AÇÕES PEDAGÓGICAS ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I

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AÇÕES PEDAGÓGICAS ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
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AÇÕES PEDAGÓGICAS 2015 - ÁREA DE HUMANAS Ensino Fundamental I Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com

É possível ensinar história/Geografia diferente? https://www.youtube.com/watch?v=IzN9mYooxp0 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

O que a situação abaixo tem a ver com o ensino-aprendizagem ? Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.1 - Ultrapassar a limitação de disciplinas apreendidas com base nos feitos dos heróis e dos grandes personagens, apresentados em atividades cívicas e como figuras atemporais;   1.2 - Eliminação definitiva da visão eurocêntrica do ensino de história/geografia e dos determinismos histórico-geográficos; Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: 1.3 - Comemorações e festas comemorativas ainda fazem parte dos conteúdos, mas com a introdução de outros representantes da sociedade brasileira (ver Leis 10.639/2003 e 11. 645/2008); Obs. É preciso ter cuidado para NÃO reforçar estereótipos/mitos (ver texto 01) e perpetuar distorções históricas. : Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.4- Organização dos conteúdos baseada em eixos temáticos: - não confundir com história temática (desenvolvida por historiadores, caracteriza a produção histórica acadêmica). - a organização por eixos temáticos ou geradores obedece a pressupostos pedagógicos tais como faixa etária, nível escolar, tempo pedagógico dedicado à disciplina etc. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.5 - Introduzir noções e conceitos progressivamente: cultura, organização social e do trabalho, identidade, noções de tempo/espaço (desde o 1º ano);   Obs. A noção de tempo histórico deve ‘fugir’ da visão apenas de tempo cronológico. Ela deve ser apresentada gradualmente por meio da noção do antes e depois, do conceito de geração e do conceito de duração. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.6 - Priorizar a introdução do estudo pela história do tempo presente; 1.7 - Problematização da história inicia-se sempre pelo local e não só em uma série, sendo objeto de análise constante;   1.8 - O estudo do local começa pela história do cotidiano; Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.9 - Deve-se priorizar a inserção de ações das pessoas comuns – homens, mulheres, crianças e idosos – e não exclusivamente as ações de políticos e das elites sociais;   1.10 - Estabelecer articulações constantes, nos diferentes anos, entre o local, o nacional e o geral. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.11 - Especial cuidado ao estudar as populações indígenas, com base no conceito de cultura (ver desdobramento com os textos 02 e 03 após as referências):   - Incluir as noções de diferenças e semelhanças; - Deve-se principiar pelo estudo do grupo indígena que antes ocupava o lugar onde o(a) aluno(a) vive e, em seguida, estudar o depois; - Estudar as marcas ou registros ainda existentes no presente sobre a população nativa; - Estudar outros grupos indígenas, de outros espaços e de outros tempos. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com História e Geografia para aluno(a)s do 1º ao 5º ano: Formulações básicas nas Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e nos PCN: 1.12 – Especial cuidado ao estudar as populações africanas e afro brasileiras. Só para começarmos a conversa: África ou Áfricas? Obs. Este tópico é assunto para uma reunião inteira. Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com

Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com Aprender a Aprender https://www.youtube.com/watch?v=t6d4Ku4jpu4 Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com