Atividades econômicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fonte: Comstock/Royalty Free
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Os sectores de actividade
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
SOCIALISMO CIENTÍFICO
O ESPAÇO GEOGRÁFICO E A INDUSTRIALIZAÇÃO
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
Colégio São José Espaço Industrial 2ª Série EM Prof. Márcio.
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
Curso Ciência, Tecnologia e Sociedade Aula 1 – Crise, novas tecnologias e mudança social Textos Hobsbawn e Castells.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Capítulo 3 As transformações nos mundo Capitalista e Socialista
Regionalização por nível de Desenvolvimento
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Sociologia
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
O Domínio da Tecnologia
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
INDÚSTRIA MUNDIAL Indústria original ou clássica – típica dos países desenvolvidos. Indústria planificada – típica dos países socialistas. Indústria tardia.
Materialismo histórico e dialético
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Geografia O ensino da geografia uma breve fundamentação teórica
MUNDO DO TRABALHO.
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA
Professora Carol/Geografia
Os sectores de actividade
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
SUJEITO HISTÓRICO.
A indústria e a transformação da natureza
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Capítulo 17 – O subdesenvolvimento
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
SOCIALISMO O socialismo visa a igualdade social
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
A partir do século XVIII
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Cap. 7 – Indústria e sociedade
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Divisão Internacional do Trabalho
Revoluções Industriais
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
O Espaço Geográfico Rural
O processo de desenvolvimento do capitalismo
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Revoluções Industriais
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DIT.
Desenvolvimento e crescimento econômico Segundo Roscow.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
Geografia Rede SESI de Educação.
Transcrição da apresentação:

Atividades econômicas Geografia Atividades econômicas

O espaço geográfico Se configura de maneira diferente ao redor do mundo, isso se deve principalmente: Tempo Desigualdades sociais Nível de desenvolvimento técnico

Tempo Com o decorrer do tempo, o espaço geográfico vai se modificando de acordo com a dinâmica da própria sociedade. Isso ocorre em todo lugar, podemos citar como exemplo a cidade de São Paulo;

Desigualdades Sociais. As desigualdades sociais aparecem com clareza no espaço geográfico, afinal ele retrata a sociedade, portanto, já que vivemos em uma sociedade desigual, o espaço mostra-se com áreas desiguais. Essa desigualdade se apresenta em nível local e, principalmente, em nível global.

Nível de desenvolvimento técnico No decorrer de toda história , a ação humana sobre a natureza sempre foi uma característica nos mais diversos grupos sociais, no entanto, até o século XVII essas transformações não eram tão intensas e irreversíveis, mas com a Revolução Industrial, a natureza passou a ser profundamente modificada, sendo essa revolução um marco na mudança nas relações do homem com a natureza, o homem passou, a partir de então, a realmente construir o espaço geográfico. A Revolução Industrial, entre outros representou a mudança da técnica para a tecnologia.

Modelos de Industrialização A Revolução Industrial tardia difere das outras duas revoluções por diversos motivos, entre eles podemos citar a utilização de : Capitais e tecnologias estrangeiras e o desenvolvimento das indústrias de bens de consumo como base da industrialização. Três modelos de industrialização Clássica : Países desenvolvidos Planificada: Países socialistas Tardia: Países subdesenvolvidos

Ponto de vista da complexidade tecnológica. Na Revolução Industrial 1ª Fase Técnica simples Século XIX tendo a Inglaterra 2ª Fase Bases técnicas mais complexas, 1970, tendo os Estados Unidos 3ª Fase Revolução Técnico-científica Bases técnicas altamente sofisticadas, neste século, tendo o Japão e os Estados Unidos. como a grande potência. como a grande potência. Como duas grandes potências.

Na primeira e Segunda fase da Revolução Industrial, a procura por mão de obra barata e desqualificada, como também de matérias-primas era imensa.

Na terceira fase , acontece a substituição das antigas necessidades por tecnologia Nesta fase valoriza-se a ciência

Diminui-se a preocupação com a natureza abundante e valoriza-se a ciência e sua base que é a educação Tecnopolos Regiões industriais com tecnologia de ponta. Localização Encontram-se nas proximidades de importantes centros de pesquisas e ensino universitário.

Finalizando Por fim, a sociedade humana e a natureza são os elementos fundamentais para a construção do espaço geográfico.

Afinal, a natureza é a fonte de tudo que existe e a sociedade humana transforma essa natureza, formando uma segunda natureza.

Por isso dizemos, que o homem produz o espaço geográfico. Por meio do trabalho, as pessoas estabelecem relações entre si e com a natureza. Por isso dizemos, que o homem produz o espaço geográfico.

Fim e Obrigada  