DENGUE A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Doença infecciosa aguda causado por um vírus Há quatro sorotipos do vírus DenV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DENGUE – Orientações para a participação Social
Advertisements

Atividade Integradora III Profª.Lícia Maria Oliveira Pinho
DENGUE.
INTEGRAÇÃO ASA/ACE E ACS NA VIGILÂNCIA À SAÚDE –
Dengue Profª: Vanise Parente.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Bruna Lima e Maryanne Morais
EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória EMEF Prof.Antonio de Sampaio Dória Wesley e Jadiel 6ª A 6ª A.
PROGRAMA DE CONTROLE DA DENGUE Paraná UFPR SEED.
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
LOCAL: ASSOCIAÇÃO COMUNITARIA SETOR NH-5
Dengue Dengue.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
DENGUE Prof Edilson Soares
CAMPANHA. FIQUE ATENTO A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae de evolução benigna, na maioria dos casos. Existem.
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Cartilha de Dengue.
Dengue Como prevenir ?.
Saúde: Utilidade Pública
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
A MELHOR PREVENÇÃO É A INFORMAÇÃO
RECOMENDAÇÕES PARA A POPULAÇÃO
DENGUE
ENFRENTAMENTO EPIDEMIA DE DENGUE
Laércio de Sousa Saraiva Luis Mesquita de Sousa Filho
DENGUE.
FEBRE DO CHIKUNGUNYA.
DENGUE Proteja sua família, evite que o mosquito da dengue
Fone / Fax: (o92) – SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE Departamento de Vgilância Epidemiológica e Ambiental.
Brasil unido x dengue.
Vigilância Epidemiológica
1.
Juntos podemos impedir a dengue! Evite água parada.
INTRODUÇÃO DO VÍRUS CHIKUNGUNYA NO ESTADO DA BAHIA:
Agente Voltaire Merques Fernandes
Dengue.
INFLUENZA A H1N1 Minas Gerais
DENGUE Carolina Romero.
O que é Dengue? Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
DENGUE UNIDADE DE PEDIATRIA - HRAS ENFERMARIA - DIP
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Chikungunya.
DENGUE E CHIKUNGUNYA SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO – 2014 Michele Higa Fróes Divisão de Dengue/Chikungunya – CVE Novembro 2014  
Vigilância Epidemiológica
Situação de microcefalia em Goiás
SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE NOV/2015
Microcefalia em Pernambuco
CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO: DOENÇAS TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTY
Aedes: criadouros e soluções
INFECÇÃO HUMANA PELO VÍRUS INFLUENZA A (H1N1)
Por que o governo lançou Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia ?
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
Arboviroses Dengue, Chikungunya e Zika
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
DENGUE CHIKUNGUNYA ZIKA
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
Dengue, zika e chikungunya
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Saúde Prefeitura Municipal de Belém Secretaria Municipal de Saúde Departamento de Vigilância à Saúde.
Diretor Geral de Controle de Doenças e Agravos
Medida Provisória nº /03/2016 Amanda Borges.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Por Joára Mágna Alves Ferreira Entenda mais sobre o Zika Vírus.
Dengue Chikungunya Zika
Transcrição da apresentação:

DENGUE A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Doença infecciosa aguda causado por um vírus Há quatro sorotipos do vírus DenV 1, DenV 2, DenV 3 e DenV 4. Transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Aedes aegypti ou Aedes albopictus Escuro e rajado de branco. Costuma picar durante o dia. Vive de 45 a 60 dias.

Ciclo de Vida 2 a 3 dias OVOS Larva 5 a 10 dias 2 a 3 dias Adulto Pupa

MOSQUITO ADULTO

NÃO HÁ TRANSMISSÃO POR CONTATO DIRETO COM UMA PESSOA DOENTE

Febre alta, cefaléia, dor retro orbitária, mialgias, artralgias, prostração ou exantema associados ou não à presença de hemorragias.

NÃO TOMAR REMÉDIOS Á BASE DE ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO A pessoa com dengue deve ficar em repouso e beber muito líquido. Não utilizar medicamentos sem receita médica. NÃO TOMAR REMÉDIOS Á BASE DE ÁCIDO ACETIL SALICÍLICO

PROCURE IMEDIATAMENTE O SERVIÇO DE SAÚDE. Sinais de alarme Vômitos persistentes. Dor abdominal intensa e contínua. Sonolência ou irritabilidade. Falta de ar. Sangramentos PROCURE IMEDIATAMENTE O SERVIÇO DE SAÚDE.

Epidemiologia – Dengue Distribuição dos casos de dengue segundo notificação e casos confirmados, 2014.

Epidemiologia – Dengue Distribuição dos casos de dengue segundo notificação e casos confirmados, 2015.

Distribuição dos casos de dengue segundo autóctone e importado, 2015.

Febre do Chikungunya Foi descrita nos países da África nas décadas de 50 e 60. Aquele que se dobra. Postura das pessoas acometidas pela doença. 2013 Ilhas do Caribe.

PROCURE IMEDIATAMENTE O SERVIÇO DE SAÚDE. Sintomas ARTRALGIA é o sintoma mais característico. Febre de início súbito e dor articular intensa. Tornozelos Punho Articulação da mão O diferencial da Dengue é o predomínio da dor articular. Dor articular crônica incapacitante. PROCURE IMEDIATAMENTE O SERVIÇO DE SAÚDE.

É endêmica no leste e oeste do continente africano. Febre pelo Zika vírus O vírus Zika foi isolado em 1947, na floresta Zika em Uganda (motivo da denominação do vírus). É endêmica no leste e oeste do continente africano.

Epidemiologia - Chikungunya Distribuição de casos confirmados de Chikungunya importados e local provável de infecção, notificados no estado de São Paulo, ano de 2015. Local provável de infecção número de casos Brasil/Alagoas 2 Brasil/Bahia 53 Brasil/Mato Grosso 1 Brasil/Pernanbuco 3 Brasil/Sergipe 1 Colombia 5 México 1 Paraguai 1 República Dominicana 1 Thaiti 1 Venezuela 1 Total 70

Epidemiologia - Chikungunya Distribuição dos casos de Chikungunya importados confirmados por GVE/município de residência no estado de São Paulo, ano 2015 município de residência no estado de São Paulo, ano 2015 GVE/município número de casos São Paulo 25 GVE Sorocaba/Sorocaba 01 GVECampinas/Itupeva 01 GVE Campinas/Campinas 01 GVE Piracicaba/Iracemapolis 01 GVE Piracicaba/Pirassununga 01 GVE São José dos Campos/São josé dos Campos 01 GVE Osasco/Barueri 01 GVE Santo André/Mauá 01 GVE São José do Rio Preto/São José do RP 01 GVE Marilia/Marilia 01 GVE Mogi das Cruzes/Mogi das Cruzes 01 Total de casos 36 Agravos notificado: A920 FEBRE DE CHIKUNGUNYA Fonte: SINAN NET - N2015.DBF Dados sujeitos a alteração. Atualizado: 08/09/2015

Epidemiologia - Chikungunya Itaquaquecetuba: 05 casos notificados 02 negativos 03 em investigação Epidemiologia - Chikungunya

Febre pelo Zika vírus Modo de transmissão: Transmitido pela picada do mosquito Aedes, sendo na área urbana o principal vetor é o Aedes aegypti. Período de Incubação: Após a picada de mosquito, os sintomas da doença aparecem de três a doze dias.

Exantema maculopapular Edema de membros inferiores Febre pelo Zika vírus Quadro Clínico: Febre baixa Artralgia Mialgia Cefaleia Exantema maculopapular Edema de membros inferiores Conjuntivite Doença auto limitante com com duração de 4 a 7 dias.

Febre pelo Zika vírus Tratamento: Não há tratamento específico. O tratamento é sintomático e de suporte, incluindo: repouso, ingestão de grandes quantidades de fluidos e uso de acetaminofeno para febre e dor. No caso de erupções pruriginosas, os antihistamínicos podem ser considerados. Não é recomendável o uso de ácido acetilsalicílico e de drogas anti-inflamatórias devido ao risco aumentado de síndrome hemorrágica, como ocorre com outros flavivírus.

PREMISSA: Na dúvida trate e maneje o caso como dengue! Febre pelo Zika vírus Medidas de Controle: As mesmas utilizadas para o controle do Aedes aegypti e são centradas na redução da densidade vetorial, eliminação de possíveis criadouros nas áreas urbanas. PREMISSA: Na dúvida trate e maneje o caso como dengue!

Febre pelo Zika vírus SITUAÇÃO ATUAL No dia 11 de novembro de 2015, o Ministério da Saúde (MS) declarou como “Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional” (Espin) as microcefalias com possível relação com o Zika vírus (ZIKV), devido à alteração no padrão epidemiológico de ocorrências no estado de Pernambuco e outros estados do Nordeste. Em primeiro de dezembro, foi emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um alerta para esta anomalia congênita, assim como para a síndrome neurológica aguda, ambas possivelmente associadas ao ZIKV.

NO ENTANTO: Febre pelo Zika vírus Ainda não é possível estabelecer o papel etiológico do ZIKV na ocorrência dessas malformações congênitas, porém é provável que exista um conjunto de condições desconhecidas até o momento que estejam propiciando o aumento da ocorrência de microcefalia.

Febre pelo Zika vírus MICROCEFALIA Segundo a OMS, a microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor do que o normal, esperado para Idade Gestacional (IG) e sexo. As microcefalias podem ser causadas por fatores biológicos, genéticos, ambientais, químicos ou físicos.

Prevenir ainda é o melhor remédio! Febre pelo Zika vírus Prevenir ainda é o melhor remédio!

Epidemiologia do Zika vírus

CUIDADO COM O USO INDISCRIMINADO Inseticidas. Repelentes. Resistência. Não utilizar fórmulas caseiras.

Tambores de armazenar água PRECAUÇÕES Pneus Garrafas Tampinhas de Garrafas Tambores de armazenar água

Caixa D’ Água Calhas Sujas PRECAUÇÕES Caixa D’ Água Calhas Sujas

Lajes Recipientes de consumo animal PRECAUÇÕES Lajes Recipientes de consumo animal Plantas Aquáticas Pratinhos

PRECAUÇÕES DENTRO DE CASA Bandeja atrás da geladeira Banheiros desativados

80% dos criadouros do mosquito estão dentro de casa A melhor forma de combater a dengue é eliminar os criadouros. Seque , limpe, elimine os criadouros do mosquito.

FAÇA A SUA PARTE. EVITE ÁGUA PARADA. A dengue está mais perto do que você imagina. O controle da dengue depende de todos. FAÇA A SUA PARTE. A fêmea deposita os ovos em locais com acúmulo de água originando as larvas que em uma semana se transformam em mosquitos adultos. EVITE ÁGUA PARADA.

TODOS CONTRA DENGUE FACEBOOK: Combata a Dengue. www.dengue.org.br ENTRA EM AÇÃO PARA VENCERMOS JUNTOS ESSA BATALHA!!! www.dengue.org.br www.ioc.fiocruz.br portalsaude.gov.br www.saude.gov.br Coordenadoria de Controle de Doenças. SUCEN FACEBOOK: Combata a Dengue.

OBRIGADA DIVISÃO DE CONTROLE DE ZOONOSES Telefone: 4643 1947 jeannettetournour@gmail.com