- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cruzamentos em Genética
Advertisements

A primeira Lei de Mendel
2º Lei de Mendel.
Leis de Mendel.
Heredogramas Vera Vargas, 2012.
Sumário Excepções às leis de Mendel: dominância incompleta, co-dominância, alelos letais e alelos múltiplos. Correcção de exercícios sobre hereditariedade.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética – Conceitos Básicos
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
MONOIBRIDISMO.
Genética – Conceitos Básicos
O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que.
O que você deve saber sobre
Primeira lei de Mendel monoibridismo.
Alguns centros de pesquisa na Inglaterra estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cística, uma doença autossômica recessiva.
Genética – Conceitos Básicos
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Sistema ABO, RH, MN.
Noções de probabilidade.
Genética – Conceitos Básicos
REVISÃO BIOLOGIA 1 Emanuelle Grace.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
GENÉTICA Conceitos Fundamentais
GENÉTICA MENDELIANA.
SISTEMA BOM JESUS DE ENSINO BIOLOGIA-2°E.M
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
Alelos múltiplos ou polialelia
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
SISTEMA ABO Karl Landsteiner, no início do século XX, fez reagir amostras de sangue de diversas pessoas, isolando as hemácias e fazendo diferentes combinações.
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Genética.
Herança dos grupos sanguíneos
Biologia 3ª série – Ensino Médio Alelos Múltiplos: Katia Barletta.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
2ª Lei de Mendel Jacqueline Shimizu.
2a. Lei de Mendel Princípio da segregação independente
Genética – Conceitos Básicos
Extensão Mendeliana Prof. Adair Carvalho.
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Genética Mendel e variações
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
Padrões de herança Heredogramas
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
Leis de Mendel (Mendelismo)
HEREDOGRAMA OU GENEALOGIA
UPGRADE - Semana 3 Polialelia
Ensino Médio-2º Biologia Prof. Gustavo.
Genética: 1ª Lei de Mendel
Resolução de exercícios!
Genética Profa. Debora 2015.
Leis de Mendel (Mendelismo)
Heredogramas.
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Extensões Mendeliana Vera Andrade, X Aa P AAaa 100% ervilhas amarelas Parental F1 Geração F1 Amarela Verde Amarela 1ª Lei de Mendel.
2ª LEI DE MENDEL Lei da Segregação Independente.
GENÉTICA ANA KARINA.
Grupos sanguíneos Sistema AB0 e Rh
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
- Aula 1 - Genética Mendel Probabilidade Exceções Polialelia
Profª Marilda Trefzger
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
DOMINÂNCIA INCOMPLETA Considere: V – alelo responsável pela corola vermelha B – alelo responsável pela corola branca Indique os genótipos dos hibrídos.
QUESTÕES PARA REVISÃO DE GENÉTICA
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
AUSÊNCIA DE DOMINÂNCIA
Transcrição da apresentação:

- Aula 2 - Genética, Mendel e Probabilidade Biologia 4 Prof. Márcio

Questão 4 Observe a tabela a seguir, que mostra parte dos resultados dos experimentos de Mendel, realizados com ervilhas. De acordo com a tabela, responda: a) Por que na geração F1 não foram encontradas sementes rugosas ou verdes? b) O que são os fatores hereditários referidos por Mendel e onde estão situados? c) Faça um diagrama de cruzamento para exemplificar as proporções fenotípicas encontradas na geração F2, utilizando qualquer uma das características apresentadas na tabela.

Questão 4 Gabarito: a) A geração F1 foi gerada a partir do cruzamento de indivíduos puros de linhagens distintas. Em se tratando de dominância completa, o resultando é uma linhagem híbrida, 100% manifestante da característica dominante. b) Os fatores propostos por Mendel são os alelos, encontrados nos loci cromossômicos. c) Esquema de Punnet para um dos genes estudados.

Questão 1 Para determinada espécie de planta, a cor das pétalas e a textura das folhas são duas características monogênicas de grande interesse econômico, já que as plantas com pétalas vermelhas e folhas rugosas atingem alto valor comercial. Para evitar o surgimento de plantas com fenótipos indesejados nas plantações mantidas para fins comerciais, é importante que os padrões de herança dos fenótipos de interesse sejam conhecidos. A simples análise das frequências fenotípicas obtidas em cruzamentos controlados pode revelar tais padrões de herança. No caso em questão, do cruzamento de duas linhagens puras (homozigotas), uma composta por plantas de pétalas vermelhas e folhas lisas (P1) e outra, por plantas de pétalas brancas e folhas rugosas (P2), foram obtidas 900 plantas. Cruzando as plantas de F1, foi obtida a geração F2, cujas frequências fenotípicas são apresentadas no quadro a seguir a) Qual é o padrão de herança da cor vermelha da pétala? E qual é o padrão de herança do fenótipo rugoso das folhas? Justifique. b) Qual é a proporção do genótipo duplo-heterozigoto (genótipo heterozigoto para os dois locos gênicos) em F2? Justifique.

Questão 1 Gabarito: a) A cor da flor é determinada por um alelo dominante por ocorrer em todos os descendentes da F1. O fenótipo rugoso é determinado por alelo recessivo, uma vez que não ocorre na F1. b) Alelos: B (vermelha) e b (branca); R (lisa) e r (rugosa) F1: BbRr x BbRr Falar de epigenética

Questão 2 Uma mulher normal, casada com um portador de doença genética de herança autossômica dominante, está grávida de um par de gêmeos. Qual é a probabilidade de que pelo menos um dos gêmeos venha a ser afetado pela doença no caso de serem, respectivamente, gêmeos monozigóticos ou dizigóticos?

Questão 2 Gabarito: 50% e 75%

Questão 3 No início do século XX, o austríaco Karl Landsteiner, misturando o sangue de indivíduos diferentes, verificou que apenas algumas combinações eram compatíveis. Descobriu, assim, a existência do chamado sistema ABO em humanos. No quadro abaixo são mostrados os genótipos possíveis e os aglutinogênios correspondentes a cada tipo sanguíneo. a) Que tipo ou tipos sanguíneos poderiam ser utilizados em transfusões de sangue para indivíduos de sangue tipo A? Justifique. b) Uma mulher com tipo sanguíneo A, casada com um considerado doador de sangue universal. Qual a probabilidade de esse casal ter um(a) filho(a) com tipo sanguíneo AB? Justifique sua resposta. Falar dos tipos de cromossomos, de cariótipo e da numeração!

Questão 3 Gabarito: a) Indivíduos do grupo A podem receber transfusões de sangue dos grupos A e O. Esses grupos não possuem o aglutinogênio B que seriam aglutinados pelas aglutininas anti-B presentes no plasma do receptor A. b) A probabilidade é de 25%. O cruzamento abaixo demostra esse resultado:

Questão 4 Uma determinada espécie de peixes possui indivíduos de coloração verde, vermelho, laranja e amarelo. Esses fenótipos são determinados por um gene com quatro alelos, cujos genótipos para cada fenótipo estão descritos na tabela abaixo: a) Como se denomina o padrão de herança para a determinação da coloração da referida espécie? b) Qual a relação estabelecida entre os alelos? c) Do cruzamento entre dois peixes de coloração verde foram obtidos descendentes laranja. Determine a chance de obtenção de descendentes vermelhos amarelos e verdes a partir desse casal.

Questão 4 Gabarito: a) O padrão de herança monogênico com polialelia. b) Há relação de dominância completa do alelo G em relação a G1 e G2. já entre G1 e G2 há relação de dominância incompleta. c) Considerando-se o nascimento de peixes laranjas, os genótipos parentais são GG1 e GG2. Logo, há apenas chance de nascerem descendentes laranjas (25%) e 75% de chance de nascerem descendentes verdes.

Questão 5 Um tratamento utilizado para certos tipos de doenças do sangue é a destruição completa da medula óssea do paciente e implante de células medulares sadias provenientes de um doador. Eugênio, cujo grupo sangüíneo é A, recebeu um transplante de medula óssea de seu irmão Valentim, cujo grupo sangüíneo é B, e a operação foi bem sucedida. a) Qual será o grupo sangüíneo de Eugênio após o transplante? Por quê? b) Sabendo-se que a mãe e a esposa de Eugênio têm sangue do tipo O, qual será a probabilidade de um futuro filho do casal ter sangue do tipo A? E do tipo B?

Questão 5 Gabarito: a) Após o transplante, Eugênio passará a ter grupo sangüíneo B. Isso ocorre porque as células da medula transplantada (tecido hematopoiético) passarão a produzir hemácias do tipo B. b) O tratamento não alterou o genótipo de Eugênio, que é IAi, pelo fato de ser anteriormente A e filho de mãe O. O casamento de Eugênio (IAi) com mulher O (ii) produzirá 50% de A (IAi) e 50% de O (ii). Portanto:P (filho A) = 50% P (filho B) = 0%

Questão 6 A herança da cor do olho na espécie humana geralmente é representada simplificadamente como um par de alelos, A (dominante, determinando cor castanha) e a (recessivo, determinando cor azul). Baseando-se nessa explicação, analise as afirmações abaixo, proferidas por casais em relação à cor dos olhos de seu bebê, verificando se elas têm fundamento. Justifique sua resposta. a) Afirmação de um casal de olhos azuis: “nosso bebê poderá ter olhos castanhos porque as avós têm olhos castanhos”. b) Afirmação de um casal de olhos castanhos: “nosso bebê poderá ter olhos azuis porque o avô paterno tem olhos azuis”.

Questão 6 Gabarito: a) Essa afirmação é falsa. Tendo o casal olhos azuis, o genótipo de ambos é aa e não poderão ter filhos de olhos castanhos (A–). b) Essa afirmação também é falsa. O fato de o avô paterno ter olhos azuis garante que o pai da criança possui o gene a. Isso, no entanto, não é condição suficiente para o nascimento de uma criança de olhos azuis (aa). O gene a, afinal, não está necessariamente presente no genótipo da mãe da criança.