sólido líquido gasoso Fluidos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal Rural
Advertisements

Exemplo I – Um carro com massa inicial M0 é feito por um tubo de área A com um comprimento horizontal L e uma altura h0. Na sua extremidade tem uma válvula.
3. Princípios de Conservação no Oceano
Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Conservação da massa Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
I. DESCRIÇÃO DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS:
Quando um fluido está em movimento seu fluxo ou escoamento pode ser:
Introdução ao escoamento compressível
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
INTRODUÇÃO AOS FLUIDOS EM MOVIMENTO
Mecânica dos Fluidos Conservação da quantidade de movimento
Conservação da Energia Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Mecânica dos Fluidos Conservação da Energia (Equação de Bernoulli)
- Engenharia de Produção -
- Engenharia de Produção - Equação de Bernoulli e da Continuidade
Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Esforços de Massa e de Superfície
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Ventos Disciplina: Fundamentos de Meteorologia – EAM 10
Questões sobre Capítulo IV Equações diferenciais.
-Uma bomba retira água de um resevatório através de um tubo de aspiração de 150 mm de diâmetro. A extremidade do tubo de aspiração está 2 m abaixo da superfície.
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 12
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 11
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 10
Conceitos de Mecânica dos Fluidos
Cap. 6 – Escoamento de fluidos incompressíveis e invíscidos
Segunda lista de exercícios TM-240
Equação da Energia para um fluido ideal
Transformação Sistema para Volume de Controle
Equação da Quantidade de Movimento
Aula 13 Formas Integrais das Leis Fundamentais
Cap.9 - Escoamento Externo
Cap. 4 – Equações básicas na forma integral para volumes de controle
Gabarito TE-3S - Mecânica dos Fluidos
Cap. 5 – Introdução à análise diferencial de escoamentos
Estática dos fluidos Estática dos Fluidos e Escoamento Interno
Fenômenos de Transporte
Física II – Curso de Física Fonte:
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
F.T I Aula 4.
Aula 01 – Apresentação da Disciplina
2. FORMAS INTEGRAIS DAS LEIS FUNDAMENTAIS
Turbulência. Equações do escoamento turbulento.
Fenômenos dos Transportes
Introdução ao escoamento incompressível
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
Exemplo: tubulação 1, bifurcando-se em duas outras que transportam 4 e 5 m3/s, respectivamente. Qual a velocidade na tubulação 1?
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Fluidos e a Hipótese do Contínuo
Capítulo 1 - Conceitos e Definições
Equação de energia para fluidos ideais
Mecânica dos Fluidos. Aulas Cap. 3 e 4.
Síntese da segunda parte estudada
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
3. AS FORMAS DIFERENCIAIS DAS LEIS FUNDAMENTAIS
Equação geral da energia
Estática dos Fluidos Variação da Pressão de um fluido em Repouso
AULA 01 - Conceitos e Definições
Faculdade Pitágoras de Betim
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Introdução à Termodinâmica.
O MOVIMENTO DE FLUIDOS IDEAIS Os fluidos ideais são:... de fluxo estacionário (laminar) - em cada ponto a velocidade (vetorial)
Física I Aula 20 Mecânica de Fluidos II 2009/2010.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Análise do Volume de Controle Conservação da Massa.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio MECÂNICA DOS FLUIDOS I Prof. RUBENS GALLO.
Hidrodinâmica Aula 10 (1 0 Sem./2016) 1 Prof. Helio Salim de Amorim.
Introdução ao Fenômeno de Transporte de Fluidos
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Balanço de Energia de Ciclos No entanto em um ciclo.
Transcrição da apresentação:

sólido líquido gasoso Fluidos Equações de Momento e de Energia Mecânica INTRODUÇÃO Três estados de matéria são reconhecidos: sólido líquido gasoso Os sólidos têm a propriedade de resistir à deformação. Como um fluido não pode resistir a uma força de deformação este se move e sua forma muda continuamente conforme é aplicada a força. Fluidos

Equações de Momento e de Energia Mecânica Definições de fluido Um fluido é uma substância que se deforma continuamente (ou escoa), quando sujeita a uma força de cisalhamento (tensão). Fluido é uma substância que não tem forma própria, e que, se estiver em repouso, não resiste a tensões de cisalhamento. Qual a origem das tensões ?? Deformado ou cisalhado elasticamente Elásticos Sólido Escoamento viscoso Viscosos Fluido

Viscosidade Lei da Viscosidade de Newton 𝑑𝛼 𝑑𝑡 = 𝑑𝑢 𝑑𝑦

Tensão de Cisalhamento Viscosidade Cinemática

Exemplo 1: Resolução :

Exemplo 1: Para Fluido Newtoniano (Velocidade tangencial) (perfil de Velocidade linear)

Equação do Momento para volumes de Controle Inerciais

Exemplo 1: Dados: Jato d’água : V=15 m/s; A=0,01 m2. Determine a força horizontal exercida sobre sua mão. Assumindo : (1) Regime Permanente (2) Escoamento Incompressível (3) Escoamento Uniforme em cada seção onde o fluido atravessa o volume de controle. Equações Governantes: Quantidade de movimeto Conservação da massa

Exemplo 1: Levando em consideração as hipóteses 1, 2 e 3 adotadas temos: e

Exemplo 2: Determine a força requerida para manter a tubulação no lugar Equações Governantes: Assumindo (1) Escoamento uniforme em cada seção (2) Pressão atmosférica, patm=101 kPa (abs). (3) Escoamento incompressível (4) Regime permanente (5) Negligenciando o peso da tubulação e da água

Exemplo 2:

Exemplo 2: Note que: Determinação de V1 através da conservação da massa: Determinando Rx:

Exemplo 2: Para a coordenada y:

Equações de Bernoulli Constante ao longo de uma linha de corrente linhas de corrente - são linhas tangentes ao vetor velocidade em qualquer posição do fluxo. Para escoamentos em regime permanente a linha de corrente pode ser concebida como o caminho ao longo do qual uma partícula percorre para de ir de uma posição, (ponto 1) à outra (ponto 2). Linhas de corrente

Pressão estática, de estagnação, dinâmica e total Constante ao longo de uma linha de corrente Pressão estática Pressão dinâmica Pressão hidrostática Pressão hidrostática - ela não é realmente uma pressão, mas representa a variação aceitável de pressão devida a variação de energia potencial do fluido resultants de variação de energia Pressão estática – representa a pressão medida em fluidos estáticos Pressão dinâmica – representa a pressão devido a movimentação do fluido

Pressão Total Pressão dinâmica Aplicando Bernoulli entre 1 e 2 Pressão Total (constate ao longo de uma linha de corrente) Pressão dinâmica Ponto de Estagnação Aplicando Bernoulli e admitindo:

Forma alternativa da Equação de Bernoulli Constante ao longo de uma linha de corrente Altura de carga – e representa a altura de uma coluna de fluido que é necessária para produzir a pressão p Velocidade de carga – e representa a distância vertical necessária para que o fluido em queda livre (desprezando o atrito) atinja a velocidade V a partir do repouso. Altura de coluna – está relacionada a energia potencial da partícula.

Exemplo 1: Aplicando Bernoulli entre os pontos 1 e 2: Assumindo: 1. Escoamento em regime permanente, invicito e imcompressível 2. O manômetro mede a diferença de pressão estática entre os pontos (1) e (2). 3. A velocidade da água é uniforme (fluxo unidimensional) nas secções (1) e (2), e z1 = z2. Aplicando Bernoulli entre os pontos 1 e 2: Conservação da massa entre os pontos 1 e 2: Determine a leitura do manómetro, h, em termos da vazão volumétrico e outras quantidades adequadas.

Exemplo 1: Combinando as equações anteriores: Determinação de p1-p2 através do manômetro em U Combinando as equações anteriores:

Equação da Energia Mecânica Reescrevendo a Equação de Bernoulli Perda de carga, leva em conta a conversão de energia mecânica em energia interna devido ao atrito. 𝑊 𝑐𝑣 = Potência devido a dispositivos que transferem energia mecânica através da fronteira do volume de controle Energia fornecida ao volume de controle por uma bomba Energia removida do volume de controle por uma turbina

Equação da Energia Mecânica Reescrevendo a Equação de Bernoulli incluindo a energia mecânica Representa a altura de carga da bomba Representa a altura de carga da turbina

Exemplo 1: Suposições: 1. O escoamento é em regime permanente e incompressível. 2. O diâmetro do tubo é constante. 3. Os dois tubos verticais cheios de líquido medem as pressões p1 e p2. 4. Não há bombas ou turbinas dentro da seção de interesse do tubo. Determinar a direção do escoamento e a perda de carga devido ao escoamento. Aplicando Bernoulli entre 1 e 2 e admitindo as suposições:

Exemplo 1:

Exemplo 1: Suposições: 1. O escoamento é em regime permanente e incompressível. 2. Em (1) a velocidade é praticamente zero porque a área da superfície é grande, também a pressão é a atmosférica. O diâmetro do tubo é constante. 3. Em (2), a saída de água se dá a uma velocidade especificada como um jacto livre, à pressão atmosférica. Determine a potência de saída máxima da turbina hidroelétrica mostrada acima.

Exemplo 2: Aplicando Bernoulli entre 1 e 2 e admitindo as suposições: A potência de saída da turbina hidroelétrica é determinada por: Aplicando Bernoulli entre 1 e 2 e admitindo as suposições: A potência de saída da turbina hidroelétrica é

Exemplo 3: Suposições: 1. O escoamento é em regime permanente e incompressível. 2. Em cada superfície a pressão é a atmosférica. Além disso, as velocidades da água em cada superfície são zero, porque cada área de superfície é muito grande Dados: 𝑊 𝑝 = 10 hp 𝑄 𝑝 = 2 ft3/s h=30 ft Determine a perda de carga. Aplicando Bernoulli entre 1 e 2 e admitindo as suposições:

Exemplo 3: Aplicando Bernoulli entre 1 e 2 e admitindo as suposições: A potência da bomba pode ser determinada por: Aplicando Bernoulli entre 1 e 2 e admitindo as suposições: Expressando a perda de carga em termos de potência :