aconteceram antes outras tentativas de reviver os jogos.

Conjunto de modalidades esportivas individuais onde estão presentes a corrida os saltos os arremessos e os lançamentos.

Conceito Criar o conceito da turma sobre o Atletismo: É um conjunto de modalidades, praticadas individualmente, que envolvem corridas, saltos, arremessos e lançamentos.

Atletismo O atletismo é um conjunto de esportes constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona. pt.wikipedia.org/wiki/Atletismo