RECORTADA UMA IMAGEM Caravana no Níger. RECORTADA UMA IMAGEM Comboio no Bangladesh.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marco Conceitual Do ponto de vista jurídico, o território é a
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Os Transportes Inicialmente, e durante muitos séculos, o Homem deslocava-se a pé ou a cavalo. Esta situação só se alterou no séc. XVIII, com a Revolução.
Transporte Rodoviário
SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA “O acesso ao Porto de Vitória”
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
A logística existe desde os tempos mais antigos
Logística e a realidade brasileira
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Milhares de redes de dutos têm sido construídas em todo o mundo com a finalidade de transportar variados produtos de refinarias,
Os transportes e as comunicações Outros sistemas de comunicação
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
A competitividade dos diferentes
Apresentação: Luiz Carlos Garcia
Redes viárias e acessibilidades
As redes de transporte.
1  World Trading Cargo foi fundada como um ponto de hub alternativa para o transporte internacional. Nosso objetivo é oferecer uma solução logística.
A Circulação da Mercadoria
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Correcção da 4.ª ficha de avaliação
Ana Laura Diniz Danielle Lobão Mariana Brandino Najla Nascimento
C. Quais são os problemas da desigual distribuição da população?
Desigualdades no crescimento da população mundial Geografia
Correção da 2.ª ficha de avaliação
AS REDES DE TRANSPORTE Descritor: identificar a rede de transporte do brasil, ressaltando os aspectos positivos e negativos de cada um dos modais de.
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
U10 19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli.
Revisão para trabalho de cartografia e África
Parcerias entre cidades e o mundo rural
Wondershare DemoCreator
Transporte e comércio. Transportes Aeroviário Rodoviário RapidezFerroviárioCusto Hidroviário.
Petrobrás e Transporte
Decisões de Transporte
Para uso exclusivo de professores adotadores da GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
A real distribuição da população no mundo
Transporte Intermodal: Desafios e Oportunidades Presidente da ADFERSIT
A organização do espaço urbano
Logística e os Modais de Transporte
Transportes Israel
Distribuição e contrastes nos indicadores demográficos
Modais de Transporte “Em logística os modais básicos de transporte são rodovias, ferrovias, aerovias, hidrovias e dutos. A escolha de cada modal reflete.
UMA IMAGEM RECORTADA Caravana no Níger
A distribuição da população a nível mundial
LOGÍSTICA DE TRANSPORTES
Como os Intermediários Melhoram a Eficiência do Canal
Origens e bases do mundo global.
Sistema de transportes
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
População e seu dinamismo Viver nas cidades
1. Quando o Brasil teve o seu “despertar” para a Logística 2. Quais são as principais dificuldades logísticas no Brasil? 3. Qual o principal sistema de.
A agricultura Colégio de Nossa Senhora de Fátima 9º ano – 2015/2016 Filipe Botelho.
CAP. 9 – MEIOS DE TRANSPORTE E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Em 1960, o interior do nosso país ainda era atrativo
A distribuição da população mundial
Características da indústria em Portugal
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
LITORALIZAÇÃO BIPOLARIZAÇÃO
MODOS DE TRANSPORTE Terrestres AquáticosAéreos Rodoviário FerroviárioMarítimo e FluvialAéreo LigeirosPesados.
Modais de Transportes Os 05 modais básicos de transporte são:
Unidade 03 Gestão de Transporte
Portos e Vias Navegáveis
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Transcrição da apresentação:

RECORTADA UMA IMAGEM Caravana no Níger

RECORTADA UMA IMAGEM Comboio no Bangladesh

Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2015/2016 Filipe Botelho

Os transportesTerrestresRodoviárioFerroviárioTubularAquáticosMarítimosFluviaisAéreosAviões Modos transporte:

Consequências do desenvolvimento dos diferentes modos de transporte: Permitem uma crescente mobilidade das pessoas  aumento da acessibilidade; Facilitam a distribuição de mercadorias; Promovem o desenvolvimento de serviços (seguradoras, empresas de distribuição) e de outras atividades económicas; Contribuem para a expansão das áreas urbanas, turísticas e industriais; Quebram o isolamento das regiões mais periféricas.

O desenvolvimentos dos transportes O desenvolvimento dos modos de transporte levou a um aumento da sua rapidez, reduzindo a distância tempo Associado ao aumento da rapidez também se verificou um aumento da capacidade de carga dos transportes e consequentemente uma diminuição do custo. Menor distância-custo Associado ao aumento da rapidez também se verificou um aumento da capacidade de carga dos transportes e consequentemente uma diminuição do custo. Menor distância-custo

O desenvolvimentos dos transportes

Relação dos modos de transporte com distância-custo

A densidade das redes de transporte no Mundo

As maiores densidades encontram-se: Nos países desenvolvidos; No litoral de alguns países em desenvolvimento (Brasil e África do Sul) O U SEJA NAS REGIÕES ONDE O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E SOCIAL É MAIOR As menores densidades encontram-se: Nos países em vias de desenvolvimento; Nas áreas desabitadas; Esta desigualdade no desenvolvimento das redes de transporte aprofunda ainda mais as desigualdades entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento

Transporte rodoviário: A rede de transporte rodoviário apresenta maior densidade, qualidade e segurança nos países desenvolvidos do que nos em desenvolvimento. No entanto, é o modo de transporte com a rede mais densa nestes últimos. Variação da densidade das redes de transporte por modos de transporte

Transporte ferroviário: Apesar de apresentar maior densidade e qualidade nos países desenvolvidos, alguns países, especialmente os de grande dimensão e com muita população (India e China), apresentam importantes redes ferroviárias

Transporte tubular: Os principais oleodutos e gasodutos ligam as áreas produtoras às áreas consumidoras e aos portos. Verifica-se uma grande densidade de gasodutos no espaço europeu, pois o gás natural é uma das importantes fontes de energia desta região (gasodutos como forma de distribuição por todos os países/cidades).

Transporte aéreo: É o meio de transporte de excelência entre os países desenvolvidos. As principais ligações/rotas estabelecem-se entre a Europa e a América do Norte e entre estas e a Ásia Oriental.

Transporte marítimo: As mais importantes rotas de transporte são as que se estabelecem no Atlântico Norte (Europa/América), no canal do Suez (Ásia/Médio Oriente/Ásia) e Panamá (América/Ásia)

Relação dos modos de transporte com distância-custo

Transporte rodoviário  Mais rentável no transporte de passageiros e mercadorias a curtas e médias distâncias Transporte ferroviário  Transporte de mercadorias a médias e longas distâncias e no transporte de passageiros dentro das cidades ou do centro para a periferia das mesmas. Quando apresenta alta velocidade (TGV) pode ser vantajoso de passageiros a médias distâncias. Transporte marítimo  Transporte de grandes mercadorias a longas distâncias. Transporte aéreo  Transporte de passageiros ou de pequenas cargas perecíveis ou valiosas a longas distâncias.