Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa APROPHARMA – Programa Avançado para Executivos na Indústria Farmacêutica Alguns aspectos sobre propriedade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ CAPITALISMO PAULO ROGÉRIO C. DE ARRUDA CURSO: HISTÓRIA PROFª: DEJALMA CREMONESSE.
Os tribunais portugueses e as suas diferentes vertentes
A Utilização da Propriedade Industrial em Portugal Manuel Mira Godinho ISEG/UTL Apresentação ao Workshop Rede de Facilitadores do Emprendedorismo Lisboa,
ECONOMIA INTERNACIONAL
Maria Manuel Leitão Marques
I. Gestão da Produção Secção I – Introdução
Data e Local de assinatura 13 de Dezembro de 2007 no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa.
Pedro Pinto e Tiago CruzSistemas Multimédia 1999 Copyright e Direitos de Autor.
Apresentação à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados Jorge Avila 27/06/2012.
ABPI Associação Brasileira da Propriedade Intelectual Fundada em 16 de agosto de 1963.
Facilitadora: Jurema Prado
Propriedade Intelectual
SISTEMA NACIONAL DA PI E AS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS EM MOÇAMBIQUE
MANHÃ INFORMATIVA DO INFARMED Passagem de medicamentos de marca a medicamentos genéricos Lisboa, 22 de Janeiro de 2004.
A passagem da Espanha para a Europa em que pode confiar.
Workshop Nacional para Sobre a Aplicação dos
Objecto, Atribuições e Competências do IPI
Sara Sousa de Macedo DICAE/ACRI A REVISÃO DA LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA COMUNITÁRIA 20 de Novembro de 2003.
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
3.Productividade Científica e tecnológica Medição de produtividade dos trabalhadores 3 dificuldades: Quem contabilizar? Inconsistência na definição de.
Caracterização da utilização de nimesulida pela população do distrito de Lisboa: Análise da adesão às recomendações europeias emitidas em 2012 Mariana.
Novos Serviços e Metodologias Destaques na área da Comunicação
Regulamento de Direitos de Propriedade Industrial e Programas de Computador A UA foi uma das primeiras Universidades portuguesas (a 2ª) a aprovar e a aplicar.
12 de Fevereiro de O GAPI-grupUNAVE resulta de uma iniciativa pública levada a cabo pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial em parceria.
Tecnologia Brasileira VIII ENIFarMed ( ).
TRABALHO FINAL.
INTRODUÇÃO.
A protecção da inovação estética pelo regime de desenhos e modelos Miguel Moura e Silva Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Interação Universidade e Empresas Farmacêuticas: Desafios e Perspectivas Camille Rodrigues da Silva Diretora Medica na Zodiac Industria Farmacêutica.
Barreiras ao acesso a novos produtos para saúde Proteção a dados de testes e PI 8º EniFarMed, 09 de setembro de 2014, São Paulo.
A PROTEÇÃO DADOS E AS SUAS PECULIARIDADES EM UM AMBIENTE DE INOVAÇAO TECNOLÓGICA Por José Carlos Vaz e Dias (PhD/LLM Kent) Sócio do Escritório Vaz e Dias.
Alteração da Lei de Licitações PL 7.709/2007 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O Direito Internacional do Ambiente - Aula 4 - Faculdade de Direito – Universidade Nova de Lisboa JOSÉ MANUEL PUREZA.
Isabel Morgado A PROTECÇÃO DAS INVENÇÕES EM A Propriedade Industrial e a Competitividade das Organizações
O problema da ruína do jogador com fortuna inicial igual a uma u.m. II.
Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos
Luiz Henrique Silva de Freitas nº17 Profª Carol
PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
Pesquisa pré – clínica e clínica
O Sistema Constitucional Austríaco Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Direito Constitucional Professor Doutor Jorge Bacelar Gouveia Ano.
Título IV – Dos Crimes Contra a Organização do Trabalho
O Direito Internacional do Ambiente - Aula 2 - Faculdade de Direito – Universidade Nova de Lisboa JOSÉ MANUEL PUREZA.
Economia Pública Aula 8a
1 Sociedade ou mercado da informação? Valores económicos e liberdades e direitos individuais na UE.
EMPRESARIAL I Aula 1- Apresentação do Plano de Ensino.
Maria Oliveira Apresentação do serviço Reitoria, 24 de Novembro de 2008 ID & Inovação UPIN – Universidade do Porto Inovação.
Instituições de Direito Público e Privado
Disciplinas Optativas
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
1 A natureza dupla da propriedade intelectual “ To promote the progress of science and useful arts by securing for limited times to authors and inventors.
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
Disciplina: Contabilidade Gerencial
CURSO DE ADAPTAÇÃO ESTAGIÁRIOS MINISTÉRIO PÚBLICO S. PAULO 12º CONCURSO DE CREDENCIAMENTO DIREITOS E DEVERES DOS ESTAGIÁRIOS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DENISE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA/PNAP.
PROPRIEDADE INTELECTUAL AULA 10 – MARCAS
Milena Barbosa de Melo. Internacionalização 1. Processo de Internacionalização do Direito 2. Aumento da Interdependência global 3. Maior Integração entre.
Disciplinas Optativas
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
Desoneração da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
(positivação de solução pela L.C. nº 147/2014) Tributação das Farmácias de Manipulação Conflito de Competência ISS X ICMS Anselmo Zilet Abreu Íris Andrade.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 3.
Proposições para o Desenvolvimento da Ciência para a Saúde Senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC)
Dário Moura Vicente Advogado Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa A CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM: PROBLEMAS ATUAIS.
Perspectivas da biblioteca frente as tecnologias da informação 3º Seminário Interno da Rede SIRIUS  Fernanda Lobo Bibliotecária na Biblioteca CCS/B
Propriedade Intelectual, Inovação farmacêutica, Acesso a Medicamentos e as Patentes do “Pipeline” Jorge de P. C. Avila Brasília 28 de Novembro de 2007.
Propriedade industrial
” رؤية في كتاب الذخيرة في محاسن أهل الجزيرة“
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa APROPHARMA – Programa Avançado para Executivos na Indústria Farmacêutica Alguns aspectos sobre propriedade intelectual e medicamentos Aquilino Paulo Antunes 18/09/2015

Alguns aspectos sobre propriedade intelectual e medicamentos I – Introdução II – Perspectiva económica e tipologia relevante dos direitos de propriedade intelectual A informação enquanto bem público A necessidade de intervenção do Estado Modos de protecção da informação resultante de I&D Tipos de direitos de propriedade industrial relevantes na área do medicamento III – Prazos de protecção de dados e de comercialização Considerações gerais O regime geral de protecção de dados e de comercialização de medicamentos Regime especial de protecção de dados n.º 1 - Medicamentos órfãos Regime especial de protecção de dados n.º 2 - Medicamentos para uma indicação pediátrica

Alguns aspectos sobre propriedade intelectual e medicamentos IV – Patentes e Certificados Complementares de Protecção Considerações gerais Patentes Certificados Complementares de Protecção V – Marcas Considerações gerais Relevância das marcas para os medicamentos Breve parêntesis sobre importações paralelas

Alguns aspectos sobre propriedade intelectual e medicamentos VI – Os litígios entre medicamentos de referência e genéricos em matéria de direitos de propriedade industrial Considerações gerais Génese Patente de processo vs produto A demora nos Tribunais de Comércio A facilitação do acesso à via contenciosa administrativa por parte do CPTA/2003 A Lei n.º 62/2011, de 12 de Dezembro VII – Patentes europeias de efeito unitário e o Tribunal Unificado de Patentes Breve noção de patente europeia de efeito unificado Breve referência ao Tribunal Unificado de Patentes e aos problemas que suscita para o acesso a medicamentos em Portugal

Alguns aspectos sobre propriedade intelectual e medicamentos Obrigado !