O que é DOCUMENTO DE SUPORTE À CAPTAÇÃO e como fazer?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?
Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Captação de Recursos Para Projetos Sociais.
SETOR DE ROCHAS ORNAMENTAIS
Como organizar um, sem esquecer nada
SUPERANDO OS OBSTÁCULOS E PREPARANDO-SE PARA O CLIENTE
Gestão Ambiental.
LIXO RECICLÁVEL.
TÓPICOS MÍNIMOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Presidente do RCT de Guiratinga – Gestão 2004/2005 Gestão 2010/2011 Diretor de Relações Públicas do RCT de Guiratinga e Secretário Distrital. Gestão 2011/2012.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Seminário Bi-Distrital da Fundação Rotária
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
OBJETIVO O Projeto tem como objetivo implantar no “Armazém da Natureza” reciclagem do óleo vegetal de cozinha por meio de inclusão social, produzindo sabão.
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
Avaliação Captação de Recursos
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
Reunião sobre Monitoramento e Avaliação do Programa Ação Família-viver em comunidade Nov/2007.
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap7.1 Administração de Tecnologia de Informação Criação de Empresas de Tecnologia de Informação CEUB-FATEC ACPD
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
Escola Municipal de Tempo Integral João Beltrão Projeto.
Dia do Design Sustentável
A3 Resumo de Projeto Wilson Barreto
Convidando e Recebendo Participantes.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
O Atual Papel do RH nas Organizações
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Projeto de Educação Ambiental para os Surdos
Célia Cruz | Renata Brunetti CASE STATEMENT.  Identificar pontos fortes e fracos (existentes) e pontos a desenvolver (inexistentes) no ambiente interno.
Célia Cruz | Renata Brunetti
A campanha proposta tem como objetivo, levar ao conhecimento da comunidade de Mariana, a importância ambiental, econômica e social do trabalho realizado.
6 Criando um Plano de Negócios Eficiente
PUBLICIDADE E PROPAGANDA - 1PPN ROGÉRIO SORVILLO – PUBLICIDADE 3ª ETAPA.
Como revisar um ORÇAMENTO?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 13.
Como e por que fazer um DIAGNÓSTICO?. ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 9.
Como e por que fazer um ESTUDO COMPARATIVO? 1.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza energética (ou espiritual)
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
O que é PROJETO EXECUTIVO
ANÁLISE SWOT 1.
ABORDAGEM e uma LISTA DE PROSPECÇÃO?
Como definir MISSÃO, VALORES e VISÃO?
Captação de Recursos Para Projetos Sociais Profa. Dra. Miryam Schuckar Abril de 2005 Universidade do Sagrado Coração/Bauru.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Como e para que fazer ENTREVISTA na fase de diagnóstico?
9° Encontro de Secretários Executivos da FIESC Gestão Sindical eficiente: como alavancar a gestão do sindicato.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
APRESENTAÇÃO 1Contextualização 2 DIA C 3PARTICIPAÇÃO.
Mães Empreendedoras sendo valorizadas e apoiadas. Essa é a nossa meta.
Projetos em Química I “O objetivo principal de relatórios e artigos é o de informar” 2 “O objetivo principal das propostas é persuadir. O objetivo.
Apresentação do novo modelo
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
Parceiros ZENITTE Renováveis Zenitte | LE Consult Leonardo Rocha Mar_16 Parceiros ZENITTE Renováveis.
Planejamento e Organização de Eventos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

O que é DOCUMENTO DE SUPORTE À CAPTAÇÃO e como fazer?

ÍNDICE Conteúdo teórico e exemplos - pág. 3 Exercícios práticos - pág. 12

Documento de Suporte à captação de recursos (CASE STATEMENT)  “O Case (Documento de Suporte) é a expressão de uma causa, ou uma justificativa clara do porque as pessoas deveriam se envolver com sua organização ou dar suporte financeiro a sua causa”. Segundo Harold J. Seymour, Designs for Fund Raising:

Informações que devem estar presente em um Documento de Suporte à captação: Missão e causa:  Quem somos nós?  Porque nós existimos? Valores e Justificativas do projeto:  O que existe de diferente em nossa organização?  O que nós estamos tentando conseguir realizar?  Como nós realizaremos nosso projeto?  Qual a importância do que estamos propondo?  Que mudanças significativas no quadro atual conseguimos via este projeto? Meta:  Quanto precisamos?  Como usaremos os recursos obtidos?  Qual a diferença real na instituição caso o potencial doador colabore com sua causa? Este documento trará os argumentos que você, captador, poderá utilizar na próxima fase: a negociação.

Escrevendo seu Documento de Suporte à captação: 1º parágrafo - falar sobre o que é a organização:  Quem? (Natureza jurídica? Fundadores? Equipe?)  Faz o que? (Tipo de atendimento? Ações?)  Para quem? (Público beneficiado?)  “Problemática”? Idade? Origem geográfica? Origem Social? (A quem se assemelha?)  Por quê? (Missão? Objetivos? Resultados?)  Onde? (Local de atendimento?)  Quando? (Desde quando? Datas?) Quem somos nós?

2º parágrafo - falar sobre a causa:  O que é?  Relevância?  A que problema social se refere?  Quem atinge? Quantidade? Proporcionalidade? Por que nós existimos? 3º parágrafo – falar sobre o público que atendem:  Idade?  Perfil socioeconômico?  Escolaridade?  Características da família? Escrevendo seu Documento de Suporte à captação:

4º parágrafo: o que fazem:  Qual é a linha de atividade?  Ações desenvolvidas? O que existe de diferente em nossa organização ? O que nós estamos tentando conseguir realizar ? Demonstrar nosso diferencial / destaque e descrever o projeto em questão. 5º parágrafo: como fazem:  Como são realizadas as ações?  Resultados? 6º parágrafo: quem faz e quem apoia:  Profissionais de destaque?  Parceiros, apoiadores institucionais e doadores? Escrevendo seu Documento de Suporte à captação:

7º parágrafo: destaques do orçamento:  Qual o valor que preciso?  Quanto já tenho? Qual a minha contrapartida?  Como vou usar os recursos? (desembolso)  Que resultados serão gerados com esse investimento?  Solicitação. Quanto precisamos captar para esse projeto? Como empregaremos os recursos captados? Qual o impacto na Instituição caso o potencial doador colabore com sua causa? 8º parágrafo: fechamento e convite a parceria:  O que vamos conseguir fazer?  Aumentar o atendimento?  Implantar novas atividades? Escrevendo seu Documento de Suporte à captação:

Acompanhe, na prática, como Tito elaborou o Documento de Suporte para mostrar aos potenciais investidores a importância de contribuir com a preservação do meio ambiente da comunidade. A nossa organização vem há 3 anos trabalhando com a preservação do meio ambiente nas regiões ribeirinhas. Seu foco está na preservação dos mananciais e reciclagem de resíduos sólidos na região. (Missão e causa) Escrevendo seu Documento de Suporte à captação:

Exemplo: Documento de Suporte à captação Estamos organizando uma campanha para conscientizar a comunidade sobre a relevância do tema e gostaríamos de convidá-lo a ser nosso parceiro. Nosso objetivo é envolver a comunidade nos processos de coleta de materiais recicláveis que serão utilizados como matéria prima no desenvolvimento de novos produtos, para ajudar a estabilidade financeira da instituição. Devido às atividades industriais da região, hoje são produzidas 5 toneladas de resíduos por ano. Depois de reciclado, esse material vira matéria para produtos de grande utilidade na região. E é justamente esse produto que nossa instituição está preparada para produzir. (Justificativas do projeto)

Kit de divulgação: camisetas, bonés, panfletos, sacos para coletar Valor: $ Almoço de adesão: comida, bebidas e estrutura completa, material de adesão Valor: $ Kit coleta: lixeiras recicláveis epanfletos educativos Valor: $ (Valores e Meta) Exemplo: Documento de Suporte à captação

EXERCÍCIO PRÁTICO Faça você... EXERCÍCIO PRÁTICO Faça você...

Exercício Prático - Documento de Suporte à captação Elabore o seu Documento de Suporte para mostrar aos potenciais investidores a importância de contribuir com a sua causa. Descreva sua MISSÃO E CAUSA.  Quem? (Natureza jurídica? Fundadores? Equipe?)  Faz o que? (Tipo de atendimento? Ações?)  Para quem? (Público beneficiado?)  Por quê? (Missão? Objetivos? Resultados?)  Onde? (Local de atendimento?)  Quando? (Desde quando? Datas?)  “Problemática”? Idade? Origem geográfica? Origem Social? (A quem se assemelha?) Quem somos nós? 1º parágrafo - falar sobre o que é a organização: Digite aqui

Descreva sua MISSÃO E CAUSA. 2º parágrafo - falar sobre a causa:  O que é?  Relevância?  A que problema social se refere?  Quem atinge? Quantidade? Proporcionalidade? Por que nós existimos? 3º parágrafo – falar sobre o público que atendem:  Idade?  Perfil socioeconômico?  Escolaridade?  Características da família? Digite aqui Exercício Prático - Documento de Suporte à captação

Descreva suas JUSTIFICATIVAS DO PROJETO. O que existe de diferente em nossa organização ? O que nós estamos tentando conseguir realizar ? Demonstrar nosso diferencial / destaque e descrever o projeto em questão. 4º parágrafo: o que fazem:  Qual é a linha de atividade?  Ações desenvolvidas? 5º parágrafo: como fazem:  Como são realizadas as ações?  Resultados? 6º parágrafo: quem faz e quem apoia:  Profissionais de destaque?  Parceiros, apoiadores institucionais e doadores? Digite aqui Exercício Prático - Documento de Suporte à captação

Descreva seus VALORES E METAS. Quanto precisamos captar para esse projeto? Como empregaremos os recursos captados? Qual o impacto na Instituição caso o potencial doador colabore com sua causa? 7º parágrafo: destaques do orçamento:  Qual o valor que preciso?  Quanto já tenho? Qual a minha contrapartida?  Como vou usar os recursos? (desembolso)  Que resultados serão gerados com esse investimento?  Solicitação. 8º parágrafo: fechamento e convite a parceria:  O que vamos conseguir fazer?  Aumentar o atendimento?  Implantar novas atividades? Digite aqui Exercício Prático - Documento de Suporte à captação

Escreva aqui seu CASE STATEMENT completo: Digite aqui Exercício Prático - Documento de Suporte à captação