Roda de Conversa 2 – Pesquisas sobre as Repercussões do Porgrama Mais Médicos sobre a Formação Profissional Relatório das Discussões – Síntese Allan C Q Barbosa (FACE/UFMG) Márcia Guimarães (UFF)
Perfil Geral dos Participantes da Roda de Conversas Estudos Desenvolvidos Resultados (se houver) Efeitos no Programa Mais Médicos (aumento do número de vagas quanto da abertura de novos cursos - adequação dos projetos político-pedagógicos desses cursos em relação às novas diretrizes curriculares dos cursos médicos, outros efeitos não pensados) Reflexões acerca dos resultados e alcance dos mesmos Dificuldades metodológicas Sugestões dos participantes Pontos Abordados
Perfil Geral dos Participantes da Roda de Conversas Numero de Participantes17 Vínculo Doutorando(a)03 Professor(a)09 Representantes Entidades03 Pesquisadores não Vinculados IFES02 Origem Norte01 Nordeste04 Centro-Oeste01 Sudeste08 Sul03 Fonte: Roda de Conversa
Estudos Desenvolvidos Mais MédicosFormação e APS Provimento MM no Brasil Indicadores e criterios do MM na realidade da Amazonia Legal Efeitos do PMAQ e MM Competências Médicas no MM Formação Profissional através de Curso Impacto do MM em assentamentos do NE Plataforma de Pesquisas sobre MM Destino de egressos e expansão em áreas rurais e fixaçao do profisisonal Transformações curiculares e dimensionamento e inserçao no mercado de trabalho de profissoes de saúde Maepamento de unidades que recebem alunos identificando preceptor e formaçao Atributos Análise de currículos Oferta e cobertura de APS no Brasil
Resultados Estudos em Desenvolvimento Efeitos no Programa Mais Médicos ND Reflexões acerca dos resultados e alcance dos mesmos – Sugestões dos Participantes poucos estudos (ainda) ampliar para alem do MM fomentar areas de estudo para formaçao no MM perfil professores e preceptores não descontextualizar o MM da estratégia deformação para a APS apontar lacunas Entender a nova lógica: “correr atras” Apoio de sociedades a pesquisas multicentricas – dsponibilidade Dificuldades Metodológicas Inerentes às escolhas metodológicas dos(as) pesquisadores(as)