O conhecimento na Idade Média
Aquilo que a verdade descobrir não pode contrariar aos livros sagrados, quer do Antigo quer do Novo Testamento. Santo Agostinho
O conhecimento na Idade Média A Idade Média é dividida em dois períodos: Alta Idade Média (século V ao IX) Baixa Idade Média (século IX ao XIV) Decadência do Império Romano Expansão do cristianismo
O conhecimento na Idade Média A partir do século II surge a filosofia dos Padres da Igreja, a Patrística. A razão é considerada auxiliar da fé e é a ela subordinada. Credo ut intelligam Creio para entender. Recorrem a filosofia platônica e a adaptam ao cristianismo.
Santo Agostinho (354-430) O principal representante da Patrística. Converte-se ao cristianismo quando jovem. Bispo de Hipona. É considerado um dos mais importantes Pais da Igreja.
Santo Agostinho (354-430) Mal X Bem Mal é o amor a si mesmo. Bem é o amor a Deus. Cidade celeste: conjunto dos homens que vivem para Deus, vivem segundo Deus. Cidade terrena: conjunto dos homens que vivem para si, desprezam Deus.
Santo Agostinho (354-430) Ambas as cidades tem uma correspondência no céu. Nova visão histórica: o início é representado pela criação e termina com o juízo final. Retoma a teoria do mundo sensível e do mundo das idéias de Platão. O mundo das idéias passa a representar o divino.
Santo Agostinho (354-430) O homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Deus ilumina a razão e torna possível o pensar correto. Essa idéia ficou conhecida como a Teoria da Iluminação.
O conhecimento na Idade Média A partir do século IX surge uma nova escola filosófica, a Escolástica. Que se desenvolve do século IX ao XIV, quando a filosofia cristã entra em decadência. A razão continua sendo a “serva da teologia”.
O conhecimento na Idade Média No século XI surgem ameaças de ruptura da unidade da Igreja. Heresias Autonomia da razão Surgimento das universidades O ensino divide-se em : Trivium – gramática retórica e dialética Quadrivium – aritmética, música, geometria e astronomia
O conhecimento na Idade Média O principal representante foi Tomás de Aquino. Que no século XIII apresentou novas traduções de Aristóteles.
Santo Tomás de Aquino (1225-1274) Filho do Conde de Aquino. Cursou Artes na Universidade de Nápoles (1239-1244). Cursou Teologia na Universidade de Paris (1245-1248).
Santo Tomás de Aquino (1225-1274) Escreveu: Summa contra Gentiles (1260) Summa theologiae (1273) Essas obras apresentam forte influência de Aristóteles. Deus é o objeto primário de suas reflexões.
Santo Tomás de Aquino (1225-1274) Deus é o primeiro ser e o ser em sentido absoluto. Filosofia x teologia A filosofia tem sua configuração e sua autonomia, mas não é capaz de conhecer tudo verdadeiramente. Para isso, é preciso integrar a filosofia a sacra doutrina.
Santo Tomás de Aquino (1225-1274) A diferença entre filosofia e teologia A filosofia oferece um conhecimento imperfeito das mesmas coisas que a teologia está em condições de esclarecer em seus aspectos e conotações específicos relativos à salvação eterna. A teologia não substitui a filosofia, mas aperfeiçoa. A fé orienta a razão, não a elimina.