Perfil da utilização de medicamentos de pacientes estomizados em um município de médio porte mineiro Bianca Augusta Pereira de Paula¹; Juliano Teixeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
Estudo de coorte retrospectivo
AVALIAÇÃO DA EQUIVALÊNCIA FARMACÊUTICA E PARÂMETROS DE QUALIDADE DE DIFERENTES FORMULAÇÕES ANTI-HIPERTENSIVAS REGISTRADAS COMO MEDICAMENTOS GENÉRICOS E.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
AVALIAÇÃO DA ADESÃO DE MÉDICOS AO PROTOCOLO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DE CURITIBA SILVA, JOANA. B. 1 ; RAMOS, MARCOS P.
1 QUALIDADE NO DESEMPENHO DE TÉCNICAS DOS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO Rev Saúde Pública 2006;40(5): MARINA PEDUZZI, MARIA LUIZA ANSELMI,
Adesão ao tratamento farmacológico de pacientes com hipertensão arterial e /ou diabetes mellitus atendidos no Programa de Saúde da Família de Blumenau.
A Gestão do Regime Terapêutico por Pessoas com Doença Mental, na Perspetiva do Cuidador Principal RODRIGUES, Mª do Céu, Enfermeira Especialista Saúde Mental.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Vigilância Epidemiológica do Câncer e de seus Fatores FUNASA Universidade Federal Fluminense Instituto de Saúde da Comunidade Departamento de Epidemiologia.
INDICADORES DO ALEITAMENTO MATERNO EM DUAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DA PALHOÇA, SC. Nutrição e Saúde Materno Infantil ¹Camila Ribeiro Borges, ²André Luiz.
Prefeitura do Município de Catanduva-SP Secretaria Municipal da Saúde de Catanduva Resultados obtidos pelo Programa de Cessação do Tabagismo após a implantação.
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Fundação Universidade Federal do Rio Grande Departamento de Matemática Curso:Geografia Bacharelado Disciplina:Estatística Descritiva Professor:Luiz Augusto.
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Secretaria do Estado de Saúde do Distrito Federal Hospital Regional da Asa Sul ATENDIMENTO DO PACIENTE COM SIBILÂNCIA NA EMERGÊNCIA DO HOSPITAL REGIONAL.
Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil 2011 BIOESTATÍSTICA-aula 2 Prof. Cristina Ortiz Valete.
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
O ACESSO DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS A SAÚDE NA BAIXADA SANTISTA
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
MORGANA SOUZA MARQUES (1) ; PATRIK OENING RODRIGUES (2)
Introdução Objetivo Metodologia Conclusão Resultados Referências
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
“Rede de assistência e morbi-mortalidade da hipertensão arterial sistêmica na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil” Geraldo Bezerra da Silva Junior, Maria.
Autores: Lília Paula de Souza Santos Fábio Silva de Carvalho
Lídia Andrade Lourinho
“Satisfação dos usuários de um serviço público-privado de saúde no nordeste do Brasil e o direito à saúde” Geraldo Bezerra da Silva Junior1, Eduardo Rocha.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Departamento de Enfermagem AUTO-EXAME DAS MAMAS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES.
Planejamento Reprodutivo: um direito de todos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA NO CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL DE PACIENTES HIPERTENSOS USUÁRIOS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO MUNICÍPIO DE CARLOS.
Assistência Farmacêutica
Universidade Federal do Rio de Janeiro Hospital Universitário Clementino Fraga Filho Programa de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos OPIÓIDES NA DOR.
Aquisição e Distribuição de Medicamentos
OPIÓIDES NA DOR NÃO ONCOLÓGICA
Por que os pacientes abandonam o tratamento? Situações relacionadas aos Serviços de Saúde Jamocyr Marinho Por que os pacientes aderem.
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
Realizou-se um estudo observacional, retrospectivo e transversal, através da análise de 148 prontuários de pacientes com hanseníase assistidos em um centro.
Instrumentos para avaliação e registro do desempenho e eficiência de produtos para estomas de eliminação MAURO SOUZA RIBEIRO*, ELINE LIMA BORGES**, JULIANO.
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
Avaliação da prevalência de ansiedade e depressão dos pacientes estomizados da microregião de Divinopólis/Santo Antonio do Monte-MG Juliano Teixeira Moraes.
PREVALENCIA DA INCONTINÊNCIA COMBINADA AUTO-RELATADA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS Vera Lucia Conceição Gouvêa Santos Claudia Regina de Souza Santos.
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA COLOSTOMIA NA PERSPECTIVA DE FAMILIARES DE PESSOAS ESTOMIZADAS Estomaterapeuta Elaine Maria Alexandre Pro.ª Dr.ª Sandra Maria.
PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE PESSOAS ESTOMIZADAS. Autores: Deborah Franscielle da Fonseca; Juliano Teixeira Moraes; Alexandre.
CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,
Assistência Primária: Unidade Básica – Uma Experiência de Ensino e Assistência Primary Care: Basic Unit – An Assistance &Teaching Experience Profa Dra.
PERFIL DE UMA POPULAÇÃO ESTOMIZADA INTESTINAL PROVISÓRIA E MOTIVOS DA NÃO RECONSTRUÇÃO DO TRÂNSITO INTESTINAL ADRIANA PELEGRINI SANTOS PEREIRA Janderson.
Paloma Gabrielly Amorim Monteiro Antonio Dean Barbosa Marques
Amanda Delmondes de Brito Fontenele Elaine Carininy Lopes da Costa
Dayse Carvalho do Nascimento
Levantamento dos Fitoterápicos Comercializados nas Farmácias do Município de Tubarão/SC Ciências Médicas e da Saúde MOREIRA, Mayara Torquato; VIEIRA;.
Castro AA, Pitta GBB. A prevalência de obesidade nos estudantes dos cursos de graduação da área da saúde. Rev Bras Obesid Fev 29;23(7):13-7. A prevalência.
INTRODUÇÃO O objetivo desta pesquisa foi a coleta de dados epidemiológicos para a avaliação dos pacientes diagnosticadas com doenças cardiovasculares,
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
Cálculo do Tamanho da Amostra Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo UNIFESP.
O impacto do atendimento odontológico domiciliar em idosos. Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da Saúde Ciências Biológicas/ Ciências médicas e da.
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Título do Trabalho: A INFLUENCIA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA PRATICA MEDICAMENTOSA. Diego Gotardo 1, Daisson José Trevisol 2, 1 - Acadêmico do 9º semestre.
Consumo de álcool e tabaco através do AUDIT e FAGERSTROM em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
. TABAGISMO E CONSUMO DE ÁLCOOL EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE NÍVEL MÉDIO INTRODUÇÃO  O consumo de substâncias psicoativas é visto pelas organizações.
Leonardo Kenji Hirao R3 Medicina Esportiva. Introdução Concussão 1,6 a 3,8 milhões de casos por ano nos Estados Unidos. Teste Neurocognitivo Computadorizado.
A percepção dos pais sobre os cuidados com os filhos – superproteção, rejeição, afeição emocional e nível de autoritarismo – são fatores que podem influenciar.
Estudo de utilização de medicamentos em idosos residentes na área de cobertura do Serviço de Apoio Integrado a Saúde (SAIS) PATRÍCIA LUIZ DE ARAÚJO (PUIC);
Transcrição da apresentação:

Perfil da utilização de medicamentos de pacientes estomizados em um município de médio porte mineiro Bianca Augusta Pereira de Paula¹; Juliano Teixeira Moraes²; Cristina Sanches-Giraud³ 1 Acadêmica do Curso de Farmácia da Universidade Federal de São João del-Rei 2 Doutor. Estomaterapeuta-TiSOBEST. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. 3 Doutora. Professora Adjunta do Curso de Farmácia. Universidade Federal de São João del-Rei

Introdução No Brasil, poucos ou inexistentes são os estudos sobre o perfil de utilização de medicamentos em pacientes ileostomizados e colostomizados. Sabe-se que pequenas reduções no comprimento do intestino podem diminuir a absorção de medicamentos, principalmente de liberação prolongada e gastrorresistentes. Assim, conhecer o perfil da utilização de medicamentos destes pacientes é essencial para garantir a eficácia e seu uso correto. Sáinz MI1, Redín MD, San Miguel R, Baleztena J, Santos MA, Petri M, Notivol MP. Problems in the use of medicines in enterostomized patients. An Sist Sanit Navar Sep-Dec; 26(3):

Objetivos Descrever o perfil de utilização de medicamentos em pessoas ileostomizadas e colostomizadas.

Método -Estudo transversal descritivo -População: estomizados cadastrados no Serviço de Atenção às Pessoas Ostomizadas da cidade de Divinópolis/MG cadastrados / 76 destes colostomizados ou ileostomizados da cidade de Divinópolis. -Amostragem: desvio padrão de 5% e um intervalo de confiança de 95% sendo entrevistados portanto 64 pacientes -Coleta de dados: dois questionários validados * Teste de Morisky-Green * Questionário sobre Assistência Farmacêutica/Adulto -Visita domiciliar MORISKY, D.E; GREEN, L.W; LEVINE, D.M. Concurrent and predictive validity of a self-reported measure of medication adherence. Med Care. v.24, n 1, p 67-74, 1986.

Resultados e Discussão - Estomizados com idade média de 67 anos, do sexo feminino (61,0%), ensino fundamental incompleto ou eram analfabetos (64,4%) e aposentados (74,6%). - Causa da estomia: câncer colorretal (61,0%) - Tipo de estoma: colostomia (83,0%) - Apresentar uma ou duas co-morbidades (52,5%): hipertensão arterial (64,4%)

Resultados e Discussão PERFIL FARMACOEPIDEMIOLÓGICO -89,8% da população faz uso de medicamentos; -52,8% são polimedicados (cinco ou mais medicamentos); -33,9% armazenam os medicamentos incorretamente; -37,8% apresentaram baixa ou média adesão ao tratamento; -39,6% relataram não ter recebido nenhuma orientação sobre o uso dos seus medicamentos.

Conclusão Verificou-se que os pacientes estomizados apresentam farmacoterapia complexa e que não recebem orientação adequada sobre o modo de armazenamento e o uso correto de medicamentos. Tal fato pode estar relacionado aos poucos estudos na área e à falta de qualificação dos profissionais da saúde para o manejo farmacológico destes pacientes. Estudos devem ser realizados para avaliação da taxa de absorção desses medicamentos em pessoas estomizadas. Obrigado!