Controle do crescimento microbiano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conservação pelo Calor
Advertisements

Cinética Microbiana.
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
Universidade Federal de Pelotas Centro de Biotecnologia
CONSERVAÇÃO DE CARNES ATRAVÉS DA RADIAÇÃO GAMA
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
HIGIENE E SEGURANÇA DE ALIMENTOS MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO
Esterilização Luiz Fernando Chiavegatto.
Fatores que influenciam crescimento microbiano
CONTROLE DE MICRORGANISMOS
Principais métodos de conservação dos alimentos
Sulfadiazina de Prata 1%
CONTROLE DO DESENVOLVIMENTO MICROBIANO EM ALIMENTOS
 NOÇÕES SOBRE O EMPREGO DE ANTIBIÓTICOS
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS
Tecnologia de limpeza e de sanitização da fábrica e de seus equipamentos Água - - elemento mais importante para o funcionamento da indústria de alimentos;
Métodos gerais de análise
Desnaturação 4ª Parte.
CONTROLE DOS MICRORGANISMO PELA AÇÃO DOS AGENTES FÍSICOS E QUÍMICOS
ASSEPSIA, ANTI-SEPSIA E ESTERILIZAÇÃO
DESCONTAMINAÇÃO.
Purificação de Produtos Biotecnológicos
Reprodução e crescimento microbiano
Marysa Carvalho Franco CURSO DE NUTRIÇÃO
CONTROLE DE MICRORGANISMOS
Processamento de frutas e hortaliças pelo calor – Branqueamento e appertização Processamento de Alimentos de Origem Vegetal 2º modulo.
Fundamentos Químicos da Vida
Biossegurança em Odontologia
TÉCNICA OPERATÓRIA E CIRURGIA EXPERIMENTAL
Higienização das mãos de Profissionais de Saúde
Conservação de Alimentos
Guilherme Pitirini Janice Fréo
Maria Isabel Dantas de Siqueira
Faculdade de Viçosa - FDV Engenharia Ambiental
ASSEPSIA E ANTISSEPSIA
ESTERILIZAÇÃO CONTÍNUA
MÉTODOS PARA QUANTIFICAR OS MICRORGANISMOS
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Controle de agentes infecciosos
Filtração Resfriamento Termização Pasteurização Esterilização
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS PELO USO DO CALOR
Desinfecção e Esterilização. Gerenciamento de Resíduos.
Conservação de alimentos por fermentação
CONTROLE DA POPULAÇÃO MICROBIANA
FUNDAMENTOS DO CONTROLE DO CRESCIMENTO MICROBIANO
ESTERILIZAÇÃO.
Métodos de controle bacteriano
Métodos de controle bacteriano
ASSÉPSIA Esterilização (objectos inanimados)
CONTROLE DE MICRORGANISMOS.
AGENTES QUÍMICOS AGENTE QUÍMICO IDEAL Atividade antimicrobiana Solubilidade Estabilidade Inocuidade para o homem e animais Homogeneidade Ausência de combinação.
Profº Enf. Rosangela Rosa

CME: ESTERILIZAÇÃO Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem
É aquela com nível de pureza necessária para a utilização
ESTERILIZAÇÃO Como regra, uma fermentação é conduzida com uma cultura pura de uma linhagem altamente produtora num meio nutriente adequado. Portanto,
CRESCIMENTO MICROBIANO
Conservação por redução de atividade de água
HIGIENE e MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS ESTÉRIEIS
Controle dos Microrganismos
Pré-tratamentos do leite:
Testes de sensibilidade aos antimicrobianos
MÉTODOS GERAIS DE ESTERILIZAÇÃO
DESINFECÇÃO E FLUORETAÇÃO
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza.
ÁGUA ÁGUA. MOLÉCULA DE ÁGUA Substância líquida que parece incolor a olho nu essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio.
MÉTODOS DE ASSEPSIA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO
Transcrição da apresentação:

Controle do crescimento microbiano Biologia dos Microrganismos Controle do crescimento microbiano Processos físicos e químicos Prof. Marcus Covre

Importância do controle microbiano O controle do crescimento de microrganismos patogênicos é de fundamental importância na área de saúde, na agricultura, meio ambiente e indústria de alimentos.

Como controlar o desenvolvimento microbiano? Pela utilização de métodos físicos e químicos, que podem eliminar totalmente os microrganismos ou apenas reduzir ou inibir o crescimento microbiano, dependendo do objetivo e necessidade. Muitos métodos consistem na alteração e controle dos fatores que promovem o crescimento microbiano.

Como controlar o desenvolvimento microbiano? Terminologia do controle microbiano: Esterilização → Destruição de todas as formas de vida, incluindo os endósporos (autoclave, estufa). Esterilização comercial → Tratamento térmico suficiente para matar formas vegetativas de vida e endósporos do Clostridium botulinum (termófilo) em alimentos enlatados. Desinfecção → reduzir ou inibir o crescimento microbiano em uma superfície ou alimento/água (tratamento de água, desinfetantes). Anti-sepsia → reduzir ou inibir o crescimento microbiano em tecido vivo (anti-séptico, superfície do corpo que sofrerá corte). Assepsia → métodos que permite manter um ser vivo ou um objeto isento de microrganismos (estéril). Degerminação → remoção mecânica, em vez da morte, da maioria dos microrganismos de uma área limitada (limpeza da pele antes de injeção).

Como controlar o desenvolvimento microbiano? Terminologia do controle microbiano: Sufixos: “CIDA” – Refere-se à ação irreversível, letal, destruição. BACTERICIDA = promove a morte bacteriana. “STÁTICO” - Refere-se ao reversível, inibição de crescimento, paralisação de multiplicação. BACTERIOSTÁTICO = paralisação do crescimento bacteriano.

Como verificar a eliminação ou redução da carga microbiana? Através da verificação da taxa de morte microbiana. Quando as populações bacterianas são aquecidas ou tratadas com substâncias químicas antimicrobianas, elas morrem normalmente a uma taxa constante na escala logarítmica. Para cada tempo (min.) em que o tratamento é aplicado, 90% da população das células restantes são mortas – Valor D. Ex.: Uma suspensão com 1.000.000 células bacterianas sob fervura por 3 minutos, gera uma redução da população para 1.000 células. Após 1 min. restam 100.000 células (-90%). Após 2 min. restam 10.000 (-90%). Após 3 min. 1.000 (-90%).

Como verificar a eliminação ou redução da carga microbiana? Valor D Curva de morte microbiana Tempo de redução decimal (TRD ou valor D): tempo necessário para exterminar 90% das células. Redução de 1log = red.90%; redução de 2log = red.99%; redução de 3log = red.99,9%. (Pontilhado azul) (Linha roxa)

Como verificar a eliminação ou redução da carga microbiana? Valor F – é o tempo necessário, em uma determinada temperatura, suficiente para destruir todas as células ou esporos presentes numa determinada suspensão. (F) (F)

Como verificar a eliminação ou redução da carga microbiana? Curva de morte microbiana A curva de morte microbiana é influenciada por: número de células microbianas presentes em um determinado meio (carga microbiana); as características de cada microrganismo (endósporo), tempo de exposição ao tratamento; Concentração; influências ambientais (matéria orgânica, pH, biofilmes). Valor D

Ações dos agentes de controle microbiano Alterações da permeabilidade da membrana. Alteração de componentes lipídicos e protéicos. Alterações na parede celular. Redução da capacidade de resistência dos microrganismos. Danos às proteínas funcionais (desnaturação) e ácidos nucléicos. Interferência na replicação do DNA e RNA e na síntese proteica. Inibição enzimática.

Exercícios Uma substância ou processo que mata os microrganismos é chamado de agente __________. Uma substância ou processo que inibe os microrganismos é chamado de agente __________. Uma população microbiana de 1.000.000.000 sofreu ação de um agente químico e decaiu para 1.000. Qual a remoção em log? Se um agente microbiano prejudica a capacidade de absorção de nutrientes pela célula, o sítio de ação mais provável é _____________.

Métodos físicos de controle microbiano Calor Conceitos importantes: Ponto de morte térmica - menor temperatura que causa a destruição de todos os microrganismos presentes em um meio. Tempo de morte térmica - tempo necessário para garantir a esterilização de um material.

Métodos físicos de controle microbiano Calor Fonte: Brock, 2001.

Métodos físicos de controle microbiano Calor Úmido Fervura extermina a maioria das células vegetativas, mas não esteriliza Autoclave vapor sob pressão: 15 lbs./pol2 (1 atm) a 121oC durante 15 min extermina os esporos endógenos Pasteurização extermina determinados microrganismos patogênicos

Métodos físicos de controle microbiano Calor Seco longos períodos. 121oC durante16 horas. 160oC durante 2 horas. 171oC durante 1 hora. Esterilização com ar quente. Esterilização com chama direta. Esterilização elétrica.

Métodos físicos de controle microbiano Calor Estufa Autoclave Fervura Pasteurização

Métodos físicos de controle microbiano Frio Refrigeração Os alimentos são conservados entre temperatura de 0°C a 7°C. Os impactos sobre as propriedades nutricionais e sensoriais são mais brandos. Congelamento Redução da temperatura do alimento (-18 ºC), com a consequente cristalização de uma parte da água e alguns dos solutos. Vantagens: retarda as atividade enzimáticas útil para retardar a proliferação Desvantagens: não extermina morte variável entre as espécies e formas

Métodos físicos de controle microbiano Radiação Processo físico que consiste em submeter os alimentos a uma quantidade controlada de radiação, por um tempo prefixado. Inativa os microrganismos sem aumento considerável da temperatura do alimento (esterilização a frio). Danifica o DNA e proteínas. Radiação ionizante (raios X e Raios γ) Ioniza a água liberando OH. Alta penetrabilidade e altíssima energia. Radiação não-ionizante (UV) – 265nm. Baixa penetrabilidade, não atravessa vidros.

Métodos físicos de controle microbiano Filtragem elimina fisicamente os microrganismos. Líquidos sensíveis ao calor Meios de cultura, vitaminas, antibióticos, hormônios Filtros do ar HEPA (High Efficiency Particulate Air) Filtragem da água Filtração de líquidos em M.F. Retenção de microrganismos em membrana. Câmara biológica de fluxo laminar

Métodos físicos de controle microbiano Dessecação Atuam pela remoção de água; Desidratação massas alimentícias, leite em pó... Liofilização preservação de alimentos e microrganismos. Remoção do oxigênio (desaeração) Previne o crescimento de aeróbios; Muito usado na indústria de alimentos (café, enlatados, carnes à vácuo). Vibração ultra-sônica Vibrações ultra-sônicas em alta frequência que levam o rompimento da célula, despolimerização de compostos e quebras do DNA.

Métodos físicos de controle microbiano Ação osmótica sais e açúcares danifica as células por meio da plasmólise preservação de alimentos

Métodos químicos de controle microbiano Os agentes químicos são utilizados para a redução do número de células viáveis. Fatores que interferem na eliminação dos microrganismos: Concentração; Matéria orgânica; pH; Tempo de exposição. Seleção de um germicida: Ele danificará um tecido ou objeto sendo tratado? Controlará o microrganismo-alvo? Qual a finalidade do tratamento?

Métodos químicos de controle microbiano Teste de germicidas Método do disco de papel O germicida é colocado sobre o disco de papel O disco é colocado sobre agar-agar semeado com o micro- organismo Observa-se a área de inibição, após a incubação

Métodos químicos de controle microbiano Tipos de germicidas Fenóis e agentes fenólicos desnaturam as proteínas atuam sobre os lipídios rompem a membrana citoplasmática Exemplos: Paracresol (desinfetantes domésticos e hospitalares) Lisol Triclosan (sabonetes antibacterianos e cremes dentais)

Métodos químicos de controle microbiano Tipos de germicidas Biguanidas Clorexidina Controle microbiano (gram – e gram +) da pele e mucosas. Escovação cirúrgica de mãos e preparo pré-operatório de pele de pacientes. Baixa toxicidade e persistente, mas contato com olhos pode causar lesão. Ação sobre a membrana plasmática.

Métodos químicos de controle microbiano Tipos de germicidas Álcoois rompem os lipídios atacam a membrana citoplásmica desnaturam as proteínas as soluções a 50-70% são as mais eficientes aumentam a plasmólise depois que a membrana é danificada

Métodos químicos de controle microbiano Tipos de germicidas Agentes oxidantes desativam as proteínas oxidam os grupos funcionais Agentes halógenos (I, Cl, Fl e Br) iodo: antisséptico (danos à pele) tintura de iodo ou associado a aminoácidos. cloro: desinfetante Peróxido de hidrogênio (H2O2) e Ozônio (o3) solução a 3% - antisséptico delicado decompõe-se em água e oxigênio borbulha quando é aplicado à pele

Grupos microbianos resistentes

Exercício Defina os termos: esterilização, esterilização comercial, desinfecção e anti- sepsia. Uma população inicial de 35.000.000 células bacterianas sofreu tratamento com hipoclorito de sódio por 5 minutos. Qual o número final de bactérias após o tratamento com o produto químico em número absoluto e em log? Uma população inicial de 4,2 x 106 UFC/ 100ml foi tratada com radiação UV, e resultou em uma população final de 2,4 x 102 UFC/100ml. Qual o valor D. Calcule a remoção em porcentagem e em log. Qual o tipo de controle microbiano representado pelo calor? Qual a ação deste método sobre os microrganismos? Como a filtração controla os microrganismos? Se a E. coli possui um tamanho de 2µm, qual seria o tamanho do poro da membrana filtrante para remover esta bactéria no tratamento de água?