O conhecimento na Idade Média

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
Advertisements

História da Educação A Educação Medieval.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Escolástica.
Ciência na Idade Antiga de Platão e Aristóteles
Filosofia na Antiguidade
Ética - Visão Histórica
16 Razão e fé Capítulo Capítulo 16 – Razão e fé
Feudalismo Unidade 7 - HG.
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Santo Agostinho Tres formas ou níveis de conhecimento: o sensorial, o iluminado e o místico. O homem conhece o mundo exterior, depois a essência das coisas,
A CULTURA MEDIEVAL.
A Ética Religiosa.
A filosofia na idade média.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
Trabalho de Filosofia Professor: Aguinaldo.
Filosofia Professor Breno Cunha
FILOSOFIA PATRÍSTICA E MEDIEVAL
O que é o conhecimento Capítulo 7.
Para não ser infeliz na sexta. Sobre História Precisa saber: – Como era a sociedade da Alta Idade Média e qual era o papel da Igreja nela – Como a Igreja.
Escolástica e Renascimento
A Escolástica Quando se fala em escolástica, designa-se a filosofia cristã da Idade Média. Seu problema fundamental é possibilitar ao homem a compreensão.
Cultura, Arte e Religião
CULTURA MEDIEVAL.
EDUCAÇÃO MEDIEVAL Chama-se Idade Média o período da história
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
Escolástica.
Declínio da Idade Média
Feudalismo 02/04/2017.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
FILOSOFIA RACIONALIDADE VISÃO DE MUNDO NATUREZA AÇÃO HUMANA
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Turma 901 – Aula 22/08/14 PATRÍSTICA
EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
educação medieval – idade média
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
FILOSOFIA MEDIEVAL ANTECEDENTES: PATRÍSTICA GREGA
A PATRÍSTICA E A ESCOLÁSTICA
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias
A construção do conhecimento na idade média
Cultura Medieval Aula 14 Prof: Fernando Gondim.
A Cultura Medieval.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO Aula 3 – Filosofia Cristã na Antiguidade e na Idade Média.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Prof.ª Iandra Pavanati Dr.ª
O que nos diferencia das outras religiões? Quem é Deus? (Partindo do pressuposto de que ele existe) Onde ele está? Com que direito nos propomos a falar.
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
São Tomás de Aquino A Filosofia Medieval.
AULA - FILOSOFIA MEDIEVAL
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
Cap. 13 – A busca da verdade (2ª parte)
CULTURA MEDIEVAL.
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
Filosofia Medieval e Moderna
Filosofia no Brasil A origem da Filosofia no Brasil II.
Educação medieval.
Trabalho de Filosofia Catolicismo. Surgimento A expressão catolicismo ou seja, aqueles que pregam a fé, surgiu no século I, com a fundação da Igreja pelo.
Módulo II – Filosofia e Arte. Platão e Aristóteles. Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia.
Capítulo 13 Pensamento cristão
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
Panorama geral (caderno do aluno pág )
Transcrição da apresentação:

O conhecimento na Idade Média

Aquilo que a verdade descobrir não pode contrariar aos livros sagrados, quer do Antigo quer do Novo Testamento. Santo Agostinho

O conhecimento na Idade Média A Idade Média é dividida em dois períodos: Alta Idade Média (século V ao IX) Baixa Idade Média (século IX ao XIV) Decadência do Império Romano Expansão do cristianismo

O conhecimento na Idade Média A partir do século II surge a filosofia dos Padres da Igreja, a Patrística. A razão é considerada auxiliar da fé e é a ela subordinada. Credo ut intelligam Creio para entender. Recorrem a filosofia platônica e a adaptam ao cristianismo.

Santo Agostinho (354-430) O principal representante da Patrística. Converte-se ao cristianismo quando jovem. Bispo de Hipona. É considerado um dos mais importantes Pais da Igreja.

Santo Agostinho (354-430) Mal X Bem Mal é o amor a si mesmo. Bem é o amor a Deus. Cidade celeste: conjunto dos homens que vivem para Deus, vivem segundo Deus. Cidade terrena: conjunto dos homens que vivem para si, desprezam Deus.

Santo Agostinho (354-430) Ambas as cidades tem uma correspondência no céu. Nova visão histórica: o início é representado pela criação e termina com o juízo final. Retoma a teoria do mundo sensível e do mundo das idéias de Platão. O mundo das idéias passa a representar o divino.

Santo Agostinho (354-430) O homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. Essa idéia ficou conhecida como a Teoria da Iluminação.

O conhecimento na Idade Média A partir do século IX surge uma nova escola filosófica, a Escolástica. Que se desenvolve do século IX ao XIV, quando a filosofia cristã entra em decadência. A razão continua sendo a “serva da teologia”.

O conhecimento na Idade Média No século XI surgem ameaças de ruptura da unidade da Igreja. Heresias Autonomia da razão Surgimento das universidades O ensino divide-se em : Trivium – gramática retórica e dialética Quadrivium – aritmética, música, geometria e astronomia

O conhecimento na Idade Média O principal representante foi Tomás de Aquino. Que no século XIII apresentou novas traduções de Aristóteles.

Santo Tomás de Aquino (1225-1274) Filho do Conde de Aquino. Cursou Artes na Universidade de Nápoles (1239-1244). Cursou Teologia na Universidade de Paris (1245-1248).

Santo Tomás de Aquino (1225-1274) Escreveu: Summa contra Gentiles (1260) Summa theologiae (1273) Essas obras apresentam forte influência de Aristóteles. Deus é o objeto primário de suas reflexões.

Santo Tomás de Aquino (1225-1274) Deus é o primeiro ser e o ser em sentido absoluto. Filosofia x teologia A filosofia tem sua configuração e sua autonomia, mas não é capaz de conhecer tudo verdadeiramente. Para isso, é preciso integrar a filosofia a sacra doutrina.

Santo Tomás de Aquino (1225-1274) A diferença entre filosofia e teologia A filosofia oferece um conhecimento imperfeito das mesmas coisas que a teologia está em condições de esclarecer em seus aspectos e conotações específicos relativos à salvação eterna. A teologia não substitui a filosofia, mas aperfeiçoa. A fé orienta a razão, não a elimina.