Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).

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Transcrição da apresentação:

Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar)

Segunda Infância Desenvolvimento Físico e Motor “uma fase mais saudável e menos ameaçadora” da vida, compreende um período sensivelmente entre os 3 e os 6 anos, idade pré-escolar. Nesta fase, ocorre um desenvolvimento franco das capacidades motoras (grossas e finas), e das capacidades mentais (memória, inteligência, linguagem e aprendizagem) (PAPALIA,2000,p.184)

Desenvolvimento Físico Emagrecem e crescem rapidamente Aproximadamente aos 3 anos perdem a forma roliça de bebês Assumem a aparencia mais esguia O tronco, os braços e as pernas se alongam Amadurecimento do cérebro e sistema nervoso Aumento da capacidade dos sistemas circulatório e respirtório Sistema imunológico em Desenvolvimento

Desenvolvimento Físico Prevenção da obesidade Saúde Bucal

Crescimento Físico dos três aos seis anos criança de 5 anos tocando bateria criança tocando guitarra HABILIDADES MOTORAS BASICAS

Desenvolvimento Motor Grandes Progressos nas Habilidades Motoras Grossas (correr e saltar) (capacidade cardiorespiratória) Mesmo assim a maioria das crianças com menos de 6 anos ainda nao é capaz de participar de nenhum esporte organizado. As habilidades motoras finas sao adquiridas com o tempo e permitem maior autonomia Melhora da coordenação mão-olhos (coordenação fina) Aprendem muito por imitação

Habilidades Motoras Básicas Habilidades de estabilização: equilíbrio estático, equilíbrio dinâmico e movimentos axiais. Habilidades de Locomoção: caminhada, corrida, salto, saltito, galope, skipping. Habilidades de Manipulação: Alcançar, segurar e soltar. pegar, chutar, bater. Estágios de desenvolvimento Estágio inicial: 1as. tentativas; uso exagerado do corpo; sem ritmo e coordenação Estágio elementar: maior controle e coordenação, ainda restritos ou exagerados Estágio maduro: mecanicamente eficientes, coordenados e controlados Por volta dos seis anos de idade, a maior parte das habilidades motoras fundamentais pode estar no estágio maduro.

HABILIDADE MOTORA FUNDAMENTAL DE ESTABILIZAÇÃO Equilíbrio Dinâmico Manter o próprio equilíbrio conforme o centro de gravidade se desloca. Caminhar em linha reta - 3 anos Caminhar em linha circular - 4 anos Ficar em pé sobre trave de equilíbrio baixa - 2 anos Caminhar em superfície com 10 cm de largura uma curta distância - 3 anos Caminhar na trave baixa alternando os pés - 3 ~ 4 anos Caminhar na trave fina (5,1 cm ou 7,6 cm) - 4 anos Executar rolamento para frente (forma grossa) - 3 ~4 anos Executar rolamento para frente (forma fina) - 6 ~7 anos Equilíbrio Estático Manter o próprio equilíbrio enquanto o centro de gravidade permanece estacionário. Colocar-se em pé - 10 meses Colocar-se em pé sem apoio das mãos - 11 meses Colocar-se em pé sem apoio - 12 meses Equilibrar-se em um pé durante 3 ~5 seg. - 5 anos Suportar o peso corporal em apoio invertido com 3 contatos (parada de cabeça) - 6 anos

Exemplos de atividades Conduzir uma bola no chão com as maos e com os pés Saltitar dentro de bambolês Saltitar alternadamente numa linha reta Rolar e conduzir um bambolê Saltitar com os dois pés juntos Equlibrar num pé só e saltitar num pé só