Aula 2.  Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Advertisements

03 - ESTRUTURA CONCEITUAL DA CONTABILIDADE
Apresentação: Benedito Antonio Pimentel
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
A profissão de contador
Professor: Pedro A. Rupel
Unidade III: Princípios Fundamentais da Contabilidade
MEMÓRIA DE AULA 05 - CONTABILIDADE PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade
Aula 06 Assuntos: Princípios Contábeis – Exercícios Propostos.
Teoria da Contabilidade
. PATRIMÔNIO.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 02.
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS 18/03/09
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Contabilidade intermediária i
Principais Demonstrações Financeiras
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
Teoria da Contabilidade
CONTABILIDADE PÚBLICA
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Conversão em Moedas Estrangeiras
RECEITA, DESPESA, GANHO E PERDA Conceitual
ROTINAS ADMINISTRATIVAS Instrutora: Angélica
Capítulo 4 Princípios de Contabilidade
Contabilidade Geral Fundamentos Básicos
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DE CONTABILIDADE *Resolução CFC 750/93
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
Introdução à Contabilidade Capítulo 1
CONTABILIDADE GERENCIAL
Disciplina: Contabilidade
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
ANÁLISE DE BALANÇOS O QUE É ? EM QUE CONSISTE ?
Contabilidade Empresarial
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO - DRE
TEORIA DA CONTABILIDADE
TEORIA DA CONTABILIDADE
Teoria Geral da Contabilidade Princípios de Contabilidade
Conceitos Complementares
Administração e Análise de Custos Prof.Mônica
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
Contabilidade Básica Professor: Marcio Monteiro
Teoria da Contabilidade
AFIRMA A AUTONOMIA PATRIMONIAL DA ENTIDADE.
Módulo de Contabilidade
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
TEORIA DA CONTABILIDADE
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
PRINCÍPIOS E NORMAS DE CONTABILIDADE: DEFINIÇÃO, OBJETIVO E FINALIDADE
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 3.
Gestão de Custos Aula 1.
Contabilidade Aula 1.
Contabilidade Aula 3.
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

Aula 2

 Unidade 2: Introdução ◦ 2.6 Dissolução, liquidação e extinção.

 Dissolução: ◦ o ato pelo qual se desfaz o vínculo contratual entre os sócios, visando extinção da pessoa jurídica. ◦ caracteriza o início da liquidação.  Liquidação: ◦ Ocorre o pagamento das dívidas, o saldo remanescente é rateado entre os sócios, de acordo com a participação de cada um.  Extinção: ◦ significa o fim da pessoa jurídica, seu desaparecimento. ◦ Uma vez extinta, a sociedade deixa de ser sujeito de direitos e obrigações, ou seja, perde sua personalidade

Princípios Fundamentais de Contabilidade 3.1 Os princípios e sua observância; 3.2 Princípio da Entidade; 3.3 Princípio da Continuidade; 3.4 Princípio da Oportunidade; 3.5 Princípio do Registro pelo Valor Original; 3.6 Princípio da Atualização Monetária; 3.7 Princípio da Competência; 3.8 Princípio da Prudência;

Postulado da entidade contábil: “A contabilidade é mantida para as entidades; os sócios ou quotistas destas não se confundem, para efeito contábil, com aquelas...” Postulado da continuidade das entidades Para a contabilidade, a entidade é um organismo vivo que irá viver (operar) por um longo período de tempo (indeterminado) até que surjam fortes evidências em contrário...” Postulados Ambientais Da Contabilidade

 Princípios: ◦ Utilizados como elementos disciplinadores do comportamento do profissional no exercício da Contabilidade. ◦ permitem aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade ◦ delimitam e qualificam o campo de atuação da Contabilidade. ◦ Não são “eternos”, em razão da dinamicidade e evolução da ciência contábil ◦ finalidade: servir de guias ou parâmetros para o registro de fato e elaboração de demonstrações dentro de regras uniformes que facilitem a função informativa da contabilidade.

Diferença entre Objetivos e Princípios Objetivos: fornecer informação econômica relevante para cada usuário poder tomar suas decisões e realizar seus julgamentos com segurança. Princípios: são a forma, o meio e a estrutura que a disciplina se utiliza para se chegar aos objetivos.

 Princípios: ◦ Utilizados como elementos disciplinadores do comportamento do profissional no exercício da Contabilidade. ◦ permitem aos demais usuários fixar padrões de comparabilidade e credibilidade ◦ delimitam e qualificam o campo de atuação da Contabilidade. ◦ Não são eternos, em razão da dinamicidade e evolução da ciência contábil ◦ finalidade: servir de guias ou parâmetros para o registro de fato e elaboração de demonstrações dentro de regras uniformes que facilitem a função informativa da contabilidade.

 Princípio da Entidade ◦ Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial ◦ Necessidade de diferenciação de um patrimônio particular do universo de patrimônio existente ◦ patrimônio da empresa não se confunde com dos seus sócios  Princípio da Continuidade ◦ entidade como algo capaz de produzir riquezas ◦ ativos da entidade (bens e direitos, exceto os estoques) são para desenvolver atividades para gerarem receitas superiores às despesas, em busca de lucro. ◦ Informações contábeis representando o patrimônio dentro da expectativa de operação por um período indefinidamente longo.

 Princípio da Oportunidade ◦ todo fato deve ser registrado mesmo na hipótese de somente existir razoável certeza de sua ocorrência.  Princípio do Registro pelo Valor Original ◦ Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações efetuadas (custo de aquisição).  Princípio da Competência do Exercício ◦ As receitas e despesas devem ser reconhecidas no período em que ocorrem independentemente do seu pagamento ou recebimento.  Princípio da Realização da Receita ◦ A receita é considerada realizada quando bens ou serviços são transferidos a terceiros, com anuência destes, mediante a entrega de moeda (dinheiro) ou promessa de pagamento (títulos de dividas). .

 Princípio do Denominador Comum da Moeda ◦ A contabilidade registra os fatos possíveis de mensuração monetária. ◦ Permite homogeneizar suas ocorrências e apresentar relatórios em moeda corrente do país, facilitando a comparabilidade dos desempenhos da empresa.

 Convenções  Convenção da Objetividade ◦ Os registros contábeis devem ter suporte em documentos idôneos, normas escritas, consenso profissional e práticas geralmente aceitas.  Convenção da Materialidade ◦ O contador deverá sempre avaliar a influência e a materialidade da informação evidenciada ou negada ao usuário, levando-se em conta a relação custo x benefício. ◦ o critério adotado para classificar as informações desejadas como relevantes ou irrelevantes diverge entre empresas, em segmentos de mercado, em determinadas momentos econômicos.

 Convenção do Conservadorismo ◦ Entre conjuntos alternativos de avaliação para o patrimônio igualmente válido, a contabilidade escolherá o que representar o menor valor atual para o Ativo e o maior para as Obrigações. ◦ Objetivo: Conter excessos de valorização de alguns administradores e proprietários da empresa.  Convenção da Consistência ◦ uma vez adotado determinado procedimento ele não deverá se alterado aleatoriamente, prejudicando a comparabilidade de exercícios anteriores. ◦ Caso a alteração do procedimento seja fundamental, deve-se evidenciar em notas explicativas a ocorrência e os efeitos dela decorrentes, tanto sobre o patrimônio como um todo o resultado final.

14 ENTIDADE CONTÁBIL CONTINUIDADE CUSTO HISTÓRICO DENOMINADOR COMUM MONETÁRIO REALIZAÇÃO DA RECEITA CONFRONTAÇÃO DA DESPESA OBJETIVIDADE MATERIALIDADE CONSISTÊNCIA CONSERVADORISMO POSTULADOSPRINCÍPIOSCONVENÇÕES