Tânia Maria Santana Botêlho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

Resumo e Síntese.
Redação Científica Conteúdo do módulo:
Autor: Orientador Instituição Local e data
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
Sérgio Elias Vieira Cury
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
ARTIGO CIENTÍFICO.
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Metodologia Da Pesquisa
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Trabalho Científico Elaboração do Resumo 2003.
Metodologia Científica
Resumos Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
ARTIGO CIENTIFICO.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
NBR Resumos Evanilde Maria Moser Izildinha Ramos Accetta
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Trabalho nas regras ABNT
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
Artigo Científico Funções Básicas:
A estrutura do artigo científico e outros
O Texto Científico: Elaboração de Resumos
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
TCC III Artigo Científico Profª MSc. Rita Lírio de Oliveira.
Elaboração de relatório
RESUMO.
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Resumo.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
Documentação e Resenha
Metodologia Científica
TRABALHOS CIENTÍFICOS
Fichamento.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Produção de Artigo Acadêmico
Orientações para escrever um Artigo Científico
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica RESUMO E CRONOGRAMA.
FICHAMENTO.
Aula 04.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
Transcrição da apresentação:

Tânia Maria Santana Botêlho TRABALHOS DE SÍNTESES Tânia Maria Santana Botêlho

TRABALHOS DE SÍNTESES Os trabalhos de síntese consistem na condensação dos elementos essenciais de um texto ou obra(s), sem emitir juízo de valor a respeito deles. A originalidade em fazer síntese está na capacidade de distinguir as idéias principais das secundárias, bem como recolher condensadamente os elementos principais desprezando os que são secundários.

1.1 SINOPSE Consiste na apresentação condensada do texto de um artigo ou obra contendo uma síntese bem sintética da temática. É feita em parágrafos utilizando-se de linguagem impessoal ( verbo na 3ª pessoa), sem emissão de juízo de valor ou crítica. A sinopse deve vir precedida da referência bibliográfica completa do texto ou obra a qual se refere.

1.2 RESUMO DE ESCRITO Consiste na apresentação condensada de uma publicação contendo síntese de todas as idéias principais do tema de um artigo, capítulo ou obra, utilizando-se de parágrafo, livre de todo comentário pessoal ou crítico. Sua estrutura redacional vem em destaque, precedida da numeração ou letração: 1. Introdução, 2. Desenvolvimento e 3. Conclusão

1.3 RESUMO DE ASSUNTO OU REVISÃO DE LITERATURA Consiste num trabalho de síntese que reúne, analisa e compara conhecimentos e informações já publicadas por vários autores, sobre o tema em questão. É um verdadeiro trabalho recapitulativo, que expõe sinteticamente, sem discutir e julgar a temática que sendo estudada, estruturando-a em: 1. Introdução, 2. Desenvolvimento e 3. Conclusão e utilizando parágrafos para a síntese das idéias. “ Não é uma cópia, mais uma reunião de informações sobre o tema, sua compreensão, análise, interpretação, comparação e aplicação a casos semelhantes. Exige reflexão e elaboração nova e pessoal do assunto” (CERVO, BERVIAN, 1983)

1.4 RESUMO CRÍTICO Consiste num misto de trabalho de síntese com trabalho de crítica, seguindo as orientações próprias de cada um. O que se difere o resumo do resumo crítico é sua estrutura, que apresenta a crítica como quarta etapa: 1. Introdução, 2. Desenvolvimento e 3. Conclusão e 4. crítica. Assim, tem-se resumo-crítico de um escrito e resumo-crítico de assunto.

1.5 FICHAMENTO Consiste na utilização do sistema de fichas para documentação de leituras podendo conter apenas os dados bibliográficos do artigo, capítulo ou obra, ou apresentá-los juntamente com a sinopse dos mesmos, tendo a ficha bibliográfica por autor ou por assunto. Outro tipo de fichamento é a ficha de conteúdo em que se registram: esquemas, resumos, cópias ou critérios passando a denominação conforme o caso, de: ficha- esquema, ficha cópia, ficha crítica e ficha resumo crítico.

1.6 ARTIGO CIENTÍFICO O artigo consiste na apresentação sintética dos resultados de pesquisa, contendo idéias novas ou abordagens que se complementam estudos já realizados, observando-se a sua apresentação em tamanho reduzido, o que o limita de constituir-se em matéria para dissertação, tese ou livro.

O objetivo do artigo O objetivo principal de um artigo é o de ser uma maneira rápida e sucinta de divulgar, em revistas especializadas, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado(as teorias que serviram de base para orientar a pesquisa), a metodologia empregada, os resultados alcançados e principais dificuldades encontradas no processo de pesquisa ou análise de uma questão (KOOCHE, 1997). Ao redigir um artigo científico deve-se observar a seguinte estrutura: esquema, resumo ou abstract, palavra-chave, artigo (corpo), referências bibliográficas, anexos ou apêndices ( quando necessário) e data.

IDENTIFICAÇÃO – Contém o título do artigo; nome completo do autor do mesmo e sua qualificação (profissional e acadêmica): o que faz, local de trabalho e sua titulação. RESUMO OU ABSTRACT – Resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto(ABNT – NRI3 6028) visando esclarecer o leitor sobre a conveniência ou não de consultar o texto integralmente. O resumo deve ser explicativo contendo o assunto do documento original, os objetivos pretendidos, a metodologia e os resultados alcançados. Deve-se usar a 3ª pessoa do singular e de preferência o verbo deve vir na voz ativa, redigindo num único parágrafo composto de uma seqüência coerente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento (SÁ et al, 1996).

Recomenda-se que os resumos de comunicação breves tenham até 100 palavras; os de monografias e artigos até 250; e os de relatórios e tese, até 500. O mesmo resumo deve preceder o texto quando for escrito na língua original. A tradução em outra língua deve vir após a conclusão (FEITOSA,1997). PALAVRA-CHAVE – Termos (palavras ou frase curtas) que indicam conteúdo do artigo em Português e em idioma estrangeiro.

ARTIGO (CORPO) – Contém as três partes redacionais de um trabalho científico: INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO. Na introdução- apresenta-se e delimita-se o tema ou problema em estudo, os objetivos, a metodologia usada no estudo e que autores, obras ou teorias que serviram de base teórica para construir a análise do problema. No desenvolvimento - (demonstração dos resultados). Deve-se fazer uma exposição e discussão das teorias que foram utilizadas para entender e esclarecer o problema, apresentando-as e relacionando-as com a dúvida investigada. Deve-se também apresentar conclusões alcançadas, com as respectivas demonstrações dos argumentos teóricos/e ou resultados de provas experimentais que as sustentam. Na conclusão contém os comentários finais avaliando o alcance e limites do estudo desenvolvido.

O autor tem liberdade de apresentar opinião de natureza mais teórica ou que abra caminhos e novas pesquisas. O corpo do artigo pode se dividido em quantos itens forem necessários, de acordo com a natureza do trabalho elaborado. Deve-se observar bem as subdivisões, para que o leitor não perca a seqüência. A divisão deve obedecer a uma ordem lógica, em que cada parte forme um todo e tenha um título adequado.

Referência Bibliográfica – Lista-se as referências pertinentes a todas as citações feitas, de acordo com as normas da ABNT, em ordem alfabética e precedida de numeração arábica. Apêndice – Materiais elaborados pelo próprio autor do artigo. Anexos – Materiais ilustrativos não elaborados pelo autor do artigo. Data do artigo – Se o artigo consistir numa comunicação apresentada em Simpósio, Congresso ou Tendo em vista que o artigo se caracteriza por ser um trabalho científico: Encontro, deve-se especificar o local e nome do evento; linguagem correta e precisa, coerência na argumentação, clareza na exposição das idéias, objetividade, concisão e fidelidade ás fontes citadas. Para que estas qualidades se manifestem é necessário, principalmente, que o autor tenha um elevado conhecimento a respeito do que está escrevendo.

BIBLIOGRAFIA PINTO, Atina Florência do Carvalho IVT. Metodologia do trabalho científico.PUC/MG, 2001.Pp. 31-33 LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.