Web Design Aula 01 Jackson Eduardo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA WEB
Advertisements

Profa. Rudson apostilas.wikidot.com/hipermidia
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
Criação de Páginas Web Criação de Páginas Web – KompoZer
O USO DO SOFTWARE LIVRE JOOMLA NO DESENVOLVIMENTO DE WEB SITES FOCANDO A USABILIDADE NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Maria Irene da Fonseca e Sá Anne Caroline.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Interface Humano-Computador
Interface Humano-Computador
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Sites 1º aula.
Introdução à avaliação. Os objetivos Discute como os desenvolvedores lidam com as restrições do mundo real Explica os conceitos e termos usados em uma.
Avaliação de softwares
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Ferramentas para Avaliação de Software
INstalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
Prof. Ilaim Costa Jr. Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.
Engenharia de Usabilidade
Seminário de Engenharia de Usabilidade
COMO AS PRÁTICAS DE MARKETING ESTÃO MUDANDO O E-BUSINESS
Diagnóstico de Usabilidade das Secretarias de Estado
MAPAS MENTAIS TONY BUZAN.
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Para entender o design como uma atividade profissional que contribui no estudo de Interfaces Web é preciso entender.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
A minha primeira apresentação…
A FORÇA MENTAL.
©2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. A minha primeira apresentação…  
SELECIONANDO CLIENTES
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
ACCESS 2007 EDIMILSON JÚNIOR.
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
Guia de Abertura de Chamado
Avaliação Eurística Instrutora Danielle Simões.
Preparar, Apontar... Ivan Horvath Codas. Texto Completo X Anotações A Leitura Vantagens das Anotações: Naturalidade Fluidez Ênfase.
Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
DDW I. I – A Beleza está nos olhos do usuário Eu sei que ele disse que você é somente outra garçonete chata com uma coluna, mãe, mas acho você a melhor...está.
Inteligência emocional
Web Movies Solução para locadora online. O que veremos 1.Segurança em primeiro lugar 2.Buscas mais rápidas 3.Interface Inovadora 4.Gerenciar nunca foi.
Avaliação Heurística do Gmail
C RIAÇÃO DE PÁGINAS W EB Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Processos do Design 27/09.
TIPOLOGIA E DESIGN.
Segurança & Auditoria de Sistemas AULA 04 Eduardo Silvestri
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
Aplicativos Web – Web Design
Processo e Qualidade.
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Interface Homem Máquina Cícero Torres Edgard Barboza Login Informática
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Design de Interação Prof. Josué Froner
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Humanas e Letras Curso de Especialização em Mídias na Educação Texto e Hipertexto na Educação Portal.
Relato da experiência sobre a criação do portal do Serviço de Informação e Documentação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Lise Christine Banon.
Edição multimédia aula 09
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
Primeira Apresentação
Escola... Qual o perfil da sua?.
Ergonomia II. Análise da tarefa Diz respeito ao estudo das bases conceituais de uso, de operacionalidade, dos níveis de informação e estético-formal do.
Como elaborar slides para apresentações orais
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo
Utilização Eficaz do PowerPoint
Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.
Introdução a Programação Aula 03 Jackson Eduardo
Introdução a Programação Aula 05 Jackson Eduardo
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Dicas para uma boa apresentação
Transcrição da apresentação:

Web Design Aula 01 Jackson Eduardo

Web Design - Entendendo O que é?

Web Design - Entendendo A diferença entre - Web Design - Web Designer Web Design Produto – Desenho para a web Web Designer Desenhista – Profissional para projetar para web

Web Design - Entendendo Programas/Softwares - ? Photoshop Adobe Illustrator Adobe

Web Design - Entendendo Programas/Softwares Não há um programa faz-tudo ideal para quem deseja ser um web designer profissional. e sim boas fontes inspiradoras!

Web Design - Entendendo Fontes inspiradoras Se existem sites que nos surpreendem com seu visual, com certeza houve muito embasamento teórico por trás do projeto. -sites inspiradores

Web Design - Entendendo Fontes inspiradoras -

Web Design - Entendendo Fontes desesperadoras  -

Web Design - Usabilidade 1- Conheça a real necessidade do usuário O telefone antigo é uma ótima analogia: simples e direta. A necessidade do usuário neste caso podem ser duas: ligar para alguém utilizando um número ou atender uma ligação.

Web Design - Usabilidade 1 - Conheça a real necessidade do usuário O elevador é outro bom exemplo: você pode se movimentar para cima ou para baixo com ele e nem por isso existem os botões “Ir para cima” ou “Ir para baixo”. Seu objetivo é sempre um só: ir a um determinado andar, e por isso, círculos com os números – e/ou letras – diretos, simples e fáceis de serem usados.

Web Design - Usabilidade 2 - Seja simples: menos é mais! Que tal o Google Chrome como exemplo? O navegador mais utilizado do mundo (fonte: Wikipédia) tem uma das interfaces mais simples que se possa imaginar. E engana-se quem pensa que ele é tão simples quanto seu visual, muito pelo contrário, é um aplicativo robusto e recheado de recursos, porém ficam “invisíveis” à primeira vista mas facilmente acessíveis, exatamente como deve ser.

Web Design - Usabilidade 2 - Seja simples: menos é mais! Evite elementos desnecessários e entregue os demais de maneira limpa e direta.

Web Design - Usabilidade 2 - Seja simples: menos é mais! Exemplo de ferramenta para estilização de texto (richtext) do Gmail: todas as ações de maneiras simples e fácil de se utilizar.

Web Design - Usabilidade 3 - Crie uma identidade para seu sistema Usuários se sentem mais confortáveis e são mais eficientes em utilizar elementos e recursos padronizados em todo o sistema, o que podemos chamar de identidade.

Web Design - Usabilidade 3 - Crie uma identidade para seu sistema

Web Design - Usabilidade 4 - Não exija esforço de seu usuário Explicações em excesso na tela demandará mais tempo do usuário e consequentemente, o deixará mais confuso e frustrado. Minimize os impactos utilizando elementos consistentes, fáceis de serem entendidos e usados.

Web Design - Usabilidade 4 - Não exija esforço de seu usuário

Web Design - Usabilidade 5 - Organize a informação Crie padrões de espaçamentos e grids, elementos fundamentais para organizar a informação e permitir que a atenção seja focada em porções específicas, facilitando a concentração do usuário. Utilize fontes, tamanhos e cores diferentes nos textos, melhorando a dinâmica de leitura da página, legibilidade e leitura.

Web Design - Usabilidade 5 - Organize a informação

Web Design - Usabilidade 6 - O vazio nunca deve estar vazio O estado vazio acontece quando o sistema ainda não foi utilizado ou não tem dados para serem exibidos. Seções sem conteúdo, tabelas vazias, campos não preenchidos, pesquisas que não encontram resultados, todas esses cenários se constituem como “estado vazio”.

Web Design - Usabilidade 6 - O vazio nunca deve estar vazio

Web Design - Usabilidade 6 - O vazio nunca deve estar vazio

Web Design - Usabilidade 7 - Se aproveite do contraste Elementos com bom contraste saltam aos olhos, o contrário, por sua vez, passa mais facilmente despercebido.

Web Design - Usabilidade 7 - Se aproveite do contraste Utilize do recurso e gerencie a atenção do usuário para o que realmente é necessário.

Web Design - Usabilidade 8 - Utilize as cores estrategicamente O uso estratégico das cores chama emocionalmente a atenção dos usuários e se bem utilizada, torna mais eficiente sua tomada de decisão.

Web Design - Usabilidade 8 - Utilize as cores estrategicamente É imprescindível utilizar as cores corretas, que variam em cada caso, estude sobre a psicologia das cores.

Web Design - Usabilidade 8 - Utilize as cores estrategicamente É imprescindível utilizar as cores corretas, que variam em cada caso.

Web Design - Usabilidade 9 - Dê o controle ao usuário O usuário está no comando, ele quer e precisa ter o controle das ações e a liberdade de manusear o sistema.

Web Design - Usabilidade 9 - Dê o controle ao usuário

Web Design - Usabilidade 10 - Faça o sistema conversar com o usuário Toda ação gera uma reação (já dizia Newton) e em sistemas não deve ser diferente. É comum termos ações que não geram resultado em tempo real, isto é, ações que exigem um tempo de resposta do sistema.

Web Design - Usabilidade 10 - Faça o sistema conversar com o usuário

Web Design - Usabilidade 10 - Faça o sistema conversar com o usuário

Web Design - Usabilidade 10 - Faça o sistema conversar com o usuário Uma interface agradável conversa com o usuário, o instrui sempre que necessário e fornece feedbacks a cada ação: sucesso, alertas e erros.

sc.senai.br | | Rodovia Admar Gonzaga, 2765 Itacorubi Florianópolis, SC