Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Advertisements

São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
Avaliação da ocorrência e causa das úlceras crônicas no HUAP
O PROCESSO DE TRABALHO NA PERSPECTIVA DA SAÚDE DA FAMÍLIA
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
XIX Congresso CONASEMS Construindo a atenção integral à saúde
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
Avaliação do desempenho dos serviços de saúde no controle da tuberculose: vínculo entre profissional de saúde e doente no processo de atenção à tuberculose.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Tecnologia
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Como funcionam as unidades de saúde da familia
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
RECURSOS HUMANOS Prof.ª Dr.ª Ana Daniela Silveira.
Angelo Augusto Paula do Nascimento
HANSENÍASE: casos novos detectados nas sessões de matriciamento em dermatologia na estratégia de saúde da família Caroline Omram Ahmed, Gustavo Amorim,
ESF Integralidade da assistência
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
ESF FALCÃO PEREGRINO - CAJATI RETROSPECTIVA 2014.
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Clube da Revista da Liga de Geriatria e Gerontologia da ULBRA
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
PROPOSTA DE CURSO DE EXTENSAO MULTIDISCIPLINAR
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
ATENDIMENTO DOMICILIAR
Autores: Aline Caldi Rodrigues, Camila Macedo dos Santos, Érika Loureiro Vieira, Gabriella Teixeira Pinto, Giselle Lopes Pereira, Narjara de Sant´ana Garcia.
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
PSF como Porta de Entrada do SUS
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
PERCEPÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE ESTOMIZADOS ACERCA DA AUTONOMIA DO CUIDADO Sandra de Nazaré Costa Monteiro Manuela Costa Melo Joyce Silva Santos Ivone.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,
CUSTOS DO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas, Florene Vale dos Anjos, Jennifer.
CUSTO DO TRABALHO DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO DE ÚLCERA POR PRESSÃO ESTÁGIO III E IV EM UM HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Ana Caroline Silva Caldas,
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
NURSING ACTIVIES SCORE (NAS) X ESCORE DE BRADEN EM PACIENTES COM ULCERA POR PRESSÃO Daniela de Oliveira Cardozo Carmen Maria Lazzari Carolina Duarte da.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO A SAÚDE
São realizadas, predominantemente, atividades de saúde seguindo conteúdos de programas do Ministério da Saúde, e não baseadas no conhecimento dos indivíduos.
Apesar do aparente conhecimento teórico do que é Educação em Saúde por parte dos profissionais, há evidências de execução da educação baseada na mistura.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Prevalência de pé diabético em um ambulatório de cuidados com lesões Mirella de Souza Barbosa*, Maria Mayara Araújo Pereira, Jéssica Alcântara de Lira.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
REABILITAÇÃO Processo de desenvolvimento e/ou recuperacão de capacidades, habilidades, recursos pessoais e comunitários que contribuem com a independência.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE ÚLCERA POR PRESSÃO Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques July Grassiely de Oliveira Branco Kaila Andréa da Silva Cunha Joyce da Silva Costa Thalita Caroline Costa Façanha

Introdução Em virtude da transição epidemiológica, impulsionada pelos avanços na área da saúde, as pessoas estão vivendo mais. Há muitas pessoas acamadas ou com algum tipo de mobilidade prolongada assistida por equipes de saúde da família, e grande parte dessa população se constitui de idosos. Durante o acompanhamento do paciente acamado em domicílio, o enfermeiro da Estratégia Saúde da Família (ESF) deve realizar as orientações necessárias para o cuidado preventivo de lesões.

Objetivo Avaliar o conhecimento dos profissionais que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF), sobre a avaliação, a classificação e a prevenção da úlcera por pressão.

Método Estudo descritivo-exploratório, quantitativo, realizado durante o mês de julho de 2014 no município de Crateús - CE. O município conta com um total de 16 equipes de saúde da família completas, dessas, 4 eSF foram sorteadas. Dados coletados pelo Teste de conhecimento de Piper e Mott (1995) e analisados pelo programa Statistical Package for Social Science, versão 21.0 (SPSS). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) com o protocolo do CAEE 30685714.5.0000.5053.

Resultados e Discussão Participaram da pesquisa 12 profissionais da ESF, sendo: - 04 médicos - 04 enfermeiros - 04 técnicos de enfermagem 75,6 % 74, 4 % 62,5 % Mesmo os resultados sendo analisados individualmente nenhum profissional conseguiu atingir o nível considerado adequado, preconizado em 90% de acerto ou mais dos itens do teste.

Resultados e Discussão Nos itens referentes à avaliação e à classificação da UP, apenas em um item os participantes obtiveram o resultado superior a 90% de acertos. Naqueles referentes à prevenção da UP (31 itens), em 14 itens os participantes tiveram mais do que 90% dos acertos, em 7 itens entre 70 e 89,9% de acertos, em outros 2 itens entre 50 e 69,%, e em 8 itens porcentagem de acertos menor que 50%. Profissional Maior Nota Menor Nota Médicos 81,6% 68,4% Enfermeiros 60,6% Téc. de Enfermagem 76,3% 47,4%

Conclusão Há deficiência de conhecimento sobre as diretrizes existentes sobre prevenção, classificação e tratamento da UP entre os profissionais que atuam na atenção básica no município de Crateús - CE. A educação permanente pode ser uma estratégia eficaz para melhorar o conhecimento desses profissionais e repercutir diretamente na qualidade da assistência prestada, atendendo às necessidades de saúde da população.