Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
Economia e Gestão Financeira
Capítulo 2: Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Microeconomia Aula 3.
FACCAT – Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Taquara
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Fundamentos de Economia
ECONOMIA EMPRESARIAL.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
PARTE II Microeconomia.
TEORIA ECONOMICA I.
O Modelo da Procura e Oferta
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Análises de Demanda e Oferta
Fundamentos de Microeconomia
A Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Teoria Econômica AULA 4 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
DEMANDA.
Administração de Marketing I
Economia e Mercado 4ª AULA.
VALOR VALOR – TRABALHO Questões :
Introdução a Microeconomia
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Prof. Frederico Cavalcanti
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
VALOR VALOR – TRABALHO Questões :
PARTE II Microeconomia.
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS TEORIA ELEMENTAR DO FUNCIONAMENTO DO MERCADO Prof.. José Stênio Sousa.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
DEMANDA x OFERTA.
ECONOMIA Aula 7 – 29/09/2014 António Albano Baptista Moreira.
Teoria da Demanda e Oferta Parte I
Teoria Básica de Oferta e Demanda
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Microeconomia.
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
Assuntos preliminares
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Princípios de Microeconomia
A Demanda e seus Determinantes
Microeconomia Aula 2.
MICROECONOMIA.
DEMANDA.
Oferta de Mercado Aula 5.
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Oferta e Demanda.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
Microeconomia Aula 4.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
Noções de Microeconomia
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
ECONOMIA MICRO E MACRO Marco Antonio Sandoval de Vasconcellos
Aula 3 – Oferta e Demanda.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Transcrição da apresentação:

Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo

Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado de um determinado produto ou grupo de produtos, ou seja, o comportamento dos compradores (consumidores) e vendedores (produtores) de tais bens. Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e quantidades em mercados específicos.

Divisão do Estudo Econômico Macroeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento como um todo, procurando identificar e medir as variáveis (agregadas) que determinam o volume da produção total (crescimento econômico), o nível de emprego e o nível geral de preços (Inflação) do sistema econômico, bem como a inserção do mesmo na economia mundial.

Fundamentos de Microeconomia

Microeconomia analisa a formação de preços no mercado. Os preços formam-se com base em dois mercados:

Análise da Demanda de Mercado Demanda (ou procura) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período. A Demanda não representa a compra efetiva, mas a intenção de comprar, a dados preços. A escala de demanda indica quanto (quantidade) o consumidor pode adquirir, dadas várias alternativas de preços de um bem ou serviço.

Análise da Demanda de Mercado

Variáveis que afetam a Demanda: Riqueza (e sua distribuição) Renda (e sua distribuição) Preço do bem Preço dos outros bens Fatores climáticos e sazonais Propaganda Hábitos, gostos, preferências dos consumidores Expectativas sobre o futuro Facilidades de crédito (disponibilidade, tx. juros, prazos)

Análise da Demanda de Mercado Variáveis que afetam a Demanda q d i = f( p i, p s, p c, R, G): Função Geral da Demanda q d i = quantidade procurada (demandada) do bem i p i = preço do bem i p s = preço dos bens substitutos ou concorrentes p c = preço dos bens complementares R = renda do consumidor G = gostos, hábitos e preferências do consumidor Obs.: Para estudar o efeito de cada uma das variáveis, deve-se recorrer à hipótese coeteris paribus.

Análise da Demanda de Mercado Relação entre a quantidade demandada e o preço do próprio bem.

Análise da Demanda de Mercado Representa o efeito do preço de um bem sobre a quantidade do bem que os consumidores estão dispostos a comprar e não a compra efetiva (coeteris paribus). Como o preço e a quantidade demandada têm relação negativa, a curva de demanda se inclina para baixo. Ex: Gráfico- Curva de Demanda – Função Linear

Análise da Demanda de Mercado Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bem substituto: o consumo de um bem substitui o consumo ou concorrente do outro. Ex.: 1. Carne de vaca, frango e peixe. 2. Cerveja Antarctica e Brahma. 3. Coca-cola e Pepsi. Bem substituto ou concorrente

Análise da Demanda de Mercado Relação entre a quantidade demandada e preços de outros bens e serviços Bens complementares = são bens consumidos em conjunto. 1.Camisa social e gravata; 2.Pneu e câmara; 3.Pão e manteiga; 4.Sapato e meia; 5.Litro de gasolina e automóvel. Bens complementares: