Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução a Algoritmos
Advertisements

Introdução à Programação
Marco Antonio Montebello Júnior
Linguagem de Montagem Visão geral.
Introdução a Algoritmos Seqüenciais
ALGORÍTMOS E ESTRUTURA DE DADOS SLIDE - 2
Introdução à Programação
Lógica de Programação Módulo II
Introdução à Lógica de Programação
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Algoritmos Escher.
Estruturas de Controle
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo
Algoritmos e Programação
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Formas de Representação de Algoritmos
Introdução a Programação
Algoritmos e Estruturas de Dados I Construção de Algoritmos
Processamento da Informação BC-05045
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
ALGORÍTMOS E PROGRAMAÇÃO Engenharia
Linguagem de Programação II Parte IX
Estrutura de dados, pseudocódigo
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Algoritmos e Programação I
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Fundamentos de Programação
Android Aula 01 Introdução ao Java Humberto Moura
Desenvolvimento Web Lógica de Programação
Linguagem de Programação JAVA
Programação e Sistemas de Informação
Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL.
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
ALGORITMOS Intensivo Janeiro e Fevereiro de 2011
Disciplina: Algoritmo Facilitador: Alisson Cleiton
Fábio de Oliveira Borges
Instituto Federal de Santa Catarina
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
INSTRUMENTOS DE GESTÃO:
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
LOGICA DE PROGRAMAÇÃO ALUNO: OSIRES ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR PABLO SANDREY RESENDE DE SOUSA RIBEIRO SAULO PEREIRA DA SILVA.
Variáveis e Operadores
Fundamentos de linguagens de programação
Algoritmos e Programação
Algoritmos e Programação MC102
Exercícios (Algoritmo Narrativo, Fluxograma e Pseudocódigo) RESOLVIDO
Introdução à Programação
Professor: Marcelo Hugo e Danilo Cesar
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
Linguagens de Programação
Linguagem Técnica de Programação
Programação Computacional Aula 9: Meu primeiro programa em C
Algoritmos e Programação I
Linguagem de Programação I PARTE i
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
Curso Engenharia Química Modalidade Superior Instituto Federal do Sul de Minas, câmpus Pouso Alegre Professora Michelle Nery Programação de Computadores.
Trabalho Cálculo Numérico º Trabalho 1) Implementar um programa em linguagem C que converta números binários (inteiros e fracionários) para a.
Disciplina: Lógica de Programação
Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma.
BALANCEAMENTO DE LINHAS PRODUTIVAS / EFICÁCIA PRODUTIVA
Introdução a Programação Aula 01 Jackson Eduardo
DESENVOLVIMENTO Prof: Marcelo West Disciplina: Lógica de Programação.
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Introdução a Programação Aula 03 Jackson Eduardo
Introdução a Programação Aula 05 Jackson Eduardo
Lógica de Programação Aula 19 Prof. Auler Gomes.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação Diagrama de bloco Programação Sequencial 1.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Programação Aula 02 Jackson Eduardo

Introdução a Programação - Lógica Pseudocódigo Os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada pseudocódigo. -Este nome é uma alusão à posterior implementação em uma linguagem de programação, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo PHP, estaremos gerando um código específico de uma linguagem de programação. Por isso os algoritmos são independentes das linguagens de programação onde não existe um formalismo rígido de como deve ser escrito o algoritmo. O algoritmo deve ser fácil de se interpretar e fácil de codificar. Ou seja, ele deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.

Introdução a Programação - Lógica Fases No capítulo anterior vimos que ALGORITMO é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante ressaltar que qualquer tarefa que siga determinado padrão pode ser descrita por um algoritmo, como por exemplo: COMO FAZER ARROZ DOCE ou então CALCULAR O SALDO FINANCEIRO DE UM ESTOQUE Entretanto ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais.

Introdução a Programação - Lógica Fases Onde temos: ENTRADA: São os dados de entrada do algoritmo PROCESSAMENTO: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final SAÍDA: São os dados já processados

Introdução a Programação - Lógica Fases -Exemplo de Algoritmo Imagine o seguinte problema: Calcular a média final dos alunos da 3ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4. Onde: Média Final = P1 + P2 + P3 + P4 / 4 Para montar o algoritmo proposto, faremos três perguntas:

Introdução a Programação - Lógica Fases a) Quais são os dados de entrada? a) Qual será o processamento a ser utilizado? a) Quais serão os dados de saída?

Introdução a Programação - Lógica Fases Algoritmo -Receba a nota da prova1 -Receba a nota de prova2 -Receba a nota de prova3 -Receba a nota da prova4 -Some todas as notas e divida o resultado por 4 -Mostre o resultado da divisão

Introdução a Programação - Lógica Testes de mesa Após desenvolver um algoritmo ele deverá sempre ser testado. Este teste é chamado de TESTE DE MESA, que significa, seguir as instruções do algoritmo de maneira precisa para verificar se o procedimento utilizado está correto ou não.

Introdução a Programação - Lógica Testes de mesa Veja o exemplo: Nota da Prova 1 Nota da Prova 2 Nota da Prova 3 Nota da Prova 4 -MONTAR A TABELA

Introdução a Programação - Lógica Exercícios 1)Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo · Receba código da peça · Receba valor da peça · Receba Quantidade de peças · Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça) · Mostre o código da peça e seu valor total

Introdução a Programação - Lógica 2) Faça um algoritmo para “Calcular o estoque médio de uma peça”, sendo que ESTOQUEMÉDIO = (QUANTIDADE MÍNIMA + QUANTIDADE MÁXIMA) /2 Exercícios

Introdução a Programação - Lógica 3) Teste o algoritmo anterior com dados definidos por você. Exercícios

sc.senai.br | | Rodovia Admar Gonzaga, 2765 Itacorubi Florianópolis, SC