PSICOMOTRICIDADE Profa. Dra. Ana Catarina Araújo Elias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PERCEPÇÃO E CONSCIÊNCIA CORPORAL
Advertisements

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
DE PLATÃO A ARISTÓTELES
Teorias do Desenvolvimento
Psicologia e práticas educativas.
A Evolução da Ciência Psicológica
HENRI WALLON E A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Epistemologia genética – Jean Piaget
Henri Matisse Obra: Fovismo – Henri Matisse.
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Elaborado por Prof. Marcelo Rocha Contin
1-Com o desejo de alcançar a verdade procurei evitar tudo o que apresentasse dúvida... Resposta: Descartamos as dúvidas, para análise e compreensão da.
DESPERTAR DO HOMEM E DA MULHER
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Pressão interna para o exterior ZONA CONSCIENTE B A R E I S CRIANÇA PSICOLÓGICA ZONA DE NEGAÇÃO PROIBIDA CONCEITUAL CRIANÇA PSICOLÓGICA É MÁ A
CORPO, CULTURA e LINGUAGEM CORPORAL
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
Psicologia Jurídica Professora Universitária: Centro Universitário Faculdade São José, FABERJ e ISECENSA, FDC – Faculdade de Direito de Campos. Consultora.
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Psicologia das faculdades
COMUNICAÇÃO PESSOAL, INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Didática: organização do trabalho pedagógico
Dimensionamento das aulas da SIM – 27/03/2011
HENRI WALLON Estudou Filosofia, Medicina e Psicologia.
QUANDO SERÁ QUE ESTAREMOS PRONTOS PARA FALARMOS DOS DESEJOS QUE NOS PERMEIA INCONSCIENTEMENTE AINDA.... Já está Na sombra; em transição !! DISPOSIÇÕES.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO PSICOMOTORA
Características da criança: perspectivas teóricas
Ou quem e o que o constitui
Pra tudo há um tempo Composição: Pitter de Laura
Educação de Essencialidades. Há continuidade em nós!!! Vamos conecta la.
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Revisão para a Prova.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Trabalho realizado por:
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
A Vida Futura e a Imortalidade da Alma
Oração da Mulher Sagrada
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
A História da Psicologia e a Educação
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Eckhart Tolle A Natureza do Caminho Interior CLICA para continuar.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
Comunidade (Direitos humanos e alteridade) l Psicologia e Comunidade 1 Luciana Souza Borges.
“ 0 SER HUMANO E A SOCIEDADE ”  O SER HUMANO COMO SER CULTURAL Visão natural Visão natural  O homem se explica mediante sua essência  Defendida pela.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
ARISTÓTELES * Aluno de Platão por 20 anos, interessou-se justamente pelas mudanças que hoje denominamos de processos naturais; * Enquanto Platão era poeta.
Prof. SuderlanTozo Binda
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Sobre o Autor 1879: Henri Wallon nasceu em Paris, França. Graduou-se em medicina e filosofia : Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial.
Professor– Alison Pereira Batista “Conhecimento sobre o Corpo”
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aristóteles de Estagira
Aulas previstas: 7. O eu pessoal (13 slides) 8. As relações interpessoais (26 slides) 9. A pessoa na sociedade (15 slides) 10. Tempo, morte e imortalidade.
Fabiana Wanderley Cognição e Afetividade.
Psicologia Jurídica 2ª aula PSICOLOGIA – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
1. Pressupostos da teoria walloniana
Transcrição da apresentação:

PSICOMOTRICIDADE Profa. Dra. Ana Catarina Araújo Elias

CONCEPÇÃO DE SER HUMANO: BIOPSICOSSOCIAL E ESPIRITUAL

RELAXAMENTO, IMAGENS MENTAIS E ESPIRITUALIDADE (RIME) http://libdigi PROJETO PILOTO: CRIANÇAS E ADOLESCENTES (1998) DISSERTAÇÃO DE MESTRADO: ADULTOS (1999-2001) DOUTORADO: PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE (2002-2005)

INTRODUÇÃO / HISTÓRICO

CORPO, CORPO MEU (Mônica Nicola) Corpo, corpo meu, Te descubro, me descobres, te procuro, me percorres. Corpo, corpo meu onde busco minhas entranhas, sanando minhas manhas, tentando me compreender, tentando me encontrar em você. Corpo, corpo meu como pudemos viver distantes, sem nos tocar, sensações, sem carregar emoções, como pudemos ser como antes, vivendo separadamente, você só corpo e eu só mente. Corpo, corpo meu, nesta procura interessante esbarro por um instante no inteiro que podemos ser. E agora te conhecendo. Ah! Corpo meu, não te posso perder.

HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE 1) TODA NOSSA CULTURA TEM SUA ORGEM, NO QUE SE REFERE AO CORPO, NAS CIDADES GREGAS. 2) POETAS EXALTAVAM PROEZAS FÍSICAS, COMO HOMERO. FILÓSOFOS COMO PLATÃO, FIZERAM DO CORPO UM LUGAR DE TRANSIÇÃO DA EXISTÊNCIA NO MUNDO, DE UMA ALMA IMORTAL. ARISTÓTELES ENTENDIA O HOMEM COMO UMA CERTA QUANTIDADE DE MATÉRIA / CORPO, MOLDADA NUMA FORMA / ALMA.

HISTÓRICO DA PSICOMOTRICIDADE 3) DESCARTES CRIOU A QUESTÃO: “PENSO, LOGO EXISTO”. SOU UMA COISA QUE PENSA, UMA COISA DA QUAL TODA ESSÊNCIA DECORRE DO PENSAR, MAS POSSUO UM CORPO AO QUAL ESTOU ESTREITAMENTE VINCULADO E QUE NÃO PENSA.

4) MAINE DE BIRAN (1776-1824) FEZ UMA VALORIZAÇÃO DO MOVIMENTO COMO COMPONENTE ESSENCIAL NA ESTRUTURA DO EU: “É NA AÇÃO QUE O EU TOMA CONSCIÊNCIA DE SI MESMO E DO MUNDO”. Seus esforços foram para constituir o que seria uma antropologia filosófica: a distinção entre vida animal, vida humana e vida espiritual. Seu pensamento manifestou uma evolução, através de etapas que podem ser caracterizadas como verdadeiras conversões ao platonismo e ao cristianismo.

5) FREUD (1856-1929) ESTUDA A INTER-RELAÇÃO ENTRE O CORPO, INCONSCIENTE E DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE.

7) GESELL (PEDIATRA) DIVULGOU ESCALAS PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR. 6) DUPRÉ, NEURO PSIQUIATRA INFANTIL, NOS DEU EM 1907, A PRIMEIRA NOÇÃO DE PSICOMOTRICIDADE, PORQUE ASSOCIOU O DESENVOLVIMENTO DA MOTRICIDADE, INTELIGÊNCIA E AFETIVIDADE. 7) GESELL (PEDIATRA) DIVULGOU ESCALAS PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR. 8) WALLON (PEDAGOGO), INTRODUZ O SENSO DE IDENTIDADE CORPORAL. A LINGUAGEM CORPORAL PRECEDE A LINGUAGEM VERBAL NA CRIANÇA PERMITINDO ACESSO À SIMBOLIZAÇÃO”.

9) PIAGET (PSICÓLOGO) DESENVOLVEU TRABALHOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E PRÁXICO, O QUE DERAM MAIOR IMPORTÂNCIA A PSICOMOTRICIDADE, ATRAVÉS DO FUNDAMENTO GENÉTICO CENTRAL DE TODA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E DEFINIDAS AS PRAXIAS COMO AÇÃO NA SUA TOTALIDADE. OS MOVIMENTOS SÃO ORIENTADOS EM FUNÇÃO DE UMA INTENÇÃO OU RESULTADO. 10) SCHILDER (PSIQUIATRA) DESENVOLVEU ESTUDOS SOBRE A IMAGEM CORPORAL.

11) AJURIAGUERRA (PSIQUIATRA) DELIMITOU OS TERMOS MOTRICIDADE E PSICOMOTRICIDADE COMO ATIVIDADE DE UM ORGANISMO TOTAL, EXPRESSANDO UMA PERSONALIDADE TODA INTEIRA. A PARTIT DE 1907, COM AJURIAGUERRA, A PALAVRA PSICO PERMANECEU UNIDA A MOTRICIDADE (SEM HÍFEN). 12) ANDRÉ LAPIERRE (PSICOMOTRICISTA FRANCÊS) AFIRMA A IMPORTÃNCIA DA IDENTIDADE CORPORAL: MUNDO INTERIOR (SENTIMOS) E MUNDO EXTERIOR (EXPRESSAMOS).